segunda-feira, 20 de abril de 2020

Primeiro Ano F- 2020 - Primeiro Bimestre


SEMANA DE 27/04 a 01/05




SEMANA DE 27/04 a 01/05



TECNOLOGIA




EE Profª Amélia dos Santos Musa
   
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação

Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 1°ano B, C, D, E, F , G e H – 2020 – Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas

1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?

Arte

Professora:Lucélia 
Série:           1F
Objetivo:  Conhecer e diferenciar 

Pesquisar:"O que é  arte pública "
Introdução, conteúdo, conclusão e fonte de pesquisa
Exemplificar com imagens
Obs: Dúvidas serão resolvidas pelo nosso blog ou outros meios 


  MATEMÁTICA



EE PROFª AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO

SÉRIE/ANO: 1° ANO( F) do ensino médio
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSOR(A): DAIANA SOUSA
SEMANA DE 27 A 01 DE MAIO DE 2020

TEMA
HORAS DE ESTUDO
QUANTIDADE DE AULAS
HABILIDADE
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS
225 MINUTOS
(APROXIMADAMENTE 4 HORAS)
5 AULAS
Saber reconhecer padrões e regularidades em seqüência numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
  • O ALUNO DEVERÁ VER OS VÍDEOS;
  • ACOMPANHAR AS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS OU PELA TV CULTURA 4.3;
  • RESOLVER AS ATIVIDADES DEIXADA NESSE ROTEIRO E TODAS RELACIONADAS EM SUA APOSTILA;

Sequências Numéricas






DESCRIÇÃO DA AULA / SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
(Neste campo devem ser apresentados os conteúdos, procedimentos e sequência das atividades relacionadas às habilidades desejadas)

Atividades sobre Sequências
EXERCÍCIOS ABAIXO:
1)

2)
3)
4)
5)
6)

7)






8)



E

Língua Inglesa 



ESCOLA ESTADUAL Profa. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA


Matéria: Língua Inglesa Profa.: Sílvia Helena de Melo
Séries: 1°.s E, F, G e H Data de entrega: Até 08/05/2020
Período: de 27/04 a 08/05/2020 Corresponde a 04 aulas.
Devolver pelo e-mail: shmelo40@gmail.com What’s App (16)9.92381560
ROTEIRO DE ESTUDOS DO PRIMEIRO BIMESTRE.


Tema Habilidade 01 Habilidade 02
Estratégias de leitura Compreensão geral e específica: leitura rápida
(skimming, scanning)
Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

O QUE É PARA REALIZAR?

1 - Leia o texto a seguir. NON-PLASTIC FANTASTIC: Growing Plastic From Corn In Italy.
Plastic: it is polluting to produce, drains our natural resources and doesn't break down naturally. Is it a necessary evil we can't live without? In Umbria, Italy, a company called Novamont is proving otherwise. It has created Mater-Bi, a plastic-like product made from corn. Scientists at Novamont have perfected a technique that turns polymers from corn starch into a substance that can be processed just like conventional plastics. But the best thing about Mater-Bi is that it is biodegradable. When mixed with water, the product dissolves in minutes and is easily broken down by microorganisms. At Novamont, they have created a wide range of Mater-Biproducts, including diapers, pet toys and packaging. Right now, bioplastics like Mater-Bi are more expensive than their synthetic counterparts, but in certain applications such as waste disposal, their superiority is undeniable. Mater-Bi plastic bags filled with organic waste are 20 percent lighter, a significant saving for cities charged by weight for their trash disposal. What's more, the bags and their contents break down naturally into useable compost. The technology is still new, but it seems likely that products like Mater-Bi will be part of our daily lives in the decades to come.
(Disponível em: <http//www.theworldchallenge.co.uk>. Acesso em: 19 abril 2005.)

Baseado no texto responda as seguintes perguntas :
01. A substância utilizada no processamento do produto de que trata o texto provém de
A) soja. B) milho. C) trigo. D) aveia.

02. Uma empresa italiana está
A) financiando uma tecnologia convencional.
B) demonstrando que o plástico é um mal necessário.
C) investigando a ação de compostos tóxicos.
D) fabricando um tipo de material biodegradável.

03. A Novamont tem procurado
A) diversificar a oferta de manufaturados. C) manter o controle de qualidade.
B) aumentar as vendas para o exterior. D) investir em publicidade.

04. Sabe-se que bioplástico do tipo Mater-Bi
A) destrói microorganismos. C) tem custo mais elevado.
B) extingue as reservas naturais. D) pesa mais que os similares.

05. A aplicação do bioplástico é economicamente superior à dos sintéticos, quando ele é usado na
A) indústria de embalagem. C) eliminação de lixo orgânico.
B) confecção de descartáveis. D) composição de adubos.





COMO REALIZAR?
Utilizar dicionário ou tradutor para fazer a tradução do texto,
Após a pesquisa detalhada dos vocábulos, fazer uma tradução geral, com informações principais do texto.
Responder as atividades: imprimir, copiar ou digitando as respostas.
Se tiver dúvidas poderá chamar-me no Zap ou mandar e-mail. Responderei assim que possível.
Eu peço a vocês: Atenção, capricho e dedicação na realização das atividades.
Quando terminar sua atividade, envie para a professora. Se possível cumpra o prazo da entrega: até 08/05/2020

Estamos juntos ... bom estudo a vocês. Profa. Sílvia Helena
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=295857284901226511#allposts

 LÍNGUA PORTUGUESA




ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO – 1º BIMESTRE
SÉRIE: 1º ANO EM – TURMA: F
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: PATRICIA FRATESCHI
SEMANA: 27 – 30 DE ABRIL
TEMA HORAS DE ESTUDO QUANTIDADE DE AULA HABILIDADES
TIPOS DE LINGUAGENS
DEFINIÇÕES DE TEXTO, CONTEXTO, HIPERTXTO
225 minutos


5
Analisar textos que transcrevam a fala ou fazem interagir linguagens verbal e não verbal.
Estabelecer relações entre as informações do texto lido com outros de conhecimento prévio.
O QUE O ALUNO DEVE REALIZAR:
O ALUNO DEVE RESPONDER AS ATIVIDADES 1, 2, 3,4, 5. NÃO PRECISA COPIAR PEGUNTA, APENAS RESPOSTAS. A ENTREGA DEVE SER FEITA OU PELO FACEBOOK NO GRUPO (SALA DE AULA DA PROFESSORA PATRICIA FRATESCHI) OU PELO WHATSAPP (16- 988033379) SEMPRE NO PRIVADO.
ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM E TIPOS DE 
LINGUAGENS

1.    Indique que tipo de linguagem (VERBAL - VISUAL ou MISTA) há em cada um dos textos abaixo:

a)   

b)




c)









e)

f)    “Silêncio, por favor!!!”

2.    (ENEM 2013)

Através da linguagem não verbal, o artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego aborda a triste realidade do trabalho infantil. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para

a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
b) estabelecer uma postura proativa da sociedade.
c) provocar a reflexão sobre essa realidade.
d) propor alternativas para solucionar esse problema.
e) retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.

3.    (ENEM 2013)
                
A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em 
www.caulos.comO cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a

a) opressão das minorias sociais.
b) carência de recursos tecnológicos.
c) falta de liberdade de expressão.
d) defesa da qualificação profissional.
e) reação ao controle do pensamento coletivo.

O que é um texto?
1º- os textos não são apenas escritos, eles também podem ser orais; 
2º- os textos não são simples amontoados de palavras ou frases, ou seja, eles precisam fazer sentido. 

Contexto

O contexto pode ser explícito, quando é expresso por palavras (o texto em que se encontra a frase ou a frase em que se encontra a palavra), ou implícito, quando está embutido na situação em que o texto é produzido.

Conhecimento de mundo                                                   Ao longo de sua vida, o leitor adquire conhecimentos utilizados durante a leitura dos textos. O leitor constrói o sentido do texto quando articula diferentes níveis de conhecimento, entre eles o conhecimento de mundo. Esse tipo de conhecimento costuma ser adquirido informalmente, através de nossas experiências pessoais e convívio em sociedade.

Textos verbais e visuais Há textos que não contam com o auxílio da palavra, seja ela escrita ou oral. É o caso, por exemplo, da fotografia e da pintura. Dizemos, então, que há textos verbais e visuais. Há ainda textos que utilizam os dois recursos, como os filmes, que usam imagens, diálogos e legendas.  
Então, chegamos a conceito de texto mais ampliado e consistente: todo enunciado que faz sentido para um determinado grupo em uma determinada situação.

Hipertexto
 O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de 1960, para denominar a forma de escrita e de leitura não linear na informática. O hipertexto se assemelha à forma como o cérebro humano processa o conhecimento: fazendo relações,acessando informações diversas, construindo ligações entre fatos, imagens, sons, enfim, produzindo uma teia de conhecimentos.
No hipertexto, o leitor passa a ter uma participação mais ativa,pois ele pode seguir caminhos variados dentro do texto,selecionando pontos que o levam a outros textos ou outras mídias para complementar o sentido de sua leitura. O leitor torna-se, assim, um coautor do texto, pois constrói tramas paralelas de acordo com seu interesse.




Estrutura do hipertexto (Foto: Colégio Qi)
No entanto, o hipertexto não está somente na internet. Um livro de formato tradicional também pode ter sua estrutura interna em forma de hipertexto. Um livro de contos, por exemplo, pode ser lido sem seguir a ordem em que os contos foram organizados. As enciclopédias e os dicionários também apresentam estrutura hipertextual, já que indicam outros verbetes que complementam a consulta do leitor. E ainda há livros em que o autor coloca nas margens informações complementares ao texto principal, buscando o formato hipertextual.
Estamos rodeados por hipertextos dentro e fora da internet. O hipertexto permite a interatividade e a livre escolha para começar a leitura por qualquer um dos textos que compõem a teia. O leitor é quem decide por quais passará, percebendo novos caminhos, ampliando os limites da leitura.


ATIVIDADES

TOCANDO EM FRENTE
                                 (Almir Sater / Renato Teixeira)
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.

4- Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. (  ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas. 
b. (  ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.        
d. (  ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.  



 5- A conversa entre Mafalda e seus amigos 
A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.  
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
 
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
 
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
 
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.



Química





PROJETO DE VIDA


EE PR-OFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE

SÉRIE/ANO: 1° ANO D, E, F, H
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: JULIANA
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020

TEMA
HORAS DE ESTUDO
QUANTIDADE DE AULAS
HABILIDADE
-Empatia
-Amizade
-Identidade
120 MINUTOS
(APROXIMADAMENTE 2 HORAS)
2 AULAS
-Propiciar situações que levem o aluno a reconhecer a importância da superação das diferenças para a boa convivência e para a construção do Projeto de vida
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?

1ª. Atividade

ASSISTA NO YOUTUBE.

O filme “A COR DO PARAÍSO”



Após assistir o filme, fazer uma pequena reflexão de até 25 linhas, onde seja abordado o valor da empatia e da amizade. E a relação entre a avó e o menino.


2ª. Atividade



Bom estudo!
Devolutiva através de e-mail: juscarulis@hotmail.com


FÍSICA


FILOSOFIA

HISTÓRIA 




FÍSICA




SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO


EDUCAÇÃO FÍSICA



QUÍMICA


1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos, acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.

2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.

Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.

Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)

Experimento (aula prática)

A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)

B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)

Superfície de contato 

1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.

2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)

1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)


GEOGRAFIA

PROJETO DE VIDA



TECNOLOGIA






SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO


Língua Inglesa 




ARTE


 
BIOLOGIA

 

EDUCAÇÃO FÍSICA





2 comentários:

  1. Para todos os professores:
    Por onde devo mandar essas atividades?

    ResponderExcluir
  2. Houve atividades em que eu não visualizei na página na data indicada, apenas consegui vê-las agora. Teria algum problema entregar depois?

    ResponderExcluir

Comunicados e Como Navegar No Blog Da Escola

VÍDEO ORIENTADOR PARA O 2ºBIMESTRE

Postagens mais visitadas