INGLÊS
ESCOLA: AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO 1º BIMESTRE
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR(A): MARLENE CARDOSO
SEMANA: 27 À 30 DE ABRIL
TEMA: MODAL VERBS (CAN)
QUANTIDADE DE AULAS: 4 aulas
HABILIDADE: IDENTICAR VERBOS E TEMPOS VERBAIS (TEXTO)
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
1) Estudar o verbo modal CAN: Afirmative, Negative and Interrogative.
2) Ouvir a música “ Treat you better” Shawin Mendes
3) Fazer uma análise do verbo Can na música e responder as questões
.
4) Se houver dúvidas sobre o assunto
Dúvidas: YOUTUBE vídeo aula professor Beto Camargo ou KULTIVI ENEM
ARTE
Escola
– Professora Amélia dos Santos Musa.
Roteiro
de estudo primeiro bimestre
Disciplina: Arte
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Professor(a) Solange de Morais
Antero da Silva
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Semana de 04 a 08 de Maio
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Tema: artes visuais
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2 aulas 45 min
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Habilidade
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Com
base na sua pesquisa e no texto acima responda as perguntas abaixo:
1-
Frida Kahlo mudou sua data de nascimento em sua certidão de
nascimento. O que ela mudou para?
2-
Quantos anos tinha Frida quando ela pegou pólio?
3- A
casa de Frida Kahlo era conhecida como a Casa Vermelha. Verdadeiro ou
falso?
4-
Quando Frida tinha 18 anos, ela sofreu um grave acidente envolvendo o
quê?
5-
Frida Kahlo era a esposa _______ de Diego Rivera?
6-
O verdadeiro nome de Frida Kahlo é Magdalena Carmen Frieda
Kahlo e Calderón.
7-
Diego e Frida se casaram em que ano?
8-Frida
começou sua carreira como artista depois de quê?
9- O
casamento de Frida e Diego costumava ser chamado de o que?
.
10-Frida
Kahlo morreu em que ano?
11-
A imagem abaixo é um trabalho da artista mexicana Frida Kahlo, cuja
influência se estendeu pela obra de inúmeras outras artistas
europeias e norte americanas que passaram ou viveram no México nos
anos 1930 e 1940. Apesar de sua recusa, muitos historiadores e
artistas, como André Breton, atribuem sua produção aos princípios
estéticos do?
Física – 1o Vence – 1o Bimestre
Introdução a Física
A Física é, tradicionalmente, dividida em ramos.
Cada ramo agrupa o estudo dos fatos que apresentam propriedades semelhantes
e que podem ser relacionados e descritos por leis comuns.
Os ramos da Física:
Mecânica: estuda os movimentos dos corpos.
Termologia: estuda os fenômenos relacionados à temperatura e ao calor.
Óptica: estuda os fenômenos relacionados com a luz.
Ondulatória: estuda os fenômenos ligados às ondas, suas características,
propriedades e comportamentos.
Eletricidade e Magnetismo: estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.
Física Moderna: Trata da física desenvolvida no século XX, em que podemos incluir
a relatividade, a física quântica e a física nuclear.
Com a Física estuda os fenômenos:
Física clássica descreve a maioria dos estudos anteriores ao início do
século 20. Ela envolve, tipicamente, conceitos de física de grande porte e
seus ramos incluem termodinâmica, eletricidade e magnetismo, mecânica,
luz e ótica e som.
Física moderna está mais preocupada com o mundo microscópico das
partículas. “Física Quântica”.
Prof.o Miguel Augusto Leme
Física – 1o Vence – 1o Bimestre
Notação cientifica
Notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10.
Desta forma reduzimos a escrita de números que apresentam muitos
algarismos.
Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados
nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e
cálculos.
Um número em notaçãocientífica apresenta o seguinte formato:
“Numero” . 10
Sendo:
“Numero” é um número real igual ou maior que 1 e menor que 10.
n um número inteiro.
Exemplo 1
6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15
Exemplo 2
0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11
Exemplo 3
1) Transformar o número 32 000 em notação científica.
Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma
ficaremos apenas com o algarismo 3 antes da vírgula.
Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas
decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se encontra no final do número.
3,2000
Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.
Escrevendo em notação científica: 3,2 . 10
4
Prof.o Miguel Augusto Leme
Física – 1o Vence – 1o Bimestre
Exemplo 4
2) A massa de um elétron é de aproximadamente
0,000000000000000000000000000911 g. Transforme esse valor para notação
científica.
Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma
ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes
da vírgula;
Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário
lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior,
então para não modificar seu valor o expoente ficará negativo;
0,0000000000000000000000000009,11
Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11. 10 - 28 g
Prof.o Miguel Augusto Leme
Física – 1o Vence – 1o Bimestre
Operação com Notação Cientifica
Multiplicação
A multiplicação de números na forma de notação científica é feita
multiplicando os números, repetindo a base 10 e somando os expoentes.
Atividade A ser desenvolvida realize os cálculos abaixo:
a) 1,4 . 10 3 x 3,1 . 10 2 =
b) 2,5 . 10-8 x 2,3 . 106 =
Divisão
Para dividir números na forma de notação científica devemos dividir os
números, repetir a base 10 e subtrair os expoentes.
Atividade A ser desenvolvida realize os cálculos abaixo:
a) 9,42 . 10 5
: 1,2 . 10 2 =
b) 8,64 . 10 - 3
: 3,2 . 10 6 =
Prof.o Miguel Augusto Leme
Física – 1o Vence – 1o Bimestre
Soma e Subtração
Para efetuar a soma ou a subtração com números em notação científica
devemos somar ou subtrair os números e repetir a potência de 10. Por isso, para
fazer essas operações, é necessário que as potências de 10 apresentem o mesmo
expoente.
Atividade A ser desenvolvida realize os cálculos abaixo:
a) 3,3 . 10 8 + 4,8. 10 8 =
b) 6,4 . 10 3- 8,3 . 10 3 =
Matemática
José decidiu nadar, regularmente, de quatro em quatro dias. Começou a fazê-lo em um sábado; nadou pela segunda vez na quarta-feira seguinte e assim por diante. Nesse caso, na centésima vez em que José for nadar, será:
a) terça-feirab) quarta-feirac) quinta-feirad) sexta-feirae) segunda-feira
2 - Questão 54690 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(F. M. Itajubá-MG) A seqüência (x, x – 1, x + 2...) é uma PG. O seu quarto termo é igual a:
a) x – 3b) –27/4c) 27/4d) 9/4e) Nenhuma das respostas anteriores.
3 - Questão 54691 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(UFF-RJ) A empresa ACME concedeu a seus funcionários mensalmente, durante dois meses, um reajuste fixo de x% ao mês. Se ao final desses dois meses o reajuste acumulado foi de 21%, o valor de x é:
a) 10b) 10,5c) 11d) 11,5e) 21
4 - Questão 54692 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(U. F. Uberlândia-MG) Se x, y e z são números inteiros e estão, nesta ordem, em progressão aritmética, então o produto 2x . 2y . 2z vale:
a) 4yb) 6yc) 6zd) 8ye) 8x
5 - Questão 54693 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(ITA-SP) Um triângulo tem lados medindo 3, 4 e 5 centímetros. A partir dele, constrói-se uma seqüência de triângulos do seguinte modo: os pontos médios dos lados de um triângulo são os vértices do seguinte. Dentre as alternativas abaixo, o valor em centímetros quadrados que está mais próximo da soma das áreas dos 78 primeiros triângulos assim construídos, incluindo o triângulo inicial, é:
a) 8b) 9c) 10d) 11e) 12
6 - Questão 54694 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(Vunesp-SP) Numa cerimônia de formatura de uma faculdade, os formandos foram dispostos em 20 filas de modo a formar um triângulo, com 1 formando na primeira fila, 3 formandos na segunda, 5 na terceira e assim por diante, constituindo uma progressão aritmética. O número de formandos na cerimônia é:
a) 400b) 410c) 420d) 800e) 840
7 - Questão 54695 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(ITA-SP) O valor de n que torna a seqüência 2 + 3n, –5n, 1 – 4n uma progressão aritmética pertence ao intervalo:
a) [–2, –1]b) [–1, 0]c) [0, 1]d) [1, 2]e) [2, 3]
8 - Questão 54696 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(Fatec-SP) Na compra a prazo de um aparelho eletrodoméstico, o total pago por uma pessoa foi R$ 672,00. A entrada teve valor correspondente a 1/6 do total, e o restante foi pago em 4 parcelas, cujos valores formaram uma progressão aritmética crescente de razão R$ 40,00. O valor da última prestação foi:
a) R$ 220,00b) R$ 215,00c) R$ 210,00d) R$ 205,00e) R$ 200,00
9 - Questão 54697 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(Fuvest-SP) Uma progressão aritmética e uma progressão geométrica têm ambas, o primeiro termo igual a 4, sendo que os seus terceiros termos são estritamente positivos e coincidem. Sabe-se ainda que o segundo termo da progressão aritmética excede o segundo termo da progressão geométrica em 2. Então, o terceiro termo das progressões é:
a) 10b) 12c) 14d) 16e) 18
10 - Questão 54698 - Probabilidade e Estatística - Sequências Numéricas - Nível Médio
(FEI-SP) A população atual de roedores em um “lixão” foi estimada em 400, com uma perspectiva de crescimento em progressão geométrica, dobrando a quantidade a cada 6 meses. Admitindo-se que essas estimativas sejam válidas, pode-se afirmar que:
a) em 3 anos a população terá ultrapassado 50000 roedores.b) em 2 anos a população terá ultrapassado 30000 roedores.c) em 4 anos a população terá ultrapassado 50000 roedores.d) em 5 anos a população terá ultrapassado 4000000 roedores.e) em 1 ano a população terá ultrapassado 5000 roedores.
PORTUGUÊS
Escola: E.E. Professora Amélia dos Santos Musa Data: 23 a 30/04/2020
Professora
Malvina
Turma: 1º Vence
Nome:________________________________________________________________________
Leia o texto, responda as questões, assista o filme Como Estrelas na Terra(netflix) e faça uma resenha
“Longa
é crônica humanista do Japão atual”.
A obra acompanha Ryota, escritor fracassado que paga as contas como detetive
Em certo momento, no meio da
tempestade que dá título ao novo longa de Hirokazu Koreeda, o
detetive Ryota (Hiroshi Abe), seu filho Shingo (Taiyô Yoshizawa) e
sua ex-esposa Kyoko (Yôko Maki) saem correndo atrás de bilhetes de
loteria carregados pelo vento incessante. É uma cena poética e
carregada de sentido, em que o diretor japonês tenta mostrar a seu
protagonista que aquele momento, aquela cumplicidade, aquela união é
o prêmio valioso de verdade. Não o dinheiro que os bilhetes podem
trazer.
Não que Ryota entenda totalmente a
lição. Porque as pessoas não mudam quem elas realmente são. Elas
são imperfeitas. E ainda assim, é possível amá-las e entender sua
dor.
E esse forte teor humanista é a
matéria-prima de “Depois da Tempestade”, belíssima obra de
Koreeda que estreia nesta quinta-feira (17) nos cinemas. O longa
acompanha Ryota, escritor fracassado que paga as contas como
detetive. Ou não paga as contas, já que usa quase todo seu dinheiro
apostando em corridas. O que fez a ex-mulher Kyoko – cuja vida ele
espiona obsessivamente – pedir o divórcio. Durante o 23º tufão
do ano no Japão, porém, eles acabam presos na casa de Yoshiko (a
ótima Kirin Kiki), mãe de Ryota, e o protagonista tem sua última
tentativa de conquistar sua família de volta.
O melhor de “Tempestade” é que
Koreeda não faz disso um grande dramalhão moralista. O filme é uma
pequena crônica da sociedade japonesa contemporânea, narrada pelo
cineasta com um humor sarcástico afiado e um olhar nada romântico
sobre seu protagonista.
Ryota é frustrante, imaturo e, em
alguns momentos quando interage com o filho, quase imperdoável. E
Koreeda não tenta idealizá-lo, pelo contrário: ele é alvo de
piadas de Kyoko, do colega de trabalho e da própria mãe, que
enxerga perfeitamente as falhas do filho que tem, tenta em vão
corrigi-las, e o ama mesmo assim.
Nos diálogos inteligentes e
impecáveis, você vai rir e se emocionar com esses personagens
porque eles são seres humanos que o excelente roteiro de Koreeda
torna absolutamente próximos e universais. Pessoas que sofrem a
tempestade e, mesmo sem saírem ilesos, sobrevivem e seguem em
frente. E essa é a grande riqueza e o grande trunfo do filme.
Questão
1 – A
finalidade da resenha lida é:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2 – Relacione:
(1)
Resumo do filme
(2)
Opinião sobre o filme
(
) “[...] saem
correndo atrás de bilhetes de loteria carregados pelo vento
incessante.”
(
) “[...] ‘Depois da Tempestade’, belíssima obra de Koreeda
que estreia nesta quinta-feira [...]”
(
) “O longa acompanha Ryota, escritor fracassado que paga as
contas como detetive.”
(
) “O melhor de “Tempestade” é que Koreeda não faz disso um
grande dramalhão moralista.”
(
) “[...] que enxerga perfeitamente as falhas do filho que tem,
tenta em vão corrigi-las [...]”
(
) “[...] que o excelente roteiro de Koreeda torna absolutamente
próximos e universais.”
Questão
3 –
Registra-se o diálogo direto do autor da resenha com os leitores na
passagem:
a)
“Porque
as pessoas não mudam quem elas realmente são.”
b)
“O
melhor de “Tempestade” é que Koreeda não faz disso um grande
dramalhão moralista.”
c)
“Nos
diálogos inteligentes e impecáveis, você vai rir e se emocionar
com esses [...]”
d)
“Pessoas que sofrem a tempestade e, mesmo sem saírem ilesos,
sobrevivem [...]”
Questão
4 –
No trecho “O que fez a ex-mulher Kyoko – cuja vida ele espiona
obsessivamente – pedir o divórcio.”, o travessão duplo indica
a inserção de:
a)
um exemplo de comportamento.
b)
um comentário avaliativo sobre o longa.
c)
uma fala de um dos personagens.
d)
uma explicação sobre a história do filme.
Questão
5 –
Em “Durante
o 23º tufão do ano no Japão, porém,
eles acabam presos na casa de Yoshiko (a ótima Kirin Kiki) [...]”,
a conjunção destacada estabelece uma relação de:
a)
conclusão
b)
oposição
c)
continuidade
d)
causa
Questão
6 –
Em “Elas
são imperfeitas. E ainda assim, é possível amá-las
e entender sua
dor.”, os pronomes destacados substituem, considerando-se o
contexto:
______________________________________________________________________________
ARTE
TRABALHO
E ATIVIDADE DE ARTE PARA O 1º VENCE E 1º H DA EE PROF AMÉLIA DOS
SANTOS MUSA
PROFESSORA:
SOLANGE DE MORAIS ANTERO DA SILVA
Leia
o texto: As
Fases das Esculturas,
na sequencia escreva uma pequena dissertação de no mínimo 15 e no
máximo 30 linhas, atentando se para as seguintes perguntas:
1-
Qual a importância da escultura na história da humanidade?
2-
Você acredita que nos dias atuais poderíamos exclui-las da nossa
sociedade ou isso é impossível?
Na
sequencia responda as questões abaixo baseado no que você leu e se
necessário faça pesquisa sobre esculturas para responder as
respostas.
Texto:
As Fases das Esculturas
Escultura
é a arte que se expressa pela criação de formas em volumes ou
relevos através da modelagem de diversos materiais.
A
Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas
do mundo grego que influenciou diversas civilizações posteriores.
Para a composição das obras, os principais materiais utilizados
eram mármore, bronze, pedra, madeira e terracota argila entre
outros.
Elas
foram primordiais para o cumprimento de ordens religiosas, políticas
e ornamentais as quais representavam e glorificam, sobretudo, deuses,
heróis, musas e atletas.
Além
disso, a escultura grega recebe grande influência dos modelos
egípcios, cretenses e mesopotâmicos.
Dentre
elas se destacam as principais características:
Busca
da Beleza Física
Representação
do corpo humano
Naturalismo
e idealismo das formas
Movimentos
e detalhes
Volume
e simetria
Perspectiva
e proporcionalidade
Temas
mitológicos
Na
Pré-história:
A escultura tinha a predominância da figura feminina.
Clássica
grega:
Apresentam realismo e leveza. São figuras humanas que parecem se
movimentar, mesmo sendo feitas de pedra.
Alto
relevo da idade média:
dentro da cultura do cristianismo, passam a serem mais simbólicas,
ligadas a representação de santos.
Renascentista:
Traz de volta as formas mais próximas do real, voltando a ideia dos
antigos gregos. Exibe ate uma relação matemática em que as
proporções do corpo são estudadas e seguidas na criação.
Barroco:
as formas são mais volumosas, com o objetivo de retratar maior
movimento em uma expressão grandiosa e dramática.
Rococó:
surge na corte francesa e é uma criação do barroco, com mais
informalidade e exuberância, evitando o drama e exaltando a alegria
e a passionalidade.
Neoclássica:
retomada da arte antiga, especialmente a grego romana, considerada
modelo de equilíbrio, clareza e proporção.
Moderna:
nela surgem inúmeras possibilidades, desde esculturas mais
figurativas, até as mais expressionistas, abstratas e tantas outras
tendências.
Contemporânea:
abandona a ênfase da tridimensionalidade e dos matérias
tradicionais. Representa a liberdade de expressão do artista.
Perguntas
A
escultura a grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta
(pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado.
Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em
terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade.
Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos
artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou
que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis
(FARTHING, 2011).
Em
relação à escultura, relacione as características aos seus
respectivos termos.
I.
As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente
religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja,
são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e
os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta
por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto
expressivo e mais realista.
II.
A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos
tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes
igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da
vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III.
Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram
as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam
seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV.
Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam
figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como
prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes
nádegas.
V.
Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas
abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo
som.
(
) Escultura Moderna.
(
) Escultura Pré-histórica.
(
) Escultura Clássica.
(
) Escultura Gótica.
(
) Escultura Egípcia.
Marque
a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
a)
V, IV, III, II, I.
b)
I, II, III, IV, V.
c)
V, III, IV, I, II.
d)
III, IV, V, II, I.
e)
IV, V, II, III, I.
Bons
estudos!
Professora
Solange
BIOLOGIA
ESCOLA PROFa AMÉLIA DOS
SANTOS MUSA
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ROTEIRO DE ESTUDO 1°
BIMESTRE
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SÉRIE/ANO: 1A e 1° VENCE
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DISCIPLINA: BIOLOGIA
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PROFESSOR: MÁRCIO LYRIO DA CRUZ
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SEMANA: 27 a 30 ABRIL 2020
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TEMA
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HORAS DE ESTUDO
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QUANTIDADE DE AULAS
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HABILIDADES
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Cadeias e teias alimentares
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90 minutos, Aproximadamente
2horas
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2 aulas
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O que é para o aluno realizar:
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1- Montar uma cadeia e uma
alimentar?
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2- Pesquisar porque não temos
cadeias alimentares longas (com vários seres vivos)
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3- Dar exemplo de Bioacumulação
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4- Pesquisar quais seres vivos
realizam fotossíntese, quem produz a grande maioria do oxigênio
de nosso planeta e porque?
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5- Quais são os componentes
necessários para que a fotossíntese seja realizada?
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FILOSOFIA
QUÍMICA
1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas
aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos,
acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.
2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.
Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.
Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)
Experimento (aula prática)
A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)
B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)
Superfície de contato
1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato
ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.
2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)
1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)
GEOGRAFIA
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
INGLÊS
ARTE
BIOLOGIA
FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
PORTUGUÊS
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