TECNOLOGIA
EE Profª Amélia dos Santos Musa
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 1°ano B, C, D, E, F , G e H – 2020 – Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas
1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?
Arte
Professora:Lucélia
Série: 1 E
Objetivo: Conhecer e diferenciar
Pesquisar:"O que é arte pública "
Introdução, conteúdo, conclusão e fonte de pesquisa
Exemplificar com imagens
Obs: Dúvidas serão resolvidas pelo nosso blog ou outros meios
Língua Inglesa
ESCOLA
ESTADUAL Profa. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
Matéria: Língua Inglesa Profa.: Sílvia Helena de Melo |
Séries: 1°.s E, F, G e H Data de entrega: Até 08/05/2020 |
Período: de 27/04 a 08/05/2020 Corresponde a 04 aulas. |
Devolver pelo e-mail: shmelo40@gmail.com What’s App (16)9.92381560 |
Tema | Habilidade 01 | Habilidade 02 |
Estratégias de leitura Compreensão
geral e específica: leitura rápida
(skimming, scanning) |
Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. | Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura. |
O QUE É PARA
REALIZAR?
1 - Leia o texto
a seguir. NON-PLASTIC FANTASTIC: Growing Plastic From Corn In
Italy.
Plastic: it is
polluting to produce, drains our natural resources and doesn't break
down naturally. Is it a necessary evil we can't live without? In
Umbria, Italy, a company called Novamont is proving otherwise. It has
created Mater-Bi, a plastic-like product made from corn. Scientists
at Novamont have perfected a technique that turns polymers from corn
starch into a substance that can be processed just like conventional
plastics. But the best thing about Mater-Bi is that it is
biodegradable. When mixed with water, the product dissolves in
minutes and is easily broken down by microorganisms. At Novamont,
they have created a wide range of Mater-Biproducts, including
diapers, pet toys and packaging. Right now, bioplastics like Mater-Bi
are more expensive than their synthetic counterparts, but in certain
applications such as waste disposal, their superiority is undeniable.
Mater-Bi plastic bags filled with organic waste are 20 percent
lighter, a significant saving for cities charged by weight for their
trash disposal. What's more, the bags and their contents break down
naturally into useable compost. The technology is still new, but it
seems likely that products like Mater-Bi will be part of our daily
lives in the decades to come.
(Disponível em:
<http//www.theworldchallenge.co.uk>. Acesso em: 19 abril 2005.)
Baseado no texto
responda as seguintes perguntas :
01. A substância
utilizada no processamento do produto de que trata o texto provém de
A) soja.
B) milho. C)
trigo. D)
aveia.
02. Uma empresa
italiana está
A) financiando uma
tecnologia convencional.
B) demonstrando que
o plástico é um mal necessário.
C) investigando a
ação de compostos tóxicos.
D) fabricando um
tipo de material biodegradável.
03. A Novamont
tem procurado
A) diversificar a
oferta de manufaturados. C)
manter o controle de qualidade.
B) aumentar as
vendas para o exterior. D)
investir em publicidade.
04. Sabe-se que
bioplástico do tipo Mater-Bi
A) destrói
microorganismos.
C) tem custo mais elevado.
B) extingue as
reservas naturais.
D) pesa mais que os similares.
05. A aplicação
do bioplástico é economicamente superior à dos sintéticos, quando
ele é usado na
A) indústria de
embalagem.
C) eliminação de lixo orgânico.
B) confecção de
descartáveis.
D) composição de adubos.
COMO
REALIZAR?
Utilizar dicionário
ou tradutor para fazer a tradução do texto,
Após a pesquisa
detalhada dos vocábulos, fazer uma tradução geral, com informações
principais do texto.
Responder as
atividades: imprimir, copiar ou digitando as respostas.
Se tiver dúvidas
poderá chamar-me no Zap ou mandar e-mail. Responderei assim que
possível.
Eu peço a vocês:
Atenção, capricho e dedicação na realização das atividades.
Quando terminar sua
atividade, envie para a professora. Se possível cumpra o prazo da
entrega: até 08/05/2020
Estamos
juntos ... bom estudo a vocês. Profa. Sílvia Helena
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=295857284901226511#allposts
Língua Portuguesa
Caros alunos,
Vocês receberão atividades semanais para fazer em casa. Quando
retornarmos, darei os vistos no caderno.
Quando houver dúvidas, podem perguntar pelo blog do Musa ou então pelo
meu e-mail profalazaradiniz@gmail.com.
Sabemos que não está fácil essa situação e que vários alunos não
conseguirão acompanhar todo esse processo de ensino à distância. Nada
substitui as aulas presenciais, mas no momento é o que podemos fazer.
Ninguém esperava essa situação.
Vocês, alunos, não serão prejudicados, no que se refere a notas e faltas.
Participem das atividades propostas, seja no Centro de Mídias SP, na TV
Cultura Educação. Tentem fazer as tarefas propostas por seus professores
e também pelo material recebido (apostilas).
Enfim, realizem essas atividades para que tenham algum aprendizado nesse
período de isolamento social.
O importante é se proteger.
Fiquem em casa! Lave as mãos.
Deus abençoe todos vocês.
Abraços
Professora Lázara
Atividade Língua Portuguesa
Professora: Lázara Cristina Diniz
Ensino Médio: 1º Ano E
Período: 27 a 30 de Abril
04 aulas
Objetivo: Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
Habilidades do percurso: Efeitos de Sentido.
Habilidades do bimestre: Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios.
Leia o texto a seguir, de Inácio de Loyola Brandão: O verde
Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore
incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um
lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores;
esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do
cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi certo dia que a
árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte,
sem folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não
voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu:
fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na
árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de
meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador.
Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma,
os olhos brilhando, agressivos e irritados:
— Matei mesmo essa maldita árvore.
— Por quê?
— Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas
flores desgraçadas.
Exercícios:
1). Por que, no começo do texto, o narrador afirma que "Estranha é a cabeça
das pessoas.".
R:
2). Observe a frase: "Na época da floração, ela enchia a calçada de cores." (2º
parágrafo).
a). Qual é a época da floração?
R:
b) O que significa a expressão "enchia a calçada de cores"?
R:
3). Observe a frase: [...] esquecíamos o cinza que nos envolvia [...]" (2º
parágrafo). Que cinza era esse ao qual o autor se referia?
R:
4). Por que a árvore parou de florescer?
R:
5). Releia atentamente a seguinte frase e responda às questões:
"Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro
símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas
as manhãs estava ao pé da árvore com um regador." (2º parágrafo).
A). Qual é a primeira impressão que temos ao ler que a vizinha regava a árvore
todos os dias?
R:
B). Essa impressão se confirma no final do texto? Por quê?
R:
6). Por qual motivo a árvore foi morta?
R:
7). Identifique, no texto, os elementos da narrativa abaixo:
a) Narrador:
b) Espaço:
c) Enredo:
d) Clímax:
e) Desfecho:
Química
PROJETO DE VIDA
Vocês receberão atividades semanais para fazer em casa. Quando
retornarmos, darei os vistos no caderno.
Quando houver dúvidas, podem perguntar pelo blog do Musa ou então pelo
meu e-mail profalazaradiniz@gmail.com.
Sabemos que não está fácil essa situação e que vários alunos não
conseguirão acompanhar todo esse processo de ensino à distância. Nada
substitui as aulas presenciais, mas no momento é o que podemos fazer.
Ninguém esperava essa situação.
Vocês, alunos, não serão prejudicados, no que se refere a notas e faltas.
Participem das atividades propostas, seja no Centro de Mídias SP, na TV
Cultura Educação. Tentem fazer as tarefas propostas por seus professores
e também pelo material recebido (apostilas).
Enfim, realizem essas atividades para que tenham algum aprendizado nesse
período de isolamento social.
O importante é se proteger.
Fiquem em casa! Lave as mãos.
Deus abençoe todos vocês.
Abraços
Professora Lázara
Atividade Língua Portuguesa
Professora: Lázara Cristina Diniz
Ensino Médio: 1º Ano E
Período: 27 a 30 de Abril
04 aulas
Objetivo: Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
Habilidades do percurso: Efeitos de Sentido.
Habilidades do bimestre: Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e
antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios.
Leia o texto a seguir, de Inácio de Loyola Brandão: O verde
Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore
incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um
lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores;
esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do
cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi certo dia que a
árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte,
sem folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não
voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu:
fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na
árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de
meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador.
Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma,
os olhos brilhando, agressivos e irritados:
— Matei mesmo essa maldita árvore.
— Por quê?
— Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas
flores desgraçadas.
Exercícios:
1). Por que, no começo do texto, o narrador afirma que "Estranha é a cabeça
das pessoas.".
R:
2). Observe a frase: "Na época da floração, ela enchia a calçada de cores." (2º
parágrafo).
a). Qual é a época da floração?
R:
b) O que significa a expressão "enchia a calçada de cores"?
R:
3). Observe a frase: [...] esquecíamos o cinza que nos envolvia [...]" (2º
parágrafo). Que cinza era esse ao qual o autor se referia?
R:
4). Por que a árvore parou de florescer?
R:
5). Releia atentamente a seguinte frase e responda às questões:
"Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro
símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas
as manhãs estava ao pé da árvore com um regador." (2º parágrafo).
A). Qual é a primeira impressão que temos ao ler que a vizinha regava a árvore
todos os dias?
R:
B). Essa impressão se confirma no final do texto? Por quê?
R:
6). Por qual motivo a árvore foi morta?
R:
7). Identifique, no texto, os elementos da narrativa abaixo:
a) Narrador:
b) Espaço:
c) Enredo:
d) Clímax:
e) Desfecho:
Química
PROJETO DE VIDA
EE
PR-OFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO
DE ESTUDO 1° BIMESTRE
SÉRIE/ANO: 1° ANO D, E, F, H |
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA |
PROFESSORA: JULIANA |
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020 |
TEMA
|
HORAS
DE ESTUDO
|
QUANTIDADE
DE AULAS
|
HABILIDADE
|
-Empatia
-Amizade
-Identidade |
120
MINUTOS
(APROXIMADAMENTE
2 HORAS)
|
2
AULAS
|
-Propiciar
situações que levem o aluno a reconhecer a importância da
superação das diferenças para a boa convivência e para a
construção do Projeto de vida
|
O
QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
1ª. Atividade
ASSISTA NO YOUTUBE.O filme “A COR DO PARAÍSO”Após assistir o filme, fazer uma pequena reflexão de até 25 linhas, onde seja abordado o valor da empatia e da amizade. E a relação entre a avó e o menino.
2ª. Atividade
Bom
estudo!
|
|||
Devolutiva
através de e-mail: juscarulis@hotmail.com
|
Física
Matemática
FILOSOFIA
EDUCAÇÃO FÍSICA
GEOGRAFIA
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
ELETIVA
TECNOLOGIA
FÍSICA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
MATEMÁTICA

Matemática
FILOSOFIA
QUÍMICA
1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas
aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos,
acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.
2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.
Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.
Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)
Experimento (aula prática)
A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)
B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)
Superfície de contato
1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato
ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.
2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)
1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)
EDUCAÇÃO FÍSICA
GEOGRAFIA
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
ELETIVA
TECNOLOGIA
FÍSICA
PROJETO DE VIDA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
MATEMÁTICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário