SEMANA DE 27/04 a 01/05
TECNOLOGIA
EE Profª Amélia dos Santos Musa
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 9° ano B – 2020 –
Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais
de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa e
reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas
1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece
sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com
suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?
HISTÓRIA
ARTE
Escola
– Professora Amélia dos Santos Musa.
Roteiro
de estudo primeiro bimestre
Série/ano:
9 º A, B e C
|
||
Disciplina:
Arte
|
||
Professor(a)
Solange de Morais Antero da Silva
|
||
Tema:
artes visuais
|
2
aulas de 45 min
|
Habilidade/competência
(EF07AR01)
|
Leia
o texto 1: Responda as questões de 1 a 4
A
Arte indígena no Brasil
A
arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras de o índio
expressar a sua cultura. Cada tribo indígena possui comportamentos e
costumes próprios que as diferenciam uma das outras. Logo, isso
também interfere na maneira como eles produzem sua arte. Dessa
forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de
cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas
plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas
cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e
rituais. Para desenvolver a arte, os índios também fazem uso de
outros elementos complementares, como a madeira, miçangas, palmas,
sementes, cipó, couros, ossos, casca de coco, dentes, conchas,
garras, etc.
Cerâmica
indígena
A
cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de
Marajó, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as
outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico,
pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades
importantes da tribo. Contudo, até os dias atuais ainda são
produzidas urnas funerárias feitas em cerâmicas, além de outros
produtos, como: pratos, vasos, brinquedos, potes, estátuas,
esculturas, instrumentos, entre outros. A arte marajoara inclusive se
destaca por produzir um tipo de cerâmica com qualidade e rara
beleza.
Pintura
corporal indígena
A
pintura corporal é, sem dúvidas, a arte indígena brasileira mais
representativa dos índios. Isso porque ela não busca apenas um
valor estético, mas a sim a transmissão de valores culturais de
cada tribo. Ela é muito utilizada durante os rituais e,
principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos,
identificando as posições hierárquicas das entidades mais
importantes da tribo. Para realizar a pintura, os índios utilizam
tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é
alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua
vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também
são bastante usados.
Máscaras
indígenas
Outro
exemplo de arte indígena brasileira são as máscaras produzidas
pelos índios. Elas são feitas com cascas de árvore e cabaças de
palha de buriti. São usadas em danças cerimoniais, e no momento dos
rituais, representam a figura viva do ser sobrenatural. Para os
índios, esse simbolismo é uma maneira de aproximá-los das forças
sobrenaturais, onde eles sentem que essas forças os ajudam a ler os
códigos inscritos nos rituais e mitos. Além disso, os índios
atribuem o uso da máscara à representação de entidades que
conflitaram com eles no passado. Sendo assim, durante as cerimônias
essas máscaras são usadas para acalmar essas mesmas entidades.
01-
A cerâmica de Marajó tinha diversas finalidades na comunidade
indígena, utilizavam como pratos, estátuas dentre outras. A imagem
mostrada refere-se a qual finalidade na cerâmica marajoara?
A)
Estátua.
B)
Urna funerária.
C)
Vaso para água.
D)
Vaso para plantas.
02-
Os índios pintavam seus corpos durante os rituais e, principalmente,
como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando a posição
hierárquica das entidades mais importantes da tribo. Quais plantas e
frutos eles utilizavam para fazer as tintas?
A)
Urucum e jenipapo.
B)
Urucum e mamão.
C)
Jenipapo e mamão.
D)
Carvão e urucum.
03-
As máscaras produzidas pelos índios eram feitas com cascas de
árvore e cabaças de palha de buriti. Onde essas máscaras eram
utilizadas?
A)
Durante os rituais.
B)
Durante um funeral.
C)
Durante uma dança.
D)
Durante um casamento
.
04-
A tribo dos Marajós fica localizada em que estado do brasil?
A)
Bahia.
B)
Minas Gerais.
C)
Amazonas.
D)
Pernambuco.
Leia
o texto 2: Responda as perguntas a seguir.
Tipos
de Arte Urbana
Grafite:
sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o
grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas
paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu
e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em
3D, que chama bastante atenção;
Apresentações:
as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas
são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou
circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos
semáforos;
Instalações:
é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo
de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são
encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como
exemplos de arte de rua;
Estêncil:
bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel
recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e
desenhos;
Cartazes:
é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados
cartazes pela cidade;
Autocolantes
e Colagem: também chamada de “sticker art” (arte em adesivo),
esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos;
Poemas:
qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente
urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc..
Estátuas
Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante
inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e
caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma
de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante
trabalho com o corpo.
01-
Na Arte urbana os artistas se apresentam em diversos espaços da
cidade. Dentre essas apresentações, uma se destaca pela performance
do artista. Na imagem abaixo é demonstrado essa situação. Qual o
nome dessa performance?
A)
Estátua viva. B) Instalação. C) Sticker art.
D) Body art.
02-
Na imagem é demonstrado uma das diversas formas da arte de rua.
Como se chama esse tipo de arte?
- Estátua viva. B) Instalação. C) Body art. D) Sticker art.
03-
A arte que é desenvolvida nas ruas por artistas normalmente
desconhecidos é chamada de:
A)
Arte urbana. B) Arte das ruas. C) Arte desconhecida.
D) Arte performática.
04-
Bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel
recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e
desenhos. Qual o nome desta técnica?
A)
Estêncil. B) Cartazes. C) Grapicho.
D) Moldista.
05-
Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético
pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que
estimula a sua criatividade. Qual estilo de arte é esse?
A)
Pintura abstrata. B) Pintura rupestre. C) Pintura
grafite. D) Pintura moderna.
ESCOLA
ESTADUAL Profa. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
Matéria: Língua Inglesa Profa.: Sílvia Helena de Melo |
Séries: 9°.s A , B e RC Data de entrega: Até 08/05/2020 |
Período: de 27/04 a 08/05/2020 Corresponde a 04 aulas. |
Devolver pelo e-mail: shmelo40@gmail.com What’s App (16)9.92381560 |
Tema | Habilidade 01 | Habilidade 02 |
Estratégias de leitura Compreensão
geral e específica: leitura rápida
(skimming, scanning) |
Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. | Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura. |
O
QUE É PARA REALIZAR.
1 - Leia o texto
a seguir.
Mary is a nice
woman. She is a nurse and works in a big hospital. She works at night
on weekends. Mary has two young children and they are very
intelligent. Their names are "Jack" and "Julie".
Jack is nine years old and Julie is eleven years old. Jack likes
soccer and Julie loves movies. Jack wants to be a soccer player and
Julie wants to be a movie star.
Mary likes to be
with her children when she isn't working - they play board games
together. Mary's family is very happy, especially when Jake, Mary's
husband, is at home with them. Jake usually travels a lot and visits
different places - he is a truck driver.
Vocabulary:
Board games: jogos de tabuleiro
A. What does Mary
do?
__________________________________________________________________
B. Where does she
work?________________________________________________________________
C. Is Mary married
or
single?______________________________________________________________
D. How many children
does she have?______________________________________________________
3.
Traduzam as sentenças a seguir para o português.
A. Mary likes to be
with her children when she isn't
working.______________________________________
B. They play board
games
together.________________________________________________________
C. My uncle is a
truck
driver.______________________________________________________________
D. My cousin wants
to be a pop star and his sister wants to be a famous doctor.
_____________________________________________________________________________________
COMO
REALIZAR?
Imprimir, copiar ou
responder as atividades digitando as respostas.
Utilizar dicionário
ou tradutor para fazer a tradução do texto, responder as perguntas
Após a pesquisa
detalhada dos vocábulos, fazer uma tradução geral, com informações
principais do texto.
Se tiver dúvidas
poderá chamar-me no Zap, página do facebook, Messenger, blog ou
mandar e-mail.
Responderei assim
que possível.
Eu peço a vocês:
Atenção, capricho e dedicação na realização das atividades.
Quando terminar sua
atividade, envie para a professora. Se possível cumpra o prazo da
entrega: até 08/05/2020
Estamos
juntos ... bom estudo a vocês. Profa. Sílvia Helena
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=295857284901226511#allposts
Projeto de Vida
Prof. Vinícius GonzagaProjeto de Vida
Projeto de Vida – 9oB
Atividades referentes à semana do dia 27/4 ao dia 30/4
Empatia é uma habilidade socioemocional que deve ser desenvolvida conscientemente ao
longo de toda nossa vida. Empatia é colocar-se no lugar do outro emocionalmente, ver o
mundo pelos olhos de outra pessoa e entender todos os seus problemas, angústias e
tristezas sem julgamentos subjetivos.
Maria de Fátima (violência doméstica)
Maria de Fátima tem quatro filhos com o seu atual esposo Jorge Ribeiro. Eles
estão casados há dezoito anos e vivem em uma casa alugada no bairro Marincek. Maria
não trabalha, porque seu marido disse que ela precisa cuidar das crianças. O filho mais
velho tem 17 anos; o próximo 14; um de 10 e o mais novo tem 7 anos de idade, todas
essas crianças estudam na mesma escola no período da manhã. Jorge trabalha como
mecânico e sustenta a família com o salário de 2200 reais.
Maria de Fátima é uma das várias mulheres que sofrem violência doméstica.
Além de ficar o dia todo dentro de casa fazendo serviços domésticos e cuidando
zelosamente de seus filhos, ao entardecer, Jorge chega e ainda agride sua esposa por
motivos banais. A agressão mais dolorosa teve como motivo a falta de água gelada na
geladeira, além de dar um chute em seu filho de 5 anos, maria foi atingida por um cabo
de vassoura, deixando-a inconsciente por algumas horas. Maria de Fátima não vê
solução para sua história, ela quer separar-se de seu marido, mas não consegue
visualizar uma saída, pois ele a ameaça todos os dias. Como maria deveria proceder
nessa situação?
Samuel (órfão)
Samuel é um adolescente de 16 anos. Sempre foi um garoto rebelde e gostava de ir
contra as ordens estabelecidas por seus pais. Até que um dia, voltando da escola viu a sua casa
cheia de policiais. Ao entrar, assustado, Samuel descobre que seu pai foi assassinado por um
assaltante. Sua mãe estava desolada e não sabia o que fazer. Após a morte de seu pai, Samuel e
sua mãe não sabiam como iriam se sustentar e manter a vida que levavam antes da perda de
seu familiar.
Joana, mãe de Samuel, começou a trabalhar como empregada doméstica na casa de
suas vizinhas e amigas, mas seu salário não era o suficiente para sustentar a casa e os desejos
de Samuel. Samuel xingava sua mãe por ela não conseguir lhe dar o que ele gostaria de ganhar
(tênis, dinheiro para sair com os amigos, roupas). Samuel não sabe o que fazer para conquistar
dinheiro para ir a uma viagem com seus amigos. O que Samuel pode fazer para conseguir o
dinheiro?
Samantha (adolescente)
Samantha tem 14 anos. Foi criada por sua tia e seus avós, pois sua mãe a rejeitou quando
ela tinha três anos de idade. Uma menina muito amorosa e carinhosa com as pessoas dentro de
casa. Na escola, conheceu um rapaz de 17 anos que a pediu em namoro, mas seus avós e sua tia
não deixaram, pois eles queriam que a filha tivesse atenção aos estudos. Não seguiu as regras
da família e começou a namorar escondida. Após três meses de namoro, ela descobriu que
estava grávida e ao contar para seu namorado ele agrediu-a verbalmente e fisicamente e a
abandonou. Samantha não sabe o que fazer, pois os seus familiares não sabiam que ela
mantinha um relacionamento com esse rapaz de 17 anos. Como ela deveria agir?
Agora, após ler o depoimento dessas três pessoas escreva como você
agiria se fosse essas três pessoas, quais decisões vocês tomariam caso
estivesse nessas situações.
Prof. Vinícius Gonzaga
Projeto de Vida – 9oB
Atividades referentes à semana do dia 4/5 ao dia 8/5
❖ Ação que se repete com frequência e regularidade;
Comportamento que alguém aprende e repete
frequentemente.
Tanto os hábitos positivos como os negativos mostram que as
pessoas têm capacidade de desaprender certos hábitos para obter
outros, mas que nunca se adquire um hábito por realizar uma ação
uma única vez. É importante realizar uma ação sem interrupções,
ao menos, durante um mês inteiro. Por exemplo, uma pessoa que
se propõe a frequentar uma academia três vezes por semana, não
desenvolve esse hábito até que esta prática se consolide por mais
de um mês e assim vire rotina.
ATIVIDADES
1. Você acha possível que uma pessoa pode mudar de hábito
mesmo após muitos anos tendo a mesma atitude? Como isso
pode acontecer?
2. O que você considera um hábito negativo e o que você
considera um hábito positivo?
3. O que faz um hábito se transformar em um vício?
4. O que pode ajudar uma pessoa que decide mudar os hábitos
negativos para hábitos positivos?
5. Por quê somos acostumados a criar atitudes que não são
positivas?
AÇÕES
NEGATIVAS
AÇÕES
POSITIVAS
RESPONDA AS QUESTÕES 6 E 7 EM UMA FOLHA
SEPARADA PARA SER RASGADA AO FINAL DA AULA.
6. Liste 4 hábitos negativos que você faz ao longo do dia.
Escreva 3 hábitos positivos que você irá incorporar em seu dia-a-
dia.
Objetivo da Aula
Atividade
de interpretação de texto, indicada para alunos do nono ano do
ensino fundamental, com questões sobre o texto “Namoro precoce
entre jovens gera discussão entre pais e filhos”.
ESCOLA:_________________________DATA:______.
PROF:
Elsie Aparecida Delfino
TURMA:9RC
e 9B.
NOME:_______________________________________.
Namoro
precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos.
“Toda
menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao
coração”. Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma
realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12
e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo.
E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos
deles.
Laryssa
Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há
6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será
a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A
estudante diz que preferiu contar logo para a mãe sobre o início do
relacionamento com Matheus.
“Conheci
ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde
então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou
bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação
dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos
bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em
casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
(André
Martins)
RESPONDA
ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO
1)A
palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o
sentido dela?
R:
2)
O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o texto?
R:
3)
Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?
R:
4)
Onde foi que os namorados conheceram-se?
R:
5)
Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.
R:
6)
A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por
qual alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a)
Qualquer
b)
Mesma
c)
Outra
d)
Nenhuma
e)
Todas
7)
De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a
namorar sério cada vez mais cedo?
a)
Qualquer idade.
b)
Com mais de 16 anos.
c)
De 12 a 16 anos.
d)
De 13 a 17 anos.
e)
A partir dos 13 anos.
8)
“Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa
fala?
a)
Luiz Gonzaga.
b)
Matheus.
c)
Henrique.
d)
Laryssa.
e)
O autor do texto.
9)
A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?
a)
Uma redação escolar.
b)
Uma receita de bolo.
c)
Um livro com uma história de amor.
d)
Uma biografia.
e)
Uma notícia.
10)
Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se encontrar onde?
a)
Somente na escola onde estudam.
b)
Na igreja e na escola.
c)
Na fazenda do avô de Matheus.
d)
Na casa de Laryssa e na escola.
e)
Na igreja e na casa de Laryssa.
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
PORTUGUÊS
TECNOLOGIA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
Língua Inglesa
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
PORTUGUÊS
9B
Conceituar:
Frase, Oração e Período,com 2 frases como exemplo.
Pesquisar as classes gramaticais com exemplo.
Obs: Precisando de ajuda só me chamar in box.Professora Elsie
Obs: Precisando de ajuda só me chamar in box.Professora Elsie
TECNOLOGIA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
Língua Inglesa
Queridos professores, gostaria de saber quando se iniciarão os exercícios da disciplina de matemática . obrigada , atenciosamente Victória Z.
ResponderExcluir