segunda-feira, 20 de abril de 2020

Nono Ano B - 2020 - Primeiro Bimestre



SEMANA DE 27/04 a 01/05

TECNOLOGIA

EE Profª Amélia dos Santos Musa

Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação

Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 9° ano B – 2020 –
Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais
de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa e
reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas

1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece
sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com
suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?


HISTÓRIA



ARTE

Escola – Professora Amélia dos Santos Musa.

Roteiro de estudo primeiro bimestre

Série/ano: 9 º A, B e C
Disciplina: Arte
Professor(a) Solange de Morais Antero da Silva
Semana de 04 a 08 de Maio
Tema: artes visuais
2 aulas de 45 min
Habilidade/competência (EF07AR01)



Leia o texto 1: Responda as questões de 1 a 4

A Arte indígena no Brasil

A arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras de o índio expressar a sua cultura. Cada tribo indígena possui comportamentos e costumes próprios que as diferenciam uma das outras. Logo, isso também interfere na maneira como eles produzem sua arte. Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e rituais. Para desenvolver a arte, os índios também fazem uso de outros elementos complementares, como a madeira, miçangas, palmas, sementes, cipó, couros, ossos, casca de coco, dentes, conchas, garras, etc.
Cerâmica indígena
A cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de Marajó, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico, pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades importantes da tribo. Contudo, até os dias atuais ainda são produzidas urnas funerárias feitas em cerâmicas, além de outros produtos, como: pratos, vasos, brinquedos, potes, estátuas, esculturas, instrumentos, entre outros. A arte marajoara inclusive se destaca por produzir um tipo de cerâmica com qualidade e rara beleza.
Pintura corporal indígena
A pintura corporal é, sem dúvidas, a arte indígena brasileira mais representativa dos índios. Isso porque ela não busca apenas um valor estético, mas a sim a transmissão de valores culturais de cada tribo. Ela é muito utilizada durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando as posições hierárquicas das entidades mais importantes da tribo. Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.
Máscaras indígenas
Outro exemplo de arte indígena brasileira são as máscaras produzidas pelos índios. Elas são feitas com cascas de árvore e cabaças de palha de buriti. São usadas em danças cerimoniais, e no momento dos rituais, representam a figura viva do ser sobrenatural. Para os índios, esse simbolismo é uma maneira de aproximá-los das forças sobrenaturais, onde eles sentem que essas forças os ajudam a ler os códigos inscritos nos rituais e mitos. Além disso, os índios atribuem o uso da máscara à representação de entidades que conflitaram com eles no passado. Sendo assim, durante as cerimônias essas máscaras são usadas para acalmar essas mesmas entidades.
01- A cerâmica de Marajó tinha diversas finalidades na comunidade indígena, utilizavam como pratos, estátuas dentre outras. A imagem mostrada refere-se a qual finalidade na cerâmica marajoara?
A) Estátua.
B) Urna funerária.
C) Vaso para água.
D) Vaso para plantas.

02- Os índios pintavam seus corpos durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando a posição hierárquica das entidades mais importantes da tribo. Quais plantas e frutos eles utilizavam para fazer as tintas?
A) Urucum e jenipapo.
B) Urucum e mamão.
C) Jenipapo e mamão.
D) Carvão e urucum.

03- As máscaras produzidas pelos índios eram feitas com cascas de árvore e cabaças de palha de buriti. Onde essas máscaras eram utilizadas?

A) Durante os rituais.
B) Durante um funeral.
C) Durante uma dança.
D) Durante um casamento
.
04- A tribo dos Marajós fica localizada em que estado do brasil?

A) Bahia.
B) Minas Gerais.
C) Amazonas.
D) Pernambuco.

Leia o texto 2: Responda as perguntas a seguir.

Tipos de Arte Urbana

Grafite: sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção;
Apresentações: as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos;
Instalações: é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua;
Estêncil: bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos;
Cartazes: é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados cartazes pela cidade;
Autocolantes e Colagem: também chamada de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos;
Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc..
Estátuas Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo.

01- Na Arte urbana os artistas se apresentam em diversos espaços da cidade. Dentre essas apresentações, uma se destaca pela performance do artista. Na imagem abaixo é demonstrado essa situação. Qual o nome dessa performance?
A) Estátua viva. B) Instalação. C) Sticker art. D) Body art.

02- Na imagem é demonstrado uma das diversas formas da arte de rua. Como se chama esse tipo de arte?
  1. Estátua viva. B) Instalação. C) Body art. D) Sticker art.

03- A arte que é desenvolvida nas ruas por artistas normalmente desconhecidos é chamada de:

A) Arte urbana. B) Arte das ruas. C) Arte desconhecida. D) Arte performática.


04- Bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos. Qual o nome desta técnica?

A) Estêncil. B) Cartazes. C) Grapicho. D) Moldista.

05- Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade. Qual estilo de arte é esse?

A) Pintura abstrata. B) Pintura rupestre. C) Pintura grafite. D) Pintura moderna.


  Língua Inglesa

 
ESCOLA ESTADUAL Profa. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA

Matéria: Língua Inglesa Profa.: Sílvia Helena de Melo
Séries: 9°.s A , B e RC Data de entrega: Até 08/05/2020
Período: de 27/04 a 08/05/2020 Corresponde a 04 aulas.
Devolver pelo e-mail: shmelo40@gmail.com What’s App (16)9.92381560
ROTEIRO DE ESTUDOS DO PRIMEIRO BIMESTRE.


Tema Habilidade 01 Habilidade 02
Estratégias de leitura Compreensão geral e específica: leitura rápida
(skimming, scanning)
Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.


O QUE É PARA REALIZAR.
1 - Leia o texto a seguir.
Mary is a nice woman. She is a nurse and works in a big hospital. She works at night on weekends. Mary has two young children and they are very intelligent. Their names are "Jack" and "Julie". Jack is nine years old and Julie is eleven years old. Jack likes soccer and Julie loves movies. Jack wants to be a soccer player and Julie wants to be a movie star.
Mary likes to be with her children when she isn't working - they play board games together. Mary's family is very happy, especially when Jake, Mary's husband, is at home with them. Jake usually travels a lot and visits different places - he is a truck driver.
Vocabulary: Board games: jogos de tabuleiro
2. Answer the questions in English- respondam as perguntas em Inglês
A. What does Mary do? __________________________________________________________________
B. Where does she work?________________________________________________________________
C. Is Mary married or single?______________________________________________________________
D. How many children does she have?______________________________________________________


3. Traduzam as sentenças a seguir para o português.
A. Mary likes to be with her children when she isn't working.______________________________________
B. They play board games together.________________________________________________________
C. My uncle is a truck driver.______________________________________________________________
D. My cousin wants to be a pop star and his sister wants to be a famous doctor. _____________________________________________________________________________________


COMO REALIZAR?
Imprimir, copiar ou responder as atividades digitando as respostas.
Utilizar dicionário ou tradutor para fazer a tradução do texto, responder as perguntas
Após a pesquisa detalhada dos vocábulos, fazer uma tradução geral, com informações principais do texto.
Se tiver dúvidas poderá chamar-me no Zap, página do facebook, Messenger, blog ou mandar e-mail.
Responderei assim que possível.
Eu peço a vocês: Atenção, capricho e dedicação na realização das atividades.
Quando terminar sua atividade, envie para a professora. Se possível cumpra o prazo da entrega: até 08/05/2020
Estamos juntos ... bom estudo a vocês. Profa. Sílvia Helena
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=295857284901226511#allposts







Projeto de Vida 




Prof. Vinícius Gonzaga
Projeto de Vida – 9oB

Atividades referentes à semana do dia 27/4 ao dia 30/4

Empatia é uma habilidade socioemocional que deve ser desenvolvida conscientemente ao
longo de toda nossa vida. Empatia é colocar-se no lugar do outro emocionalmente, ver o
mundo pelos olhos de outra pessoa e entender todos os seus problemas, angústias e
tristezas sem julgamentos subjetivos.


Maria de Fátima (violência doméstica)

Maria de Fátima tem quatro filhos com o seu atual esposo Jorge Ribeiro. Eles
estão casados há dezoito anos e vivem em uma casa alugada no bairro Marincek. Maria
não trabalha, porque seu marido disse que ela precisa cuidar das crianças. O filho mais
velho tem 17 anos; o próximo 14; um de 10 e o mais novo tem 7 anos de idade, todas
essas crianças estudam na mesma escola no período da manhã. Jorge trabalha como
mecânico e sustenta a família com o salário de 2200 reais.
Maria de Fátima é uma das várias mulheres que sofrem violência doméstica.
Além de ficar o dia todo dentro de casa fazendo serviços domésticos e cuidando
zelosamente de seus filhos, ao entardecer, Jorge chega e ainda agride sua esposa por
motivos banais. A agressão mais dolorosa teve como motivo a falta de água gelada na
geladeira, além de dar um chute em seu filho de 5 anos, maria foi atingida por um cabo
de vassoura, deixando-a inconsciente por algumas horas. Maria de Fátima não vê
solução para sua história, ela quer separar-se de seu marido, mas não consegue
visualizar uma saída, pois ele a ameaça todos os dias. Como maria deveria proceder
nessa situação?

Samuel (órfão)

Samuel é um adolescente de 16 anos. Sempre foi um garoto rebelde e gostava de ir
contra as ordens estabelecidas por seus pais. Até que um dia, voltando da escola viu a sua casa
cheia de policiais. Ao entrar, assustado, Samuel descobre que seu pai foi assassinado por um
assaltante. Sua mãe estava desolada e não sabia o que fazer. Após a morte de seu pai, Samuel e
sua mãe não sabiam como iriam se sustentar e manter a vida que levavam antes da perda de
seu familiar.
Joana, mãe de Samuel, começou a trabalhar como empregada doméstica na casa de
suas vizinhas e amigas, mas seu salário não era o suficiente para sustentar a casa e os desejos
de Samuel. Samuel xingava sua mãe por ela não conseguir lhe dar o que ele gostaria de ganhar
(tênis, dinheiro para sair com os amigos, roupas). Samuel não sabe o que fazer para conquistar
dinheiro para ir a uma viagem com seus amigos. O que Samuel pode fazer para conseguir o
dinheiro?

Samantha (adolescente)

Samantha tem 14 anos. Foi criada por sua tia e seus avós, pois sua mãe a rejeitou quando
ela tinha três anos de idade. Uma menina muito amorosa e carinhosa com as pessoas dentro de
casa. Na escola, conheceu um rapaz de 17 anos que a pediu em namoro, mas seus avós e sua tia
não deixaram, pois eles queriam que a filha tivesse atenção aos estudos. Não seguiu as regras
da família e começou a namorar escondida. Após três meses de namoro, ela descobriu que
estava grávida e ao contar para seu namorado ele agrediu-a verbalmente e fisicamente e a
abandonou. Samantha não sabe o que fazer, pois os seus familiares não sabiam que ela
mantinha um relacionamento com esse rapaz de 17 anos. Como ela deveria agir?

Agora, após ler o depoimento dessas três pessoas escreva como você
agiria se fosse essas três pessoas, quais decisões vocês tomariam caso
estivesse nessas situações.

Prof. Vinícius Gonzaga
Projeto de Vida – 9oB

Atividades referentes à semana do dia 4/5 ao dia 8/5






❖ Ação que se repete com frequência e regularidade;
Comportamento que alguém aprende e repete
frequentemente.





Tanto os hábitos positivos como os negativos mostram que as
pessoas têm capacidade de desaprender certos hábitos para obter
outros, mas que nunca se adquire um hábito por realizar uma ação
uma única vez. É importante realizar uma ação sem interrupções,

ao menos, durante um mês inteiro. Por exemplo, uma pessoa que
se propõe a frequentar uma academia três vezes por semana, não
desenvolve esse hábito até que esta prática se consolide por mais
de um mês e assim vire rotina.



ATIVIDADES

1. Você acha possível que uma pessoa pode mudar de hábito
mesmo após muitos anos tendo a mesma atitude? Como isso
pode acontecer?
2. O que você considera um hábito negativo e o que você
considera um hábito positivo?

3. O que faz um hábito se transformar em um vício?

4. O que pode ajudar uma pessoa que decide mudar os hábitos
negativos para hábitos positivos?

5. Por quê somos acostumados a criar atitudes que não são
positivas?

AÇÕES
NEGATIVAS

AÇÕES
POSITIVAS

RESPONDA AS QUESTÕES 6 E 7 EM UMA FOLHA
SEPARADA PARA SER RASGADA AO FINAL DA AULA.

6. Liste 4 hábitos negativos que você faz ao longo do dia.

Escreva 3 hábitos positivos que você irá incorporar em seu dia-a-
dia.



PORTUGUÊS



Objetivo da Aula
Atividade de interpretação de texto, indicada para alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos”.
ESCOLA:_________________________DATA:______.


PROF: Elsie Aparecida Delfino


TURMA:9RC e 9B.
NOME:_______________________________________.

Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos.
Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”. Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos deles.
Laryssa Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu contar logo para a mãe sobre o início do relacionamento com Matheus.
Conheci ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
(André Martins)
RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO
1)A palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o sentido dela?
R:
2) O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o texto?
R:
3) Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?
R:
4) Onde foi que os namorados conheceram-se?
R:
5) Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.
R:
6) A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por qual alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a) Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas
7) De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a namorar sério cada vez mais cedo?
a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De 12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.
8) “Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa fala?
a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d) Laryssa.
e) O autor do texto.
9) A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?
a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma notícia.
10) Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se encontrar onde?
a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de Laryssa.

SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO 


PORTUGUÊS


9B

Conceituar:

Frase, Oração e Período,com 2 frases como exemplo.

Pesquisar as classes gramaticais com  exemplo.

Obs: Precisando de ajuda só me chamar   in box.Professora Elsie

TECNOLOGIA




GEOGRAFIA





HISTÓRIA






SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO


Língua Inglesa 

PORTUGUÊS




ARTE


CIÊNCIAS




MATEMÁTICA

 EDUCAÇÃO FÍSICA


Um comentário:

  1. Queridos professores, gostaria de saber quando se iniciarão os exercícios da disciplina de matemática . obrigada , atenciosamente Victória Z.

    ResponderExcluir

Comunicados e Como Navegar No Blog Da Escola

VÍDEO ORIENTADOR PARA O 2ºBIMESTRE

Postagens mais visitadas