segunda-feira, 20 de abril de 2020

Nono Ano RC- 2020 - Primeiro Bimestre

SEMANA DE 27/04 a 01/05

TECNOLOGIA

EE Profª Amélia dos Santos Musa

Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação

Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 9° ano B – 2020 –
Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais
de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa e
reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas

1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece
sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com
suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?


 HISTÓRIA

E. E. “PROFA. AMELIA DOS SANTOS MUSA”
Roteiro de Estudos
ANO/SÉRIE: 9ºANO RC
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
PROFESSORA: MARLENE MARTIMIANO
Whatsapp: (16)988263226
Email: marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br
PERÍODO: 27 a 30 de ABRIL de 2020


TEMA
HORAS DE ESTUDO
QUANTIDADE
DE AULAS
HABILIDADE(S)

O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX




180 min



 
04
  • Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
  • Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

ATIVIDADES
  • Pesquisar os seguintes conceitos (o que são):
Coronelismo
Oligarquias ou poder oligárquico
Voto de cabresto

  • Pesquisar sobre a República da Espada (1889-1894):
O Encilhamento de Rui Barbosa
O fechamento do Congresso por Marechal Deodoro da Fonseca

ENTREGA
As pesquisas devem ser realizadas no caderno de História.


ARTE


Escola – Professora Amélia dos Santos Musa.
Roteiro de estudo primeiro bimestre

Série/ano: 9 º A, B e C
Disciplina: Arte
Professor(a) Solange de Morais Antero da Silva
Semana de 04 a 08 de Maio
Tema: artes visuais
2 aulas de 45 min
Habilidade/competência (EF07AR01)



Leia o texto 1: Responda as questões de 1 a 4

A Arte indígena no Brasil

A arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras de o índio expressar a sua cultura. Cada tribo indígena possui comportamentos e costumes próprios que as diferenciam uma das outras. Logo, isso também interfere na maneira como eles produzem sua arte. Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e rituais. Para desenvolver a arte, os índios também fazem uso de outros elementos complementares, como a madeira, miçangas, palmas, sementes, cipó, couros, ossos, casca de coco, dentes, conchas, garras, etc.
Cerâmica indígena
A cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de Marajó, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico, pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades importantes da tribo. Contudo, até os dias atuais ainda são produzidas urnas funerárias feitas em cerâmicas, além de outros produtos, como: pratos, vasos, brinquedos, potes, estátuas, esculturas, instrumentos, entre outros. A arte marajoara inclusive se destaca por produzir um tipo de cerâmica com qualidade e rara beleza.
Pintura corporal indígena
A pintura corporal é, sem dúvidas, a arte indígena brasileira mais representativa dos índios. Isso porque ela não busca apenas um valor estético, mas a sim a transmissão de valores culturais de cada tribo. Ela é muito utilizada durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando as posições hierárquicas das entidades mais importantes da tribo. Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.
Máscaras indígenas
Outro exemplo de arte indígena brasileira são as máscaras produzidas pelos índios. Elas são feitas com cascas de árvore e cabaças de palha de buriti. São usadas em danças cerimoniais, e no momento dos rituais, representam a figura viva do ser sobrenatural. Para os índios, esse simbolismo é uma maneira de aproximá-los das forças sobrenaturais, onde eles sentem que essas forças os ajudam a ler os códigos inscritos nos rituais e mitos. Além disso, os índios atribuem o uso da máscara à representação de entidades que conflitaram com eles no passado. Sendo assim, durante as cerimônias essas máscaras são usadas para acalmar essas mesmas entidades.
01- A cerâmica de Marajó tinha diversas finalidades na comunidade indígena, utilizavam como pratos, estátuas dentre outras. A imagem mostrada refere-se a qual finalidade na cerâmica marajoara?
A) Estátua.
B) Urna funerária.
C) Vaso para água.
D) Vaso para plantas.

02- Os índios pintavam seus corpos durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando a posição hierárquica das entidades mais importantes da tribo. Quais plantas e frutos eles utilizavam para fazer as tintas?
A) Urucum e jenipapo.
B) Urucum e mamão.
C) Jenipapo e mamão.
D) Carvão e urucum.

03- As máscaras produzidas pelos índios eram feitas com cascas de árvore e cabaças de palha de buriti. Onde essas máscaras eram utilizadas?

A) Durante os rituais.
B) Durante um funeral.
C) Durante uma dança.
D) Durante um casamento
.
04- A tribo dos Marajós fica localizada em que estado do brasil?

A) Bahia.
B) Minas Gerais.
C) Amazonas.
D) Pernambuco.

Leia o texto 2: Responda as perguntas a seguir.

Tipos de Arte Urbana

Grafite: sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção;
Apresentações: as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos;
Instalações: é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua;
Estêncil: bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos;
Cartazes: é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados cartazes pela cidade;
Autocolantes e Colagem: também chamada de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos;
Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc..
Estátuas Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo.

01- Na Arte urbana os artistas se apresentam em diversos espaços da cidade. Dentre essas apresentações, uma se destaca pela performance do artista. Na imagem abaixo é demonstrado essa situação. Qual o nome dessa performance?
A) Estátua viva. B) Instalação. C) Sticker art. D) Body art.

02- Na imagem é demonstrado uma das diversas formas da arte de rua. Como se chama esse tipo de arte?
  1. Estátua viva. B) Instalação. C) Body art. D) Sticker art.

03- A arte que é desenvolvida nas ruas por artistas normalmente desconhecidos é chamada de:

A) Arte urbana. B) Arte das ruas. C) Arte desconhecida. D) Arte performática.


04- Bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos. Qual o nome desta técnica?

A) Estêncil. B) Cartazes. C) Grapicho. D) Moldista.

05- Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade. Qual estilo de arte é esse?

A) Pintura abstrata. B) Pintura rupestre. C) Pintura grafite. D) Pintura moderna.

Língua Inglesa


ESCOLA ESTADUAL Profa. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA


Matéria: Língua Inglesa Profa.: Sílvia Helena de Melo
Séries: 9°.s A , B e RC Data de entrega: Até 08/05/2020
Período: de 27/04 a 08/05/2020 Corresponde a 04 aulas.
Devolver pelo e-mail: shmelo40@gmail.com What’s App (16)9.92381560
ROTEIRO DE ESTUDOS DO PRIMEIRO BIMESTRE.


Tema Habilidade 01 Habilidade 02
Estratégias de leitura Compreensão geral e específica: leitura rápida
(skimming, scanning)
Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.


O QUE É PARA REALIZAR.
1 - Leia o texto a seguir.
Mary is a nice woman. She is a nurse and works in a big hospital. She works at night on weekends. Mary has
two young children and they are very intelligent. Their names are "Jack" and "Julie". Jack is nine years old and Julie is eleven years old. Jack likes soccer and Julie loves movies. Jack wants to be a soccer player and Julie wants to be a movie star.
Mary likes to be with her children when she isn't working - they play board games together. Mary's family is very happy, especially when Jake, Mary's husband, is at home with them. Jake usually travels a lot and visits different places - he is a truck driver.
Vocabulary: Board games: jogos de tabuleiro
2. Answer the questions in English- respondam as perguntas em Inglês
A. What does Mary do? __________________________________________________________________
B. Where does she work?________________________________________________________________
C. Is Mary married or single?______________________________________________________________
D. How many children does she have?______________________________________________________


3. Traduzam as sentenças a seguir para o português.
A. Mary likes to be with her children when she isn't working.______________________________________
B. They play board games together.________________________________________________________
C. My uncle is a truck driver.______________________________________________________________
D. My cousin wants to be a pop star and his sister wants to be a famous doctor. _____________________________________________________________________________________


COMO REALIZAR?
Imprimir, copiar ou responder as atividades digitando as respostas.
Utilizar dicionário ou tradutor para fazer a tradução do texto, responder as perguntas
Após a pesquisa detalhada dos vocábulos, fazer uma tradução geral, com informações principais do texto.
Se tiver dúvidas poderá chamar-me no Zap, página do facebook, Messenger, blog ou mandar e-mail.
Responderei assim que possível.
Eu peço a vocês: Atenção, capricho e dedicação na realização das atividades.
Quando terminar sua atividade, envie para a professora. Se possível cumpra o prazo da entrega: até 08/05/2020
Estamos juntos ... bom estudo a vocês. Profa. Sílvia Helena
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=295857284901226511#allposts


PORTUGUÊS
 
 ] 
 
 


Objetivo da Aula
Atividade de interpretação de texto, indicada para alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos”.
ESCOLA:_________________________DATA:______.


PROF: Elsie Aparecida Delfino


TURMA:9RC e 9B.
NOME:_______________________________________.

Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos.
Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”. Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos deles.
Laryssa Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu contar logo para a mãe sobre o início do relacionamento com Matheus.
Conheci ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
(André Martins)
RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO
1)A palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o sentido dela?
R:
2) O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o texto?
R:
3) Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?
R:
4) Onde foi que os namorados conheceram-se?
R:
5) Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.
R:
6) A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por qual alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a) Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas
7) De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a namorar sério cada vez mais cedo?
a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De 12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.
8) “Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa fala?
a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d) Laryssa.
e) O autor do texto.
9) A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?
a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma notícia.
10) Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se encontrar onde?
a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de Laryssa.


 

CIÊNCIAS
 
 
 
 


ESCOLA PROFa AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE

SÉRIE/ANO: 9RC
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR: MÁRCIO LYRIO DA CRUZ
SEMANA: 27 a 30 ABRIL 2020

TEMA
HORAS DE ESTUDO
QUANTIDADE DE AULAS
HABILIDADES
Átomos e moléculas
225 minutos, Aproximadamente 4horas
4 aulas
  • Comparar diferentes modelos atômicos
  • Reconhecer do que é constituída a matéria
  • Identificar que os estudos são feitos fazendo suposições
O que é para o aluno realizar:
1- Explicar como é um átomo identificando núcleo, prótons, nêutrons e elétrons, pode ser feito um desenho com legenda.
2- Pesquisar onde os átomos são encontrados
3- Diferença entre átomo e molécula
4- Quais foram os avanços sobre a explicação da estrutura do átomo de um modelo atômico para outro. O que Dalton, Thompson e Rutherford diziam cada um sobre o átomo.

 
 
 
EDUCAÇÃO FÍSICA
 
 
 
 
 
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
 
 
PORTUGUÊS 




9RC

Redigir um texto no máximo 20 linhas sobre o tema do livro Amar.

Procurar no dicionário o significado das palavras do livro:

padronizada,pixels,pilantra,zombeteiro,toga,rapazote,debochou,manauara,,sentenciou,resignado,desconexas,brucutu,euforia,agouro,estrambólico,utopias,turbulência,ogro,moçoilo,hangar e dunas


 Obs: Precisando de ajuda só me chamar   in box.Professora Elsie
   

HISTÓRIA

 

SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO


Língua Inglesa


TECNOLOGIA





PORTUGUÊS




ARTE

 MATEMÁTICA



EDUCAÇÃO FÍSICA
 

 CIÊNCIAS
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicados e Como Navegar No Blog Da Escola

VÍDEO ORIENTADOR PARA O 2ºBIMESTRE

Postagens mais visitadas