TECNOLOGIA
EE Profª Amélia dos Santos Musa
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 2° ano A – 2020 –
Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais
de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa e
reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas
1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece
sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com
suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?
Arte
Professora: Lucélia
Série: 2A
Objetivo: Conhecer e aprender
Tempo de realização: 4 aulas
"SURGIMENTO DO TEATRO"
Pesquisar onde é Como surgiu o teatro E ilustrar com desenhos ou colagens
Obs: Dúvidas serão resolvidas pelo nosso blog ou outros meios
Língua Portuguesa
⇒ Condoreiros (Terceira Geração Romântica): chamada também de social ou hugoana (em homenagem ao escritor francês Victor Hugo, uma espécie de pai dessa geração), é notadamente marcada pela denúncia social. O principal escritor dessa vertente romântica, no Brasil, foi Castro Alves, e, em seus versos, percebe-se claramente um discurso combatente à escravidão vigente em país.
Língua Portuguesa
ROMANTISMO NO BRASIL
LITERATURA
O
Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século
XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser
dividido em três gerações.
O Romantismo foi
um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil,
teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros
Poéticos e Saudades,
de Gonçalves
de Magalhães,
em 1836.
Possuindo manifestações tanto em prosa
quanto em verso, o Romantismo brasileiro é considerado um dos
principais marcos da Literatura em nosso país.
Uma
das razões para isso é a importância da estética
romântica para
o momento histórico em que essa arte está inserida no Brasil: a
chegada da Família Real e a reclassificação do território
nacional, deixando de ser uma colônia de exploração e, doravante,
passando a intitular-se Reino Unido a Portugal. Alguns principais
autores do Romantismo brasileiro são José
de Alencar, Gonçalves
Dias, Álvares
de Azevedo, Casimiro
de Abreu e Castro
Alves.
Contexto histórico
O
principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é
a chegada da Família
Real portuguesa,
em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma
colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino
Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com
isso, uma série de modernizações começou
a ocorrer no país. Algumas das principais delas são:
- criação da imprensa brasileira;
- construção do Museu Nacional (incendiado em 2018);
- fundação do Banco do Brasil;
- decreto de abertura dos portos às nações amigas;
- criação do Ministério da Marinha, das Relações Exteriores e do Tesouro Nacional, assim como a fundação da Casa de Suplicação do Brasil (atual Supremo Tribunal da Justiça).
Características
O
Romantismo é o movimento artístico que representa a burguesia do
século XVIII e XIX, ou seja, o movimento é o de uma produção
da nova
elite da
sociedade, que havia superado os regimes absolutistas em diversos
países. Por conta disso, os ideais dessa
burguesia são aqueles presentes nas obras românticas. Alguns deles
são:
- egocentrismo (culto ao “eu”; o indivíduo como centro da existência);
- nacionalismo;
- exaltação da natureza enquanto cúmplice do sujeito;
- idealização do herói, do amor e da mulher;
- fuga da realidade por meio da morte, do sonho, da loucura ou da arte.
Para
além dessas características gerais, vale ressaltar que as
manifestações da poesia e
da prosa,
dentro do Romantismo, tiveram, cada uma, suas particularidades,
conforme vamos explicar a seguir.
Casimiro
de Abreu foi um dos grandes nomes do ultrarromantismo.*
→Fases do Romantismo na poesia
A
poesia romântica brasileira, para ser mais bem compreendida, pode
ser dividida dentro dos três
grupos ou
gerações que a abarcam: os indianistas, os ultrarromânticos e
os condoreiros.
⇒
Indianistas (Primeira
Geração Romântica):
tiveram como principal expoente o poeta Gonçalves
Dias.
Os poetas indianistas foram os mais nacionalistas entre
os românticos. Em seus poemas, como o célebre I-Juca
Pirama, nota-se
a exaltação da natureza nacional e a construção do índio como
herói brasileiro:
Meu
canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da
tribo Tupi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.
I-Juca
Pirama,
Gonçalves Dias
⇒
Ultrarromânticos (Segunda
Geração Romântica):
também conhecida como byroniana ou spleen,
é marcada pelo sentimentalismo acentuado,
pessimismo e fuga da realidade — pela morte, pelo sonho, pela
loucura ou pela arte. Os principais representantes desse grupo foram
Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.
Eu
deixo a vida como quem deixa o tédio
Do
deserto, o poento caminheiro,
— Como
as horas de um longo pesadelo
Que
se desfaz ao dobre de um sineiro;
Lembrança
de Morrer,
Álvares de Azevedo.
⇒ Condoreiros (Terceira Geração Romântica): chamada também de social ou hugoana (em homenagem ao escritor francês Victor Hugo, uma espécie de pai dessa geração), é notadamente marcada pela denúncia social. O principal escritor dessa vertente romântica, no Brasil, foi Castro Alves, e, em seus versos, percebe-se claramente um discurso combatente à escravidão vigente em país.
Ontem
a Serra Leoa,
guerra,
a caça ao leão,
O
sono dormido à toa
Sob
as tendas d'amplidão!
Hoje...
o porão negro, fundo,
Infecto,
apertado, imundo,
Tendo
a peste por jaguar...
E
o sono sempre cortado
Pelo
arranco de um finado,
E
o baque de um corpo ao mar...
Ontem
plena liberdade,
A
vontade por poder...
Hoje...
cúm'lo de maldade,
Nem
são livres p'ra morrer...
Navio
Negreiro,
Castro Alves.
→ Prosa
O
Romantismo no Brasil coincide com a chegada, no país, da imprensa.
Isso significa que, a partir de então, foi possível publicar
jornais e livros no Brasil, tornando a produção cultural mais
barata e, consequentemente, mais viável. Uma das principais formas
de publicação utilizadas na época era o folhetim,
uma técnica de escrita e divulgação de textos literários (em
geral, romances e novelas) por meio dos jornais e em partes. Dessa
forma, a cada edição do jornal, havia a
publicação
de um capítulo da obra, tal qual observamos nas telenovelas ou
séries contemporâneas.
O
principal prosador do romantismo brasileiro foi José
de Alencar, e
sua obra contém romances indianistas (Iracema e O
Guarani,
por exemplo), prosas urbanas (tais como Senhora)
e narrativas rurais (o romance Til é
um exemplar desse tipo).
Além,
muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu
Iracema.
Iracema,
a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a
asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O
favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia
no bosque como seu hálito perfumado
Mais
rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as
matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação
tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde
pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Iracema,
José de Alencar.
“ Iracema”,
de José de Alencar, é um dos grandes clássicos da Literatura
brasileira.*
Autores e obras
A
seguir, os principais autores do Romantismo brasileiro e suas
respectivas obras:
Segundos
Cantos (1848)
Últimos
Cantos (1851)
Os
Timbiras (1857)
Cantos (1857)
Lira
dos Vinte Anos (1853)
Noite
na Taverna (1855)
Primaveras (1859)
Espumas
Flutuantes (1870)
A
Cachoeira de Paulo Afonso (1876)
Os
Escravos (1883)
O
guarani (1857)
Iracema (1865)
Til (1871)
enhora (1875)
*Créditos das imagens: rook76 / Shutterstock
Por Me. Fernando Marinho
O
Romantismo no Brasil foi um movimento literário que consagrou
grandes nomes de nossa literatura.
Assista
aos seguintes vídeos:
Atividade:
Escreva um texto,
explicando com suas palavras o que você entendeu sobre o Romantismo.
Mínimo 10 e
máximo 30 linhas.
Caderno –
Literatura.
ESCOLA: E. E. AMÉLIA DOS
SANTOS MUSA
ROTEIRO
DE ESTUDO – SEMANA: 27 a 30/04
SÉRIE/ANO: 2º Ano
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
PROFESSORA: Patrícia Aline
TEMA: Comédia de costumes
– Romance urbano; Anúncio Publicitário; Tipos e Gêneros
Textuais.
QUANTIDADE DE AULAS: 5
aulas
HABILIDADE: Estratégias de
leitura para análise de sentidos do texto, a partir de marcas
textuais e diferentes gêneros textuais.
O QUE É PARA O ALUNO
REALIZAR?
Caderno
do aluno:
Atividade 1
Páginas 87 e 88: Responder
questões 1, 2, 3, 4 e 5;
Páginas 88, 89 e 90: Leitura
dos Textos “O Noviço” e “Sobre o autor”;
Páginas 90 e 91: Responder
questões 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Atividade 3
Páginas 92 e 93: Leitura
sobre Anúncio Publicitário;
Página 92: Responder às
quatro questões que estão localizadas no final da página;
Página 93 e 94: Responder às
questões a, b, c, d, e, f, g, h.
Pesquisa:
Realizar uma pesquisa sobre:
Tipos de textos e Gêneros
Textuais.
COMO O ALUNO DEVE REALIZAR
A ATIVIDADE?
A atividade
1 do caderno
do aluno deve ser
realizada no caderno de Língua Portuguesa, na parte de Literatura;
A atividade
3 do caderno
do aluno e a
pesquisa
devem ser realizadas no caderno de Língua Portuguesa, na parte de
Textos – Interpretação / Estrutura / Produção;
É necessário copiar as
questões;
Tirar foto e encaminhar via
e-mail;
No assunto do e-mail deve ser
informado: Nome da Escola/ Nome, Número e Série do aluno.
PARA ONDE O ALUNO DEVE
ENVIAR A ATIVIDADE?
Dúvidas: Encaminhar no grupo
do Whatsapp.
QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA
ATIVIDADE?
Data: 07/05/2020
TECNOLOGIA
Física
QUÍMICA
GEOGRAFIA
BIOLOGIA
HISTÓRIA
SEMANA DE 04 a 08 DE MAIO
TECNOLOGIA
Física
QUÍMICA
GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO FÍSICA
QUÍMICA
1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos, acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.
2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.
Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.
Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)
Experimento (aula prática)
A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)
B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)
Superfície de contato
1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.
2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)
1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)
BIOLOGIA
ESCOLA PROFa AMÉLIA DOS
SANTOS MUSA
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ROTEIRO DE ESTUDO 1°
BIMESTRE
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SÉRIE/ANO: 2° ANO EM
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DISCIPLINA: BIOLOGIA
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PROFESSOR: MÁRCIO LYRIO DA CRUZ
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SEMANA: 27 a 30 ABRIL 2020
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TEMA
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HORAS DE ESTUDO
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QUANTIDADE DE AULAS
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HABILIDADES
|
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90 minutos, Aproximadamente
2horas
|
2 aulas
|
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O que é para o aluno realizar:
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1- O que é uma célula? E onde
são encontradas?
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2- Qual o papel da membrana
celular?
|
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3- Diferenciar seres procariontes
e eucariontes
|
|||
4- Diferenciar seres unicelulares
e pluricelulares e dar um exemplo de cada um
|
|||
5- Diferenciar transporte ativo e
passivo
|
HISTÓRIA
SEMANA DE 04 a 08 DE MAIO
SEMANA DE 04 a 08 DE MAIO
GEOGRAFIA
2
EM
Assistir
as teleaulas indicadas
- O encontro de dois mundos: https://www.youtube.com/watch?v=6rFVDoynYeo&list=PL3qONjKuaO2SiNiPUopk2w0WPiuDCTJZp&index=4
- O povoamento na América: https://www.youtube.com/watch?v=409_c2Z-7v8&list=PL3qONjKuaO2SiNiPUopk2w0WPiuDCTJZp&index=6
Cultura ibérica e natureza tropical : https://www.youtube.com/watch?v=jsPGzv5E5Ac&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=21
Questionário:
Usar
os mapas do link abaixo como apoio
http://professorridaltovaz.blogspot.com/2014/11/mapas-economicos-do-brasil-seculos-xvi.html
1
- Quais foram as primeiras áreas do território brasileiro que foram
colonizados ? Responder através das regiões do IBGE.
2
– Pesquisar e registrar a atividade econômica e os ciclos abaixo,
na pesquisa deve conter o a importância da atividade econômica,
período de desenvolvimento, localização (regiões) e o tipo mão
de obra empregada.
- Ciclo da Cana de Açúcar
- O desenvolvimento da Pecuária – Século XVI
- Ciclo do Ouro
- Ciclo do Café
- Ciclo da Borracha
Assistir
as teleaulas indicadas:
Delimitar o território: https://www.youtube.com/watch?v=7RNOnF8UrFI&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=5
3
– O que é fronteira e como elas são delimitadas ?
4
– Pesquisar e registrar os tratados abaixo
- Tratado de Tordesilhas
- Tratado de Utrecht
- Tratado de Madrid 1750
- Tratado de Santo Idelfonso
- Tratado de Badajoz
- Tratado de Petrópolis (1903)
5
– Qual a importância desses tratados para o Brasil ?
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO DE 2020
FÍSICA
FILOSOFIA
EDUCAÇÃO FÍSICA
INGLÊS
QUÍMICA
HISTÓRIA
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