TECNOLOGIA
EE Profª Amélia dos Santos Musa
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 3° ano A – 2020 –
Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais
de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa e
reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas
1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece
sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com
suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?
Arte
Professora: Lucélia
Série: 3 A
Objetivo: compreender e diferenciar
Tempo de realização: 2 aulas
"DIFERENCIAR SER POLITICO,DE ATO POLITICO"
Leiam o texto da página 193 do livro Arte e interação e dêem sua opinião.
Obs: Dúvidas serão resolvidas pelo nosso blog ou outros meios .
HISTÓRIA
Língua Portuguesa
Primeira
Guerra Mundial e República do “café-com-leite”: momentos
históricos que serviram de cenário para o Pré-Modernismo!
HISTÓRIA
Língua Portuguesa
ESCOLA: E. E. AMÉLIA DOS
SANTOS MUSA
ROTEIRO
DE ESTUDO – SEMANA: 27 a 30/04
SÉRIE/ANO: 3º Ano
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
PROFESSORA: Patrícia Aline
TEMA: Tipos e Gêneros
Textuais; Artigo de Opinião; Coesão textual e operadores
argumentativos.
QUANTIDADE DE AULAS: 5
aulas
HABILIDADE: Estratégias de
leitura para análise de sentidos do texto, a partir de marcas
textuais e diferentes gêneros textuais; Construção de texto;
Construção de opinião e argumentação; Construção linguística
da superfície textual.
O QUE É PARA O ALUNO
REALIZAR?
Caderno
do aluno:
Atividade 1
Páginas 87, 88 e 89: Etapa II
e Etapa III – Leitura (sobre Artigo de Opinião);
Páginas 89: Responder
questões a, b, c, d;
Páginas 89, 90 e 91: Etapa IV
– Leitura e Responder às questões (sobre conexão textual, coesão
textual e operadores argumentativos);
Página 91 e 92 – Produzindo
o Artigo de Opinião
Pesquisa:
Realizar uma pesquisa sobre:
Tipos de textos e Gêneros
Textuais;
O que é um Artigo de Opinião
e quais elemento compõem a Estrutura do Artigo de Opinião.
COMO O ALUNO DEVE REALIZAR
A ATIVIDADE?
As atividades do caderno
do aluno e a
pesquisa
devem ser realizadas no caderno de Língua Portuguesa, na parte de
Textos – Interpretação / Estrutura / Produção;
É necessário copiar as
questões;
Tirar foto e encaminhar via
e-mail;
No assunto do e-mail deve ser
informado: Nome da Escola / Nome, Número, Série do aluno.
PARA ONDE O ALUNO DEVE
ENVIAR A ATIVIDADE?
Dúvidas: Encaminhar no grupo
do Whatsapp.
QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA
ATIVIDADE?
Data: 07/05/2020
PRÉ-MODERNISMO
LITERATURA
O
avanço científico e tecnológico no início do século XX traz
novas perspectivas à humanidade. As invenções contribuem para um
clima de conforto e praticidade. Afinal, o telefone, a lâmpada
elétrica, o automóvel e o telégrafo começam a influenciar,
definitivamente, a vida das pessoas.
Além
dessas, a arte mostrou um inovado meio de comunicação, diversão e
entretenimento: o cinema.
É
em meio a tanto progresso que a 1ª Guerra Mundial eclode. Em meio a
tantos acontecimentos, havia muito que se dizer, e por isso, a
literatura é vasta nos primeiros anos do século XX. Logo, os
estilos literários vão desde os poetas parnasianos e simbolistas
(que ainda produziam) até os que se concentravam na política e nas
peculiaridades de sua região.
Chamamos
de Pré-Modernismo a essa fase de transição literária entre as
escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas.
Enquanto
a Europa preparava-se para a guerra, o Brasil vivia a chamada
política do “café-com-leite”, onde os grandes latifundiários
do café dominavam a economia.
Ao
passo que esta classe dominante e consumista seguia a moda europeia,
as agitações sociais aconteciam, principalmente no Nordeste.
Na
Bahia, ocorre a famosa “Revolta de Canudos”, que inspirava a obra
“Os Sertões” do escritor Euclides da Cunha. Em 1910, a rebelião
“Revolta da chibata” era liderada por João Cândido, o
“Almirante Negro”, contra os maltratos vividos na Marinha.
Aos
poucos, a República “café-com-leite” ficava em crise e em 1920
começam os burburinhos da Semana de Arte Moderna, que marcaria o
início do Modernismo no Brasil.
Os
principais escritores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Lima
Barreto, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Augusto dos Anjos.
Os
marcos literários são, especialmente, o já citado “Os Sertões”,
de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha.
O
Pré-Modernismo não chega a ser considerado uma “escola
literária”, pois não há um grupo de escritores que seguem a
mesma linha temática ou os mesmos traços literários.
Por
Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Graduada em Letras
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/pre-modernismo.htm
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Na fotografia, os organizadores da Semana de Arte Moderna, entre eles Guilherme de Almeida e Mario de Andrade
Por Luana Castro
Graduada em Letras
Por Luana Castro
Graduada em Letras
Matemática
PROJETO DE VIDA
FÍSICA
GEOGRAFIA
SOCIOLOGIA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO DE 2020
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
EDUCAÇÃO FÍSICA
LITERATURA
PRÉ-MODERNISMO
O
pré-modernismo esteve calcado nas grandes mudanças políticas,
sociais e econômicas da época em que se fez visto por meio das
grandes representatividades artísticas.
O
universo literário está ligado à forma como o artista se coloca
diante da realidade (seja ela histórica, política, econômica ou
social) para criar suas obras. Essa forma de ver a realidade e
transpô-la para o papel muitas vezes se materializa como forma de
repúdio, de ruptura com moldes passadistas, e foi assim que ocorreu
com os artistas que compuseram o período
pré-modernista,
ou seja, resolveram implantar uma literatura de cunho nacionalista,
uma literatura que pudesse retratar acerca da realidade brasileira,
levando em conta seus aspectos mais críticos. Esse novo
posicionamento foi justamente para contrapor as ideias até então
materializadas, demarcadas pelo gosto, pela adesão a tudo que era
importado, haja vista que as tendências se baseavam numa cópia de
tudo que se fazia presente na moda parisiense. Assim, compuseram esse
cenário de “denúncia da realidade brasileira” autores de grande
peso, tais como Graça Aranha, Euclides da Cunha, Lima Barreto e
Monteiro Lobato, sendo que esse último se voltou mais acirradamente
para as questões relativas à miséria campesina, buscando uma
sociedade mais justa, o que podemos perceber bem na obra “Urupês”.
Mediante
todas as informações que estarão registradas nesta subseção,
você poderá perceber que a literatura pré-modernista esteve
amplamente arraigada em questões políticas, demarcadas pela aliança
feita entre os cafeicultores de São Paulo e os produtores de leite
de Minas Gerais, o que resultou na política do café-com-leite; em
questões econômicas, haja vista que com o declínio da atividade
açucareira no Nordeste, tal região se manteve totalmente ao descaso
dos políticos - o que ocasionou o fluxo migratório para o
centro-sul do país; e também em questões sociais, pois foi uma
época de muitas revoltas, provenientes da urbanização, do
crescimento da classe operária e da marginalização dos escravos
recém-libertados.
Dessa
forma, não é de desacreditar que as percepções advindas desse
meio social eram materializadas por meio da arte, registrada no
grande acervo cultural de que podemos usufruir, pois singulares foram
os representantes da época alvo de nossos estudos. Assim, ao se
interagir melhor com todas as informações atribuídas a tudo que se
deu no pré-modernismo, fará importantes descobertas. Por essa razão
não deixe de imergir nesse universo da literatura, em que a palavra
tem sua vez e voz, que aqui, somente aqui, encontra-se demarcado para
você, alvo principal de todos os intentos a que nos propomos.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Capa
de uma obra do pré-modernismo – Os Sertões
LIMA BARRETO
Assista
ao vídeo:
Atividade:
Escreva um texto,
explicando com suas palavras o que você entendeu sobre o
Pré-Modernismo.
Mínimo 10 linhas
e máximo 20 linhas.
Caderno –
Literatura.
COMO O ALUNO DEVE REALIZAR
A ATIVIDADE?
Tirar
foto e encaminhar via e-mail;
No
assunto do e-mail deve ser informado: Nome da Escola / Nome, Número,
Série do aluno.
PARA ONDE O ALUNO DEVE
ENVIAR A ATIVIDADE?
Dúvidas:
Encaminhar no grupo do Whatsapp.
QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA
ATIVIDADE?
Data:
07/05/2020
SEMANA DE ARTE MODERNA
LITERATURA
Evento
que marcou para sempre a literatura brasileira e as artes em geral, a
Semana de Arte Moderna ajudou a divulgar e a solidificar os ideais
modernistas.
Você
conhece a história da Semana
de Arte Moderna?
Evento que marcou para sempre a arte brasileira, a Semana fez parte
das festividades em comemoração ao centenário da Independência do
Brasil. Foi considerada como a primeira manifestação coletiva
pública na história cultural de nosso país a favor de um espírito
novo e moderno que
contrariasse a arte tradicional de teor conservador que predominava
no Brasil desde o século XIX.
Quando ocorreu? Quem participou?
A Semana
de Arte Moderna foi
realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro
Municipal de São Paulo. O festival contou com uma exposição com
cerca de 100 obras de diversos artistas plásticos, entre eles os
pintores Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Ferrignac, John
Graz, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Yan de Almeida Prado
e Antônio Paim Vieira.
A programação
musical trazia
composições de Villa-Lobos e Debussy, interpretadas por Guiomar
Novaes e Ernani Braga, entre outros, e três sessões lítero-musicais
noturnas, que tiveram a participação
dos literatos e escritores Graça
Aranha, Guilherme de Almeida, Mário
de Andrade,
Menotti Del Picchia, Oswald
de Andrade,
Renato de Almeida, Ronald de Carvalho, Tácito de Almeida, além de
Manuel Bandeira, que, por motivos de saúde, não compareceu à
Semana, mas enviou o poema Os
Sapos, lido
por Ronald de Carvalho na segunda noite do evento.
Aliás,
a leitura
do poema de Manuel
Bandeira foi
considerada como o principal momento da Semana. Com seus versos
explicitamente provocativos e polêmicos, Os sapos teceu uma crítica
aos parnasianos, grupo que ainda dominava o gosto do público
brasileiro. Por esse motivo, o poema foi lido sob protestos da
plateia, que reagiu por meio de vaias e gritos, comoção exagerada
que acabou interrompendo a sessão.
Os
Sapos
Enfunando
os papos,
Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: - "Meu pai foi à guerra!" - "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". O sapo-tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: - "Meu cancioneiro É bem martelado. Vede como primo Em comer os hiatos! Que arte! E nunca rimo Os termos cognatos. O meu verso é bom Frumento sem joio. Faço rimas com Consoantes de apoio. Vai por cinquenta anos Que lhes dei a norma: Reduzi sem danos A fôrmas a forma. Clame a saparia Em críticas céticas: Não há mais poesia, Mas há artes poéticas..." |
Urra
o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei!"- "Foi!" - "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". Brada em um assomo O sapo-tanoeiro: - A grande arte é como Lavor de joalheiro. Ou bem de estatuário. Tudo quanto é belo, Tudo quanto é vário, Canta no martelo". Outros, sapos-pipas (Um mal em si cabe), Falam pelas tripas, - "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!". Longe dessa grita, Lá onde mais densa A noite infinita Veste a sombra imensa; Lá, fugido ao mundo, Sem glória, sem fé, No perau profundo E solitário, é Que soluças tu, Transido de frio, Sapo-cururu Da beira do rio...
Manuel
Bandeira
|
Na fotografia, os organizadores da Semana de Arte Moderna, entre eles Guilherme de Almeida e Mario de Andrade
Objetivos
Com
ideais diametralmente opostos ao parnasianismo,
que prezava a objetividade temática, o culto à forma, a
impessoalidade e a “arte pela arte”, os modernistas recusavam a
arte tradicional e propunham alinhamento com toda produção
artística moderna, sobretudo um alinhamento
com as vanguardas europeias – cubismo, futurismo,
expressionismo, dadaísmo e surrealismo.
Tantas
inovações em um contexto ultraconservador, no que dizia respeito às
artes, naturalmente não seriam bem-vistas, um dos motivos que
abafaram a divulgação do evento. A Semana
de Arte Moderna não alcançou grande repercussão à
época, não merecendo mais do que poucas colunas nos principais
jornais de São Paulo, contudo, sua importância histórica foi
devidamente reconhecida com o passar dos anos.
Embora
não houvesse um projeto artístico em comum que unisse as várias
tendências de renovação apresentadas durante a Semana de Arte
Moderna de 1922, havia, porém, um mesmo desejo que agregava os
artistas: o
de combater a arte tradicional.
O evento não foi propriamente um acontecimento construtivo de
propostas e criação de novas linguagens, mas sim um acontecimento
organizado para expor a rejeição ao conservadorismo vigente na
produção literária, musical e visual brasileira na segunda década
do século XX.
Conforme
dito por Mário de Andrade em uma conferência realizada em 1942 por
ocasião dos vinte anos da Semana de Arte Moderna de 1922,
“o Modernismo,
no Brasil, foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de
técnicas consequentes, foi uma revolta contra o que era a
Inteligência nacional”. Essa ruptura
drástica proposta
pelos primeiros modernistas abriu caminhos para outros escritores e
influenciou significamente toda a literatura produzida não só
durante o século XX, mas também a literatura contemporânea.
Por Luana Castro
Graduada em Letras
Arte
de Di Cavalcanti na capa do programa da Semana de Arte Moderna de
1922
Assista
ao vídeo:
Atividade:
Escreva um texto,
explicando com suas palavras o que você entendeu sobre a Semana de
Arte Moderna.
Mínimo 10 linhas
e máximo 30 linhas.
Caderno –
Literatura.
COMO O ALUNO DEVE REALIZAR
A ATIVIDADE?
Tirar
foto e encaminhar via e-mail;
No
assunto do e-mail deve ser informado: Nome da Escola / Nome, Número,
Série do aluno.
PARA ONDE O ALUNO DEVE
ENVIAR A ATIVIDADE?
Dúvidas:
Encaminhar no grupo do Whatsapp.
QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA
ATIVIDADE?
Data:
07/05/2020
VANGUARDAS EUROPEIAS
LITERATURA
Conjunto
de tendências artísticas oriundas de diferentes países europeus,
as vanguardas europeias influenciaram as artes plásticas e a
literatura em todo o mundo ocidental.
Você
sabe o que são as vanguardas
europeias?
Saber mais sobre essa questão é fundamental para compreender as
origens de um dos mais importantes movimentos da literatura
brasileira, o Modernismo. Inspirados
nas tendências artísticas que eclodiram na Europa no início do
século XX, os modernistas brasileiros criaram um projeto artístico
que tinha como objetivo inovar as artes, rompendo, assim, com os
padrões clássicos que até então ditavam as regras na literatura e
nas artes plásticas.
Podemos
afirmar que na Europa não houve uma arte moderna uniforme, isto é,
não houve um projeto artístico em comum que agregasse os artistas
em uma única causa; o que houve foi um conjunto de tendências
artísticas oriundas de diferentes países e com propostas
específicas, ainda que próximas no que dizia respeito ao sentimento
de inovação e à vontade de romper com a cultura passadista. A
palavra de ordem era inovar, permitir que a liberdade criadora se
manifestasse para que uma arte completamente nova, influenciada pela
subjetividade e certo irracionalismo, pudesse substituir aquilo que
já estava convencionalizado.
Paris
era o principal centro cultural da Europa. Era natural, portanto, que
de lá irradiassem as principais ideias artísticas que
influenciariam não só o continente europeu, mas também o mundo
ocidental. Essas tendências surgiram em um contexto
histórico-político-social conturbado – antes, durante e depois da
Primeira Guerra Mundial – e receberam o nome de correntes
de vanguarda.
A palavra “vanguarda” tem
origem no francês avant-garde e
significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de
vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas
inovadoras e nada convencionais, compreendendo antes de todos aquilo
que posteriormente seria considerado como senso comum.
Entre
as principais correntes de vanguarda estão o Cubismo, o Futurismo, o
Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo. Conheça algumas de suas
principais características:
Cubismo: A
principal expressão artística do Cubismo foi
o pintor espanhol Pablo Picasso. Depois dele, outros artistas
reuniram-se para cultivar as técnicas cubistas até o término da
Primeira Guerra Mundial, em 1918. A convivência entre os escritores
e artistas plásticos propiciou uma intensa troca de ideias e
técnicas, o que possibilitou um interessante diálogo entre as
diversas manifestações artísticas. Entre suas principais
características no que diz respeito à pintura (campo onde o Cubismo
se desenvolveu com maior expressividade), estão a decomposição das
figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de
forma real (realidade fragmentada), a não utilização da
perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor. É importante
observar que o Cubismo influenciou consideravelmente
o Concretismo, movimento
literário brasileiro surgido na década de 1950.
Futurismo: O
marco inicial do Futurismo ocorreu
com a publicação no jornal parisiense Le
Figaro,
em 1909, do Manifesto
Futurista,
escrito pelo italiano Filippo Tommasio Marinetti. O movimento, que
chocou os meios culturais europeus em virtude do caráter violento e
radical de suas propostas, difundiu-se principalmente por meio de
manifestos e conferências, tendo maior receptividade na Itália,
país de Marinetti. Entre as propostas do Futurismo – que encontrou
maior penetração de suas propostas na literatura –, estão a
destruição da sintaxe, a abolição dos adjetivos e advérbios, a
abolição da pontuação e a destruição do eu psicologizante.
Entre os principais adeptos do Futurismo na literatura brasileira
estão os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade,
precursores do Modernismo no Brasil.
Expressionismo: Embora
tenha surgido no final do século XIX, foi nas primeiras décadas do
século XX que o Expressionismo alcançou
seu auge. O movimento artístico surgiu na França e na Alemanha
quando um grupo de pintores denominados
de expressionistas e fauvistas propuseram
o combate ao Impressionismo, tendência da qual eram oriundos e que
dominava as artes àquela época. O Impressionismo era uma arte
basicamente sensorial, uma vez que valorizava a impressão, isto é,
o modo de captação da realidade. Durante e depois da Segunda Guerra
Mundial, o Expressionismo assumiu uma postura mais combativa,
denunciando os horrores do conflito e as condições desumanas às
quais as populações carentes eram submetidas (elementos que se
manifestaram com maior força na literatura). Entre suas principais
características, estão a ênfase na subjetividade, a utilização
arbitrária das cores, os traços fortes e o uso de formas
dramáticas.
Dadaísmo: A
Suíça, por ter se mantido neutra durante a Primeira Guerra Mundial,
recebeu inúmeros artistas provenientes de outros países da Europa,
o que propiciou o encontro desses “fugidos de guerra” que tinham
a intenção de criar um movimento artístico para criticar, por meio
do deboche e da ironia, a civilização decadente representada pelo
conflito bélico. Dessa necessidade de escarnecer da situação
social europeia, nasceu o Dadaísmo, cujas principais características
foram, especialmente no que diz respeito à literatura, o humor e a
irreverência, a agressividade e o ilogismo dos textos, a posição
contrária ao capitalismo e o rompimento com as tradições
artísticas, elementos que conferiram à arte dadá um caráter
anárquico.
Surrealismo: O
movimento surrealista teve
início na França, mais especificamente em Paris, na década de
1920, com a publicação do Manifesto
do Surrealismo (1924),
do escritor francês André Breton. Entre as principais propostas de
Breton, estava a junção da psicanálise à literatura e artes
plásticas, o que despertou o interesse de diversos pintores. O
Surrealismo destacava a importância de extravasar os impulsos
criadores do subconsciente sem que houvesse qualquer tipo de controle
da razão ou do pensamento. Essa técnica, quando transportada para a
literatura, ganhou o nome de “escrita automática” e foi apoiada
por elementos como o ilogismo, o humor negro, o devaneio e uso de
imagens surpreendentes.
No
Brasil, a manifestação de todas essas tendências inovadoras
oriundas da Europa ficou conhecida como Modernismo,
movimento que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao
Expressionismo, para os alemães. O encontro dos principais artistas
que seguiam as vanguardas europeias aconteceria durante a
célebre Semana
de Arte Moderna de
1922, evento que possibilitou a divulgação dos ideais modernistas,
que emergiram principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, para
outras partes do país. A partir de então, a arte e, sobretudo, a
literatura romperiam com a tradição passadista e dariam início a
um projeto artístico que privilegiasse a criação de uma identidade
literária autônoma e alinhada com a cultura brasileira.
Por Luana Castro
Graduada em Letras
Cubismo,
Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo: principais
vanguardas europeias
Assista
aos vídeos:
Atividade:
Escreva um texto,
explicando com suas palavras o que você entendeu sobre as Vanguardas
Europeias.
Mínimo 10 linhas
e máximo 30 linhas.
Caderno –
Literatura.
COMO O ALUNO DEVE REALIZAR
A ATIVIDADE?
Tirar
foto e encaminhar via e-mail;
No
assunto do e-mail deve ser informado: Nome da Escola / Nome, Número,
Série do aluno.
PARA ONDE O ALUNO DEVE
ENVIAR A ATIVIDADE?
Dúvidas:
Encaminhar no grupo do Whatsapp.
QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA
ATIVIDADE?
Matemática
PROJETO DE VIDA
EE
PR-OFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO
DE ESTUDO 1° BIMESTRE
SÉRIE/ANO: 3° ANO A, B, C |
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA |
PROFESSORA: JULIANA |
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020 |
TEMA
|
HORAS
DE ESTUDO
|
HABILIDADE
|
|
-REFLEXÃO
SOBRE A HISTÓRIA DE MALALA
-ESCOLHA
PROFISSIONAL
|
120
MINUTOS
(APROXIMADAMENTE
2 HORAS)
|
2
AULAS
|
-Promover
a reflexão sobre a importância das tomadas de decisão e sobre
as consequências associadas a tais escolhas.
|
O
QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
1ª. Atividade
Fazer uma pequena reflexão de até 25 linhas, sobre a vida de MALALA. Para produzir o seu texto-comentário leve em consideração a vida e as dificuldades da protagonista. Assista no youtube sobre sua história.
2ª. Atividade
RESPONDER NO CADERNO DE PROJETO
DE VIDA, AS PERGUNTAS ABAIXO.
Bom
estudo!
|
|||
Devolutiva
através de e-mail: juscarulis@hotmail.com
|

QUÍMICA
1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas
aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos,
acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.
2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.
Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.
Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)
Experimento (aula prática)
A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)
B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)
Superfície de contato
1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato
ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.
2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)
1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO DE 2020
FILOSOFIA
ELETIVAS
PROJETO DE VIDA
GEOGRAFIA
SOCIOLOGIA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO DE 2020
MATEMÁTICA
ARTE
FILOSOFIA
BIOLOGIA
3ºC
FÍSICA
ELETIVA
PROJETO DE VIDA
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