segunda-feira, 20 de abril de 2020

Primeiro Ano D- 2020 - Primeiro Bimestre


SEMANA DE 27/04 a 01/05


TECNOLOGIA





EE Profª Amélia dos Santos Musa
   
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação

Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 1°ano B, C, D, E, F , G e H – 2020 – Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas

1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?


Arte

Professora:Lucélia 
Série:           1 D
Objetivo:  Conhecer e diferenciar 

Pesquisar:"O que é  arte pública "
Introdução, conteúdo, conclusão e fonte de pesquisa
Exemplificar com imagens
Obs: Dúvidas serão resolvidas pelo nosso blog ou outros meios 

ELETIVAS


EE PROFESSORA IRENE DIAS RIBEIRO
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE

SÉRIE/ANO:
DISCIPLINA: ELETIVAS
PROFESSOR(A): MARLENE CARDOSO
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020

TEMA
HORAS DE ESTUDO
QUANTIDADE DE AULAS
HABILIDADE
ACOLHIMENTO
90 MINUTOS
(APROXIMADAMENTE 1H30MIN)
2 AULAS
AUTODESENVOLVIMENTO
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?

1)    Relatar através de uma produção textual: sonhos, questionamentos, inseguranças, tristezas, inquietações...
Acrescentar alguns itens, caso necessário.



O texto deverá ser realizado no caderno da matéria.










Língua Portuguesa
 
Caros alunos,
Vocês receberão atividades semanais para fazer em casa. Quando retornarmos, darei os vistos no caderno.
Quando houver dúvidas, podem perguntar pelo blog do Musa ou então pelo meu e-mail profalazaradiniz@gmail.com.
Sabemos que não está fácil essa situação e que vários alunos não conseguirão acompanhar todo esse processo de ensino à distância. Nada substitui as aulas presenciais, mas no momento é o que podemos fazer. Ninguém esperava essa situação.
Vocês, alunos, não serão prejudicados, no que se refere a notas e faltas. Participem das atividades propostas, seja no Centro de Mídias SP, na TV Cultura Educação. Tentem fazer as tarefas propostas por seus professores e também pelo material recebido (apostilas).
Enfim, realizem essas atividades para que tenham algum aprendizado nesse período de isolamento social.
O importante é se proteger.
Fiquem em casa! Lave as mãos.
Deus abençoe todos vocês.
Abraços
Professora Lázara


Atividade Língua Portuguesa


Professora: Lázara Cristina Diniz
Ensino Médio: 1º AnoD
Período: 27 a 30 de Abril
04 aulas
Objetivo: Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
Habilidades do percurso: Efeitos de Sentido.
Habilidades do bimestre: Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios.
Leia o texto a seguir, de Inácio de Loyola Brandão: O verde
Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
Matei mesmo essa maldita árvore.
Por quê?
Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.
Exercícios:
1). Por que, no começo do texto, o narrador afirma que "Estranha é a cabeça das pessoas.".
R:
2). Observe a frase: "Na época da floração, ela enchia a calçada de cores." (2º parágrafo).
a). Qual é a época da floração?
R:
b) O que significa a expressão "enchia a calçada de cores"?
R:
3). Observe a frase: [...] esquecíamos o cinza que nos envolvia [...]" (2º parágrafo). Que cinza era esse ao qual o autor se referia?
R:
4). Por que a árvore parou de florescer?
R:
5). Releia atentamente a seguinte frase e responda às questões:
"Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador." (2º parágrafo).
A). Qual é a primeira impressão que temos ao ler que a vizinha regava a árvore todos os dias?
R:
B). Essa impressão se confirma no final do texto? Por quê?
R:
6). Por qual motivo a árvore foi morta?
R:
7). Identifique, no texto, os elementos da narrativa abaixo:
a) Narrador:
b) Espaço:
c) Enredo:
d) Clímax:
e) Desfecho:

Química



PROJETO DE VIDA


EE PR-OFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE

SÉRIE/ANO: 1° ANO D, E, F, H
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: JULIANA
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020

TEMA
HORAS DE ESTUDO
QUANTIDADE DE AULAS
HABILIDADE
-Empatia
-Amizade
-Identidade
120 MINUTOS
(APROXIMADAMENTE 2 HORAS)
2 AULAS
-Propiciar situações que levem o aluno a reconhecer a importância da superação das diferenças para a boa convivência e para a construção do Projeto de vida
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?

1ª. Atividade

ASSISTA NO YOUTUBE.

O filme “A COR DO PARAÍSO”



Após assistir o filme, fazer uma pequena reflexão de até 25 linhas, onde seja abordado o valor da empatia e da amizade. E a relação entre a avó e o menino.


2ª. Atividade



Bom estudo!
Devolutiva através de e-mail: juscarulis@hotmail.com


Biologia 



ESCOLA – Amélia dos Santos Musa
Professora Pollyana
Disciplina: Biologia
Ano: 1º E.M
Semana de 27 de abril a 01 de maio


Tema
Quantidade de aulas
Habilidade



Cadeia e Teia Alimentar

2 aulas
Identificar e descrever relações alimentares entre seres vivos e representa-las em esquemas (cadeias e teias alimentares)
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
  1. O Rei Leão apareceu pela primeira vez nas telas de cinema em 1994. Além de ser uma releitura da peça de Shakespeare, "Hamlet", o filme também tem uma clara mensagem ecológica. Mufasa, o Rei Leão, no início do filme, afirma claramente quando diz: "Tudo está em um equilíbrio delicado". Mufasa passa a explicar como tudo no seu mundo depende de todo o resto. Escreva esse diálogo entre os dois.
  2. Simba, o filhote jovem que acaba se tornando o rei leão, é a estrela do show. Ele explora três diferentes biomas, a savana, o deserto e a floresta tropical. Escreva uma cadeia alimentar para cada bioma explorado por Simba.


Após assistir a vídeo aula no centro de mídia e ler o ressumo feito em sala de aula sobre cadeias alimentares copie e responda, no caderno de biologia, as 2 questões acima.
O filme “REI LEÃO está disponível nesse link https://www.youtube.com/watch?v=wtt4uiCb2P0
OBS: TIRE FOTO DA ATIVIDADE PRONTA e mande para o meu whatsapp 981292562 NO DIA 06 DE MAIO DAS 7:00h as 12:30h. Não irei aceitar atividades em outro dia ou horário.


FÍSICA


FILOSOFIA

QUÍMICA


1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos, acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.

2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.

Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.

Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)

Experimento (aula prática)

A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)

B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)

Superfície de contato 

1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.

2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)

1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)





EDUCAÇÃO FÍSICA







GEOGRAFIA


FÍSICA



SEMANA DE 04 A 08 DE DE MAIO



HISTÓRIA










PROJETO DE VIDA



TECNOLOGIA




SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO


PORTUGUÊS

 






ARTE


EDUCAÇÃO FÍSICA


INGLÊS
Matemática











BIOLOGIA





Um comentário:

  1. Essa semana que vocês estão colocando é a semana que era para ser entregue às lições?

    ResponderExcluir

Comunicados e Como Navegar No Blog Da Escola

VÍDEO ORIENTADOR PARA O 2ºBIMESTRE

Postagens mais visitadas