SEMANA DE 27/04 a 01/05
SEMANA DE 27/04 a 01/05
TECNOLOGIA
EE Profª Amélia dos Santos Musa
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 1°ano B, C, D, E, F , G e H – 2020 – Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas
1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?
Arte
Professora:Lucélia
Série: 1F
Objetivo: Conhecer e diferenciar
Pesquisar:"O que é arte pública "
Introdução, conteúdo, conclusão e fonte de pesquisa
Exemplificar com imagens
Obs: Dúvidas serão resolvidas pelo nosso blog ou outros meios
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
EE
PROFª AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO
DE ESTUDO
SÉRIE/ANO:
1°
ANO(
F) do
ensino médio
|
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
|
PROFESSOR(A):
DAIANA SOUSA
|
SEMANA
DE 27 A 01 DE MAIO DE 2020
|
TEMA
|
HORAS
DE ESTUDO
|
QUANTIDADE
DE AULAS
|
HABILIDADE
|
SEQUÊNCIAS
NUMÉRICAS
|
225
MINUTOS
(APROXIMADAMENTE
4 HORAS)
|
5
AULAS
|
Saber
reconhecer padrões e regularidades em seqüência numéricas ou
de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível
|
O
QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
Sequências
Numéricas
|
DESCRIÇÃO DA AULA /
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
(Neste
campo devem ser apresentados os conteúdos, procedimentos e
sequência das atividades relacionadas às habilidades desejadas)
EXERCÍCIOS ABAIXO:
|
E
Língua Inglesa
ESCOLA
ESTADUAL Profa. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
Matéria: Língua Inglesa Profa.: Sílvia Helena de Melo |
Séries: 1°.s E, F, G e H Data de entrega: Até 08/05/2020 |
Período: de 27/04 a 08/05/2020 Corresponde a 04 aulas. |
Devolver pelo e-mail: shmelo40@gmail.com What’s App (16)9.92381560 |
Tema | Habilidade 01 | Habilidade 02 |
Estratégias de leitura Compreensão
geral e específica: leitura rápida
(skimming, scanning) |
Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. | Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura. |
O QUE É PARA
REALIZAR?
1 - Leia o texto
a seguir. NON-PLASTIC FANTASTIC: Growing Plastic From Corn In
Italy.
Plastic: it is
polluting to produce, drains our natural resources and doesn't break
down naturally. Is it a necessary evil we can't live without? In
Umbria, Italy, a company called Novamont is proving otherwise. It has
created Mater-Bi, a plastic-like product made from corn. Scientists
at Novamont have perfected a technique that turns polymers from corn
starch into a substance that can be processed just like conventional
plastics. But the best thing about Mater-Bi is that it is
biodegradable. When mixed with water, the product dissolves in
minutes and is easily broken down by microorganisms. At Novamont,
they have created a wide range of Mater-Biproducts, including
diapers, pet toys and packaging. Right now, bioplastics like Mater-Bi
are more expensive than their synthetic counterparts, but in certain
applications such as waste disposal, their superiority is undeniable.
Mater-Bi plastic bags filled with organic waste are 20 percent
lighter, a significant saving for cities charged by weight for their
trash disposal. What's more, the bags and their contents break down
naturally into useable compost. The technology is still new, but it
seems likely that products like Mater-Bi will be part of our daily
lives in the decades to come.
(Disponível em:
<http//www.theworldchallenge.co.uk>. Acesso em: 19 abril 2005.)
Baseado no texto
responda as seguintes perguntas :
01. A substância
utilizada no processamento do produto de que trata o texto provém de
A) soja.
B) milho. C)
trigo. D)
aveia.
02. Uma empresa
italiana está
A) financiando uma
tecnologia convencional.
B) demonstrando que
o plástico é um mal necessário.
C) investigando a
ação de compostos tóxicos.
D) fabricando um
tipo de material biodegradável.
03. A Novamont
tem procurado
A) diversificar a
oferta de manufaturados. C)
manter o controle de qualidade.
B) aumentar as
vendas para o exterior. D)
investir em publicidade.
04. Sabe-se que
bioplástico do tipo Mater-Bi
A) destrói
microorganismos.
C) tem custo mais elevado.
B) extingue as
reservas naturais.
D) pesa mais que os similares.
05. A aplicação
do bioplástico é economicamente superior à dos sintéticos, quando
ele é usado na
A) indústria de
embalagem.
C) eliminação de lixo orgânico.
B) confecção de
descartáveis.
D) composição de adubos.
COMO
REALIZAR?
Utilizar dicionário
ou tradutor para fazer a tradução do texto,
Após a pesquisa
detalhada dos vocábulos, fazer uma tradução geral, com informações
principais do texto.
Responder as
atividades: imprimir, copiar ou digitando as respostas.
Se tiver dúvidas
poderá chamar-me no Zap ou mandar e-mail. Responderei assim que
possível.
Eu peço a vocês:
Atenção, capricho e dedicação na realização das atividades.
Quando terminar sua
atividade, envie para a professora. Se possível cumpra o prazo da
entrega: até 08/05/2020
Estamos
juntos ... bom estudo a vocês. Profa. Sílvia Helena
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=295857284901226511#allposts
LÍNGUA PORTUGUESA
A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em www.caulos.com. O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a
EDUCAÇÃO FÍSICA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
LÍNGUA PORTUGUESA
ESCOLA
ESTADUAL PROFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE
ESTUDO – 1º BIMESTRE
SÉRIE: 1º
ANO EM – TURMA: F
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA:
PATRICIA FRATESCHI
SEMANA: 27 –
30 DE ABRIL
TEMA | HORAS DE ESTUDO | QUANTIDADE DE AULA | HABILIDADES |
TIPOS DE LINGUAGENS
DEFINIÇÕES DE TEXTO, CONTEXTO, HIPERTXTO |
225 minutos
|
5 |
Analisar textos que transcrevam a
fala ou fazem interagir linguagens verbal e não verbal.
Estabelecer relações entre as informações do texto lido
com outros de conhecimento prévio.
|
O QUE O ALUNO
DEVE REALIZAR:
O
ALUNO DEVE RESPONDER AS ATIVIDADES 1, 2, 3,4, 5. NÃO PRECISA COPIAR
PEGUNTA, APENAS RESPOSTAS. A ENTREGA DEVE SER FEITA OU PELO FACEBOOK
NO GRUPO (SALA DE AULA DA PROFESSORA PATRICIA FRATESCHI) OU PELO
WHATSAPP (16- 988033379) SEMPRE NO PRIVADO.
ATIVIDADE
SOBRE LINGUAGEM E TIPOS DE
LINGUAGENS
1. Indique
que tipo de linguagem (VERBAL - VISUAL ou MISTA) há em cada um dos
textos abaixo:
a)
b)
e)
f) “Silêncio,
por favor!!!”
2. (ENEM
2013)
Através
da linguagem não verbal, o artista gráfico polonês Pawla
Kuczynskiego aborda a triste realidade do trabalho infantil. Nessa
obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para
a)
difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
b)
estabelecer uma postura proativa da sociedade.
c)
provocar a reflexão sobre essa realidade.
d)
propor alternativas para solucionar esse problema.
e)
retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.
3. (ENEM
2013)
A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em www.caulos.com. O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a
a)
opressão das minorias sociais.
b)
carência de recursos tecnológicos.
c)
falta de liberdade de expressão.
d)
defesa da qualificação profissional.
e)
reação ao controle do pensamento coletivo.
O
que é um texto?
1º-
os textos não são apenas escritos, eles também podem ser orais;
2º-
os textos não são simples amontoados de palavras ou frases, ou
seja, eles precisam fazer sentido.
Contexto
O
contexto pode ser explícito,
quando é expresso por palavras (o texto em que se encontra a frase
ou a frase em que se encontra a palavra), ou implícito,
quando está embutido na situação em que o texto é produzido.
Conhecimento
de mundo
Ao
longo de sua vida, o leitor adquire conhecimentos utilizados durante
a leitura dos textos. O leitor constrói o sentido do texto quando
articula diferentes níveis de conhecimento, entre eles o
conhecimento de mundo. Esse tipo de conhecimento costuma ser
adquirido informalmente, através de nossas experiências pessoais e
convívio em sociedade.
Textos
verbais e visuais Há
textos que não contam com o auxílio da palavra, seja ela escrita ou
oral. É o caso, por exemplo, da fotografia e da pintura. Dizemos,
então, que há textos verbais e visuais. Há ainda textos que
utilizam os dois recursos, como os filmes, que usam imagens, diálogos
e legendas.
Então,
chegamos a conceito de texto mais ampliado e consistente: todo
enunciado que faz sentido para um determinado grupo em uma
determinada situação.
Hipertexto
O
termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de 1960,
para denominar a forma de escrita e de leitura não linear
na informática. O hipertexto se assemelha à forma como o
cérebro humano processa o conhecimento: fazendo
relações,acessando informações diversas, construindo ligações
entre fatos, imagens, sons, enfim, produzindo uma teia de
conhecimentos.
No
hipertexto, o leitor passa a ter uma participação mais ativa,pois
ele pode seguir caminhos variados dentro do texto,selecionando pontos
que o levam a outros textos ou outras mídias para complementar o
sentido de sua leitura. O leitor torna-se, assim, um coautor do
texto, pois constrói tramas paralelas de acordo com seu interesse.
Estrutura
do hipertexto (Foto: Colégio Qi)
No
entanto, o hipertexto não está somente na internet. Um livro de
formato tradicional também pode ter sua estrutura interna em forma
de hipertexto. Um livro de contos, por exemplo, pode ser lido sem
seguir a ordem em que os contos foram organizados. As enciclopédias
e os dicionários também apresentam estrutura hipertextual, já que
indicam outros verbetes que complementam a consulta do leitor. E
ainda há livros em que o autor coloca nas margens informações
complementares ao texto principal, buscando o formato hipertextual.
Estamos
rodeados por hipertextos dentro e fora da internet. O hipertexto
permite a interatividade e a livre escolha para começar a leitura
por qualquer um dos textos que compõem a teia. O leitor é quem
decide por quais passará, percebendo novos caminhos, ampliando os
limites da leitura.
ATIVIDADES
TOCANDO
EM FRENTE
(Almir
Sater / Renato Teixeira)
Ando
devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.
4-
Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
5-
A conversa entre Mafalda e seus amigos
A)
revela a real dificuldade de entendimento entre posições que
pareciam convergir.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.
EE
PR-OFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO
DE ESTUDO 1° BIMESTRE
SÉRIE/ANO: 1° ANO D, E, F, H |
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA |
PROFESSORA: JULIANA |
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020 |
TEMA
|
HORAS
DE ESTUDO
|
QUANTIDADE
DE AULAS
|
HABILIDADE
|
-Empatia
-Amizade
-Identidade |
120
MINUTOS
(APROXIMADAMENTE
2 HORAS)
|
2
AULAS
|
-Propiciar
situações que levem o aluno a reconhecer a importância da
superação das diferenças para a boa convivência e para a
construção do Projeto de vida
|
O
QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
1ª. Atividade
ASSISTA NO YOUTUBE.O filme “A COR DO PARAÍSO”Após assistir o filme, fazer uma pequena reflexão de até 25 linhas, onde seja abordado o valor da empatia e da amizade. E a relação entre a avó e o menino.
2ª. Atividade
Bom
estudo!
|
|||
Devolutiva
através de e-mail: juscarulis@hotmail.com
|
FÍSICA
FILOSOFIA
EDUCAÇÃO FÍSICA
QUÍMICA
1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas
aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos,
acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.
2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.
Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.
Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)
Experimento (aula prática)
A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)
B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)
Superfície de contato
1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato
ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.
2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)
1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)
GEOGRAFIA
PROJETO DE VIDA
TECNOLOGIA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
Língua Inglesa
ARTE
BIOLOGIA
EDUCAÇÃO FÍSICA
Para todos os professores:
ResponderExcluirPor onde devo mandar essas atividades?
Houve atividades em que eu não visualizei na página na data indicada, apenas consegui vê-las agora. Teria algum problema entregar depois?
ResponderExcluir