segunda-feira, 20 de abril de 2020

Primeiro Ano B- 2020 - Primeiro Bimestre

SEMANA DE 27/04 a 01/05


TECNOLOGIA




EE Profª Amélia dos Santos Musa
   
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação

Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 1°ano B, C, D, E, F , G e H – 2020 – Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas

1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?


Arte

Professora:Lucélia 
Série:           1 B
Objetivo:  Conhecer e diferenciar 

Pesquisar:"O que é  arte pública "
Introdução, conteúdo, conclusão e fonte de pesquisa
Exemplificar com imagens
Obs: Dúvidas serão resolvidas pelo nosso blog ou outros meios 

FÍSICAPROJETO DE VIDA

 
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO – 1º BIMESTRE
SÉRIE: 1º ANOs EM – TURMAS: A,B,C
DISCIPLINA: Projeto de Vida
PROFESSORA: PATRICIA FRATESCHI
SEMANA: 27 – 30 DE ABRIL
TEMA HORAS DE ESTUDO QUANTIDADE DE AULA HABILIDADES
Competências Socioemocionais.
1 hora e 30 minutos


2
Conhecer e entender o que são competências socioemocionais;
Realizar um autoconhecimento e identifica quais competências socioemocionais possui e quais precisa melhorar e adquirir.
O QUE O ALUNO DEVE REALIZAR:
O ALUNO DEVE RESPONDER À PERGUNTA FEITA NO GRUPO: SALA DE AULA DA PROFESSORA PATRICIA FRATESCHI, NOS COMENTÁRIOS. A ENTREGA DEVE SER FEITA OU PELO FACEBOOK NO GRUPO (SALA DE AULA DA PROFESSORA PATRICIA FRATESCHI).
ATENÇÃO ALUNOS DOS 1º ANOS A,B,C!
A atividade de Projeto de Vida será em formato de fórum (vocês devem responder à pergunta nos comentários).
CUIDADOS AO ESCREVERAM:
1- Escrever respeitando as regras da língua portuguesa;
2- Não utilizar termos ofensivos ou desrespeitosos.
3- Se for responder algum comentário de outra pessoa, seja respeitoso.
4- Este é um espaço escolar e de aprendizagem, para o nosso crescimento próprio, por isso não será admitido nenhum tipo de intolerância ou desrespeito.
Reflita e responda: Após assistir à aula de Projeto de Vida, quais competências socioemocionais você acredita possuir e quais você ainda precisa melhorar ou adquirir?
Sua participação resultará na efetiva realização da atividade e presença.


Língua Portuguesa

Caros alunos,
Vocês receberão atividades semanais para fazer em casa. Quando retornarmos, darei os vistos no caderno.
Quando houver dúvidas, podem perguntar pelo blog do Musa ou então pelo meu e-mail profalazaradiniz@gmail.com.
Sabemos que não está fácil essa situação e que vários alunos não conseguirão acompanhar todo esse processo de ensino à distância. Nada substitui as aulas presenciais, mas no momento é o que podemos fazer. Ninguém esperava essa situação.
Vocês, alunos, não serão prejudicados, no que se refere a notas e faltas. Participem das atividades propostas, seja no Centro de Mídias SP, na TV Cultura Educação. Tentem fazer as tarefas propostas por seus professores e também pelo material recebido (apostilas).
Enfim, realizem essas atividades para que tenham algum aprendizado nesse período de isolamento social.
O importante é se proteger.
Fiquem em casa! Lave as mãos.
Deus abençoe todos vocês.
Abraços
Professora Lázara



Atividade Língua Portuguesa


Professora: Lázara Cristina Diniz
Ensino Médio: 1º Ano B
Período: 27 a 30 de Abril
04 aulas
Objetivo: Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
Habilidades do percurso: Efeitos de Sentido.
Habilidades do bimestre: Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios.
Leia o texto a seguir, de Inácio de Loyola Brandão: O verde
Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
Matei mesmo essa maldita árvore.
Por quê?
Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.
Exercícios:
1). Por que, no começo do texto, o narrador afirma que "Estranha é a cabeça das pessoas.".
R:
2). Observe a frase: "Na época da floração, ela enchia a calçada de cores." (2º parágrafo).
a). Qual é a época da floração?
R:
b) O que significa a expressão "enchia a calçada de cores"?
R:
3). Observe a frase: [...] esquecíamos o cinza que nos envolvia [...]" (2º parágrafo). Que cinza era esse ao qual o autor se referia?
R:
4). Por que a árvore parou de florescer?
R:
5). Releia atentamente a seguinte frase e responda às questões:
"Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador." (2º parágrafo).
A). Qual é a primeira impressão que temos ao ler que a vizinha regava a árvore todos os dias?
R:
B). Essa impressão se confirma no final do texto? Por quê?
R:
6). Por qual motivo a árvore foi morta?
R:
7). Identifique, no texto, os elementos da narrativa abaixo:
a) Narrador:
b) Espaço:
c) Enredo:
d) Clímax:
e) Desfecho:


Química 

Biologia



ESCOLA – Amélia dos Santos Musa
Professora Pollyana
Disciplina: Biologia
Ano: 1º E.M
Semana de 27 de abril a 01 de maio


Tema
Quantidade de aulas
Habilidade



Cadeia e Teia Alimentar

2 aulas
Identificar e descrever relações alimentares entre seres vivos e representa-las em esquemas (cadeias e teias alimentares)
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
  1. O Rei Leão apareceu pela primeira vez nas telas de cinema em 1994. Além de ser uma releitura da peça de Shakespeare, "Hamlet", o filme também tem uma clara mensagem ecológica. Mufasa, o Rei Leão, no início do filme, afirma claramente quando diz: "Tudo está em um equilíbrio delicado". Mufasa passa a explicar como tudo no seu mundo depende de todo o resto. Escreva esse diálogo entre os dois.
  2. Simba, o filhote jovem que acaba se tornando o rei leão, é a estrela do show. Ele explora três diferentes biomas, a savana, o deserto e a floresta tropical. Escreva uma cadeia alimentar para cada bioma explorado por Simba.


Após assistir a vídeo aula no centro de mídia e ler o ressumo feito em sala de aula sobre cadeias alimentares copie e responda, no caderno de biologia, as 2 questões acima.
O filme “REI LEÃO está disponível nesse link https://www.youtube.com/watch?v=wtt4uiCb2P0
OBS: TIRE FOTO DA ATIVIDADE PRONTA e mande para o meu whatsapp 981292562 NO DIA 06 DE MAIO DAS 7:00h as 12:30h. Não irei aceitar atividades em outro dia ou horário.




FÍSICA




EDUCAÇÃO FÍSICA






QUÍMICA


1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos, acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.

2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.

Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.

Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)

Experimento (aula prática)

A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)

B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)

Superfície de contato 

1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.

2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)

1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)


HISTÓRIA 





FILOSOFIA







GEOGRAFIA




TECNOLOGIA





SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO

PORTUGUÊS




ARTE





EDUCAÇÃO FÍSICA





INGLÊS


Matemática











BIOLOGIA








Um comentário:

Comunicados e Como Navegar No Blog Da Escola

VÍDEO ORIENTADOR PARA O 2ºBIMESTRE

Postagens mais visitadas