segunda-feira, 20 de abril de 2020

Terceiro Ano B- 2020 - Primeiro Bimestre


SEMANA DE 27/04 a 01/05



TECNOLOGIA


EE Profª Amélia dos Santos Musa

Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação

Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 3° ano B – 2020 –
Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais
de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa e
reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas

1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece
sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com
suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?


 Arte


Professora: Lucélia 
Série:            3 B

Objetivo: compreender e diferenciar  

Tempo de realização: 2 aulas

"DIFERENCIAR SER POLITICO,DE ATO POLITICO"
Leiam o texto da página 193 do livro Arte e interação  e dêem  sua opinião. 

Obs: Dúvidas serão resolvidas pelo nosso blog ou outros meios .

HISTÓRIA 

Língua Portuguesa 
 

PRÉ-MODERNISMO

LITERATURA


O avanço científico e tecnológico no início do século XX traz novas perspectivas à humanidade. As invenções contribuem para um clima de conforto e praticidade. Afinal, o telefone, a lâmpada elétrica, o automóvel e o telégrafo começam a influenciar, definitivamente, a vida das pessoas.
Além dessas, a arte mostrou um inovado meio de comunicação, diversão e entretenimento: o cinema.
É em meio a tanto progresso que a 1ª Guerra Mundial eclode. Em meio a tantos acontecimentos, havia muito que se dizer, e por isso, a literatura é vasta nos primeiros anos do século XX. Logo, os estilos literários vão desde os poetas parnasianos e simbolistas (que ainda produziam) até os que se concentravam na política e nas peculiaridades de sua região.
Chamamos de Pré-Modernismo a essa fase de transição literária entre as escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas.
Enquanto a Europa preparava-se para a guerra, o Brasil vivia a chamada política do “café-com-leite”, onde os grandes latifundiários do café dominavam a economia.
Ao passo que esta classe dominante e consumista seguia a moda europeia, as agitações sociais aconteciam, principalmente no Nordeste.
Na Bahia, ocorre a famosa “Revolta de Canudos”, que inspirava a obra “Os Sertões” do escritor Euclides da Cunha. Em 1910, a rebelião “Revolta da chibata” era liderada por João Cândido, o “Almirante Negro”, contra os maltratos vividos na Marinha.
Aos poucos, a República “café-com-leite” ficava em crise e em 1920 começam os burburinhos da Semana de Arte Moderna, que marcaria o início do Modernismo no Brasil.
Os principais escritores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Augusto dos Anjos.
Os marcos literários são, especialmente, o já citado “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha.
O Pré-Modernismo não chega a ser considerado uma “escola literária”, pois não há um grupo de escritores que seguem a mesma linha temática ou os mesmos traços literários.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Primeira Guerra Mundial e República do “café-com-leite”: momentos históricos que serviram de cenário para o Pré-Modernismo!


https://brasilescola.uol.com.br/literatura/pre-modernismo.htm

LITERATURA



PRÉ-MODERNISMO

O pré-modernismo esteve calcado nas grandes mudanças políticas, sociais e econômicas da época em que se fez visto por meio das grandes representatividades artísticas.
  
O universo literário está ligado à forma como o artista se coloca diante da realidade (seja ela histórica, política, econômica ou social) para criar suas obras. Essa forma de ver a realidade e transpô-la para o papel muitas vezes se materializa como forma de repúdio, de ruptura com moldes passadistas, e foi assim que ocorreu com os artistas que compuseram o período pré-modernista, ou seja, resolveram implantar uma literatura de cunho nacionalista, uma literatura que pudesse retratar acerca da realidade brasileira, levando em conta seus aspectos mais críticos. Esse novo posicionamento foi justamente para contrapor as ideias até então materializadas, demarcadas pelo gosto, pela adesão a tudo que era importado, haja vista que as tendências se baseavam numa cópia de tudo que se fazia presente na moda parisiense. Assim, compuseram esse cenário de “denúncia da realidade brasileira” autores de grande peso, tais como Graça Aranha, Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, sendo que esse último se voltou mais acirradamente para as questões relativas à miséria campesina, buscando uma sociedade mais justa, o que podemos perceber bem na obra “Urupês”.
Mediante todas as informações que estarão registradas nesta subseção, você poderá perceber que a literatura pré-modernista esteve amplamente arraigada em questões políticas, demarcadas pela aliança feita entre os cafeicultores de São Paulo e os produtores de leite de Minas Gerais, o que resultou na política do café-com-leite; em questões econômicas, haja vista que com o declínio da atividade açucareira no Nordeste, tal região se manteve totalmente ao descaso dos políticos - o que ocasionou o fluxo migratório para o centro-sul do país; e também em questões sociais, pois foi uma época de muitas revoltas, provenientes da urbanização, do crescimento da classe operária e da marginalização dos escravos recém-libertados.
Dessa forma, não é de desacreditar que as percepções advindas desse meio social eram materializadas por meio da arte, registrada no grande acervo cultural de que podemos usufruir, pois singulares foram os representantes da época alvo de nossos estudos. Assim, ao se interagir melhor com todas as informações atribuídas a tudo que se deu no pré-modernismo, fará importantes descobertas. Por essa razão não deixe de imergir nesse universo da literatura, em que a palavra tem sua vez e voz, que aqui, somente aqui, encontra-se demarcado para você, alvo principal de todos os intentos a que nos propomos.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Capa de uma obra do pré-modernismo – Os Sertões


LIMA BARRETO



Assista ao vídeo:


Atividade:
Escreva um texto, explicando com suas palavras o que você entendeu sobre o Pré-Modernismo.
Mínimo 10 linhas e máximo 20 linhas.
Caderno – Literatura.
COMO O ALUNO DEVE REALIZAR A ATIVIDADE?
Tirar foto e encaminhar via e-mail;
No assunto do e-mail deve ser informado: Nome da Escola / Nome, Número, Série do aluno.

PARA ONDE O ALUNO DEVE ENVIAR A ATIVIDADE?
Dúvidas: Encaminhar no grupo do Whatsapp.

QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA ATIVIDADE?
Data: 07/05/2020




SEMANA DE ARTE MODERNA

LITERATURA

Evento que marcou para sempre a literatura brasileira e as artes em geral, a Semana de Arte Moderna ajudou a divulgar e a solidificar os ideais modernistas.
  
Você conhece a história da Semana de Arte Moderna? Evento que marcou para sempre a arte brasileira, a Semana fez parte das festividades em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Foi considerada como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural de nosso país a favor de um espírito novo e moderno que contrariasse a arte tradicional de teor conservador que predominava no Brasil desde o século XIX.

Quando ocorreu? Quem participou?

Semana de Arte Moderna foi realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O festival contou com uma exposição com cerca de 100 obras de diversos artistas plásticos, entre eles os pintores Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Ferrignac, John Graz, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Yan de Almeida Prado e Antônio Paim Vieira.
programação musical trazia composições de Villa-Lobos e Debussy, interpretadas por Guiomar Novaes e Ernani Braga, entre outros, e três sessões lítero-musicais noturnas, que tiveram a participação dos literatos e escritores Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Renato de Almeida, Ronald de Carvalho, Tácito de Almeida, além de Manuel Bandeira, que, por motivos de saúde, não compareceu à Semana, mas enviou o poema Os Sapos, lido por Ronald de Carvalho na segunda noite do evento.
Aliás, a leitura do poema de Manuel Bandeira foi considerada como o principal momento da Semana. Com seus versos explicitamente provocativos e polêmicos, Os sapos teceu uma crítica aos parnasianos, grupo que ainda dominava o gosto do público brasileiro. Por esse motivo, o poema foi lido sob protestos da plateia, que reagiu por meio de vaias e gritos, comoção exagerada que acabou interrompendo a sessão.
Os Sapos
Enfunando os papos, 
Saem da penumbra, 
Aos pulos, os sapos. 
A luz os deslumbra. 

Em ronco que aterra, 
Berra o sapo-boi: 
- "Meu pai foi à guerra!" 
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". 

O sapo-tanoeiro, 
Parnasiano aguado, 
Diz: - "Meu cancioneiro
É bem martelado. 

Vede como primo 
Em comer os hiatos! 
Que arte! E nunca rimo 
Os termos cognatos. 

O meu verso é bom 
Frumento sem joio. 
Faço rimas com 
Consoantes de apoio. 

Vai por cinquenta anos 
Que lhes dei a norma: 
Reduzi sem danos 
A fôrmas a forma. 

Clame a saparia 
Em críticas céticas:
Não há mais poesia, 
Mas há artes poéticas..." 
Urra o sapo-boi: 
- "Meu pai foi rei!"- "Foi!" 
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". 

Brada em um assomo 
O sapo-tanoeiro: 
- A grande arte é como 
Lavor de joalheiro. 

Ou bem de estatuário. 
Tudo quanto é belo, 
Tudo quanto é vário, 
Canta no martelo". 

Outros, sapos-pipas 
(Um mal em si cabe), 
Falam pelas tripas, 
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!". 

Longe dessa grita, 
Lá onde mais densa 
A noite infinita 
Veste a sombra imensa; 

Lá, fugido ao mundo, 
Sem glória, sem fé, 
No perau profundo 
E solitário, é 

Que soluças tu, 
Transido de frio, 
Sapo-cururu 
Da beira do rio...
Manuel Bandeira

Na fotografia, os organizadores da Semana de Arte Moderna, entre eles Guilherme de Almeida e Mario de Andrade

Objetivos

Com ideais diametralmente opostos ao parnasianismo, que prezava a objetividade temática, o culto à forma, a impessoalidade e a “arte pela arte”, os modernistas recusavam a arte tradicional e propunham alinhamento com toda produção artística moderna, sobretudo um alinhamento com as vanguardas europeias – cubismofuturismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo.
Tantas inovações em um contexto ultraconservador, no que dizia respeito às artes, naturalmente não seriam bem-vistas, um dos motivos que abafaram a divulgação do evento. A Semana de Arte Moderna não alcançou grande repercussão à época, não merecendo mais do que poucas colunas nos principais jornais de São Paulo, contudo, sua importância histórica foi devidamente reconhecida com o passar dos anos.
Embora não houvesse um projeto artístico em comum que unisse as várias tendências de renovação apresentadas durante a Semana de Arte Moderna de 1922, havia, porém, um mesmo desejo que agregava os artistas: o de combater a arte tradicional. O evento não foi propriamente um acontecimento construtivo de propostas e criação de novas linguagens, mas sim um acontecimento organizado para expor a rejeição ao conservadorismo vigente na produção literária, musical e visual brasileira na segunda década do século XX.
Conforme dito por Mário de Andrade em uma conferência realizada em 1942 por ocasião dos vinte anos da Semana de Arte Moderna de 1922, “o Modernismo, no Brasil, foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de técnicas consequentes, foi uma revolta contra o que era a Inteligência nacional”. Essa ruptura drástica proposta pelos primeiros modernistas abriu caminhos para outros escritores e influenciou significamente toda a literatura produzida não só durante o século XX, mas também a literatura contemporânea.

Por Luana Castro
Graduada em Letras
Arte de Di Cavalcanti na capa do programa da Semana de Arte Moderna de 1922


Assista ao vídeo:


Atividade:
Escreva um texto, explicando com suas palavras o que você entendeu sobre a Semana de Arte Moderna.
Mínimo 10 linhas e máximo 30 linhas.
Caderno – Literatura.
COMO O ALUNO DEVE REALIZAR A ATIVIDADE?
Tirar foto e encaminhar via e-mail;
No assunto do e-mail deve ser informado: Nome da Escola / Nome, Número, Série do aluno.

PARA ONDE O ALUNO DEVE ENVIAR A ATIVIDADE?
Dúvidas: Encaminhar no grupo do Whatsapp.

QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA ATIVIDADE?
Data: 07/05/2020



VANGUARDAS EUROPEIAS

LITERATURA

Conjunto de tendências artísticas oriundas de diferentes países europeus, as vanguardas europeias influenciaram as artes plásticas e a literatura em todo o mundo ocidental.


Você sabe o que são as vanguardas europeias? Saber mais sobre essa questão é fundamental para compreender as origens de um dos mais importantes movimentos da literatura brasileira, o Modernismo. Inspirados nas tendências artísticas que eclodiram na Europa no início do século XX, os modernistas brasileiros criaram um projeto artístico que tinha como objetivo inovar as artes, rompendo, assim, com os padrões clássicos que até então ditavam as regras na literatura e nas artes plásticas.
Podemos afirmar que na Europa não houve uma arte moderna uniforme, isto é, não houve um projeto artístico em comum que agregasse os artistas em uma única causa; o que houve foi um conjunto de tendências artísticas oriundas de diferentes países e com propostas específicas, ainda que próximas no que dizia respeito ao sentimento de inovação e à vontade de romper com a cultura passadista. A palavra de ordem era inovar, permitir que a liberdade criadora se manifestasse para que uma arte completamente nova, influenciada pela subjetividade e certo irracionalismo, pudesse substituir aquilo que já estava convencionalizado.
Paris era o principal centro cultural da Europa. Era natural, portanto, que de lá irradiassem as principais ideias artísticas que influenciariam não só o continente europeu, mas também o mundo ocidental. Essas tendências surgiram em um contexto histórico-político-social conturbado – antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial – e receberam o nome de correntes de vanguarda. A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde e significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais, compreendendo antes de todos aquilo que posteriormente seria considerado como senso comum.
Entre as principais correntes de vanguarda estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo. Conheça algumas de suas principais características:
Cubismo: A principal expressão artística do Cubismo foi o pintor espanhol Pablo Picasso. Depois dele, outros artistas reuniram-se para cultivar as técnicas cubistas até o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918. A convivência entre os escritores e artistas plásticos propiciou uma intensa troca de ideias e técnicas, o que possibilitou um interessante diálogo entre as diversas manifestações artísticas. Entre suas principais características no que diz respeito à pintura (campo onde o Cubismo se desenvolveu com maior expressividade), estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor. É importante observar que o Cubismo influenciou consideravelmente o Concretismo, movimento literário brasileiro surgido na década de 1950.
Futurismo: O marco inicial do Futurismo ocorreu com a publicação no jornal parisiense Le Figaro, em 1909, do Manifesto Futurista, escrito pelo italiano Filippo Tommasio Marinetti. O movimento, que chocou os meios culturais europeus em virtude do caráter violento e radical de suas propostas, difundiu-se principalmente por meio de manifestos e conferências, tendo maior receptividade na Itália, país de Marinetti. Entre as propostas do Futurismo – que encontrou maior penetração de suas propostas na literatura –, estão a destruição da sintaxe, a abolição dos adjetivos e advérbios, a abolição da pontuação e a destruição do eu psicologizante. Entre os principais adeptos do Futurismo na literatura brasileira estão os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade, precursores do Modernismo no Brasil.
Expressionismo: Embora tenha surgido no final do século XIX, foi nas primeiras décadas do século XX que o Expressionismo alcançou seu auge. O movimento artístico surgiu na França e na Alemanha quando um grupo de pintores denominados de expressionistas e fauvistas propuseram o combate ao Impressionismo, tendência da qual eram oriundos e que dominava as artes àquela época. O Impressionismo era uma arte basicamente sensorial, uma vez que valorizava a impressão, isto é, o modo de captação da realidade. Durante e depois da Segunda Guerra Mundial, o Expressionismo assumiu uma postura mais combativa, denunciando os horrores do conflito e as condições desumanas às quais as populações carentes eram submetidas (elementos que se manifestaram com maior força na literatura). Entre suas principais características, estão a ênfase na subjetividade, a utilização arbitrária das cores, os traços fortes e o uso de formas dramáticas.
Dadaísmo: A Suíça, por ter se mantido neutra durante a Primeira Guerra Mundial, recebeu inúmeros artistas provenientes de outros países da Europa, o que propiciou o encontro desses “fugidos de guerra” que tinham a intenção de criar um movimento artístico para criticar, por meio do deboche e da ironia, a civilização decadente representada pelo conflito bélico. Dessa necessidade de escarnecer da situação social europeia, nasceu o Dadaísmo, cujas principais características foram, especialmente no que diz respeito à literatura, o humor e a irreverência, a agressividade e o ilogismo dos textos, a posição contrária ao capitalismo e o rompimento com as tradições artísticas, elementos que conferiram à arte dadá um caráter anárquico.
Surrealismo: O movimento surrealista teve início na França, mais especificamente em Paris, na década de 1920, com a publicação do Manifesto do Surrealismo (1924), do escritor francês André Breton. Entre as principais propostas de Breton, estava a junção da psicanálise à literatura e artes plásticas, o que despertou o interesse de diversos pintores. O Surrealismo destacava a importância de extravasar os impulsos criadores do subconsciente sem que houvesse qualquer tipo de controle da razão ou do pensamento. Essa técnica, quando transportada para a literatura, ganhou o nome de “escrita automática” e foi apoiada por elementos como o ilogismo, o humor negro, o devaneio e uso de imagens surpreendentes.
No Brasil, a manifestação de todas essas tendências inovadoras oriundas da Europa ficou conhecida como Modernismo, movimento que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao Expressionismo, para os alemães. O encontro dos principais artistas que seguiam as vanguardas europeias aconteceria durante a célebre Semana de Arte Moderna de 1922, evento que possibilitou a divulgação dos ideais modernistas, que emergiram principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, para outras partes do país. A partir de então, a arte e, sobretudo, a literatura romperiam com a tradição passadista e dariam início a um projeto artístico que privilegiasse a criação de uma identidade literária autônoma e alinhada com a cultura brasileira.

Por Luana Castro
Graduada em Letras
Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo: principais vanguardas europeias


Assista aos vídeos:


Atividade:
Escreva um texto, explicando com suas palavras o que você entendeu sobre as Vanguardas Europeias.
Mínimo 10 linhas e máximo 30 linhas.
Caderno – Literatura.
COMO O ALUNO DEVE REALIZAR A ATIVIDADE?
Tirar foto e encaminhar via e-mail;
No assunto do e-mail deve ser informado: Nome da Escola / Nome, Número, Série do aluno.

PARA ONDE O ALUNO DEVE ENVIAR A ATIVIDADE?
Dúvidas: Encaminhar no grupo do Whatsapp.

QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA ATIVIDADE?
Data: 07/05/2020



ESCOLA: E. E. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO – SEMANA: 27 a 30/04

SÉRIE/ANO: 3º Ano
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Patrícia Aline

TEMA: Tipos e Gêneros Textuais; Artigo de Opinião; Coesão textual e operadores argumentativos.
QUANTIDADE DE AULAS: 5 aulas
HABILIDADE: Estratégias de leitura para análise de sentidos do texto, a partir de marcas textuais e diferentes gêneros textuais; Construção de texto; Construção de opinião e argumentação; Construção linguística da superfície textual.

O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?

Caderno do aluno:
Atividade 1
Páginas 87, 88 e 89: Etapa II e Etapa III – Leitura (sobre Artigo de Opinião);
Páginas 89: Responder questões a, b, c, d;
Páginas 89, 90 e 91: Etapa IV – Leitura e Responder às questões (sobre conexão textual, coesão textual e operadores argumentativos);
Página 91 e 92 – Produzindo o Artigo de Opinião

Pesquisa:
Realizar uma pesquisa sobre:
Tipos de textos e Gêneros Textuais;
O que é um Artigo de Opinião e quais elemento compõem a Estrutura do Artigo de Opinião.

COMO O ALUNO DEVE REALIZAR A ATIVIDADE?

As atividades do caderno do aluno e a pesquisa devem ser realizadas no caderno de Língua Portuguesa, na parte de Textos – Interpretação / Estrutura / Produção;

É necessário copiar as questões;

Tirar foto e encaminhar via e-mail;

No assunto do e-mail deve ser informado: Nome da Escola / Nome, Número, Série do aluno.

PARA ONDE O ALUNO DEVE ENVIAR A ATIVIDADE?


Dúvidas: Encaminhar no grupo do Whatsapp.

QUAL O PRAZO PARA ENVIO DA ATIVIDADE?

Data: 07/05/2020


TECNOLOGIA






 Matemática







 PROJETO DE VIDA


 
EE PR-OFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE

SÉRIE/ANO: 3° ANO A, B, C
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: JULIANA
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020

TEMA
HORAS DE ESTUDO
HABILIDADE
-REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DE MALALA
-ESCOLHA PROFISSIONAL


120 MINUTOS
(APROXIMADAMENTE 2 HORAS)
2 AULAS
-Promover a reflexão sobre a importância das tomadas de decisão e sobre as consequências associadas a tais escolhas.
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?
1ª. Atividade

Fazer uma pequena reflexão de até 25 linhas, sobre a vida de MALALA. Para produzir o seu texto-comentário leve em consideração a vida e as dificuldades da protagonista. Assista no youtube sobre sua história.






2ª. Atividade
RESPONDER NO CADERNO DE PROJETO DE VIDA, AS PERGUNTAS ABAIXO.

Bom estudo!
Devolutiva através de e-mail: juscarulis@hotmail.com


FÍSICA




EDUCAÇÃO FÍSICA






FILOSOFIA









QUÍMICA



1- É possível controlar o tempo que uma reação química leva para ocorrer?
R: Sim, com o aumento da temperatura, agitação das moléculas aumenta, ocorrendo assim maior chance de colisão entre os átomos, acelerando assim o processo de transformação.
Também com o aumento da superfície de contato a reação é mais fácil e mais rápida para ocorrer.

2- Você já alterou a rapidez de alguma transformação? Cite alguns exemplos.
R: Sim
Exemplos: açúcar refinado mais fácil dissolver.
Açúcar cristão difícil dissolver, ambos em água.
Carne moída mais fácil cozinhar.
Carne em pedaço mais difícil cozinhar.
Carne fora da geladeira mais fácil de estragar, pois as bactérias gostam de lugares quentes para reproduzir.
Carne na geladeira diminui a ação das bactérias, preservando mais tempo o alimento.

Notação científica - Quando iremos representar números muito grandes ou muito pequenos.

Exemplos: 800 = 8×10(2 elevado)
Expoente positivo 45.000 = 4,5×10(4 elevado)
Expoente negativo 0,04 = 4×10(-2 elevado)
0,0000134 = 1,34×10(-5 elevado)
1000000000000 = 10(12 elevado)

Experimento (aula prática)

A - meio comprimido (1,8g) efervescente 100ml de água quente levará o tempo de 34 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/34
VM= 0,05g/s
VM= 0,5×10(-1 elevado)

B - meio comprimido (1,8g) efervescente
100ml de água fria levará o tempo de 1,24 segundos para dissolver.
VM= massa/tempo
VM= 1,8/84
VM= 0,02g/s
VM= 0,2×10(-1 elevado)

Superfície de contato 

1 - Como a superfície de contato influência no tempo da reação?
R: devido a trituração do comprimido, ou seja, sua superfície de contato ficou mais exposta facilitando a ocorrência da reação de transformação.

2 - Para afirmação acima calcule a velocidade com os seguintes valores:
Comprimido efervescente triturado (2g/20seg)
Comprimido efervescente inteiro (2g/48seg)

1 - triturado 2/20 VM = 0,1g/ seg
2- inteiro 2/48 VM = 0,04g/seg * 0,4×10(-1 elevado)

SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO DE 2020 





FILOSOFIA









GEOGRAFIA





PROJETO DE VIDA







SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO DE 2020 


 MATEMÁTICA





ARTE



FILOSOFIA



BIOLOGIA  

3ºB




PORTUGUÊS






FÍSICA 
  
        





Um comentário:

  1. Será que vcs podem colocar os prazos e email-s? Nem todos os professores estão deixando isso claro...

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