TECNOLOGIA
EE Profª Amélia dos Santos Musa
Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 9° ano A – 2020 –
Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais
de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa e
reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas
1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece
sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com
suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?
HISTÓRIA
PROJETO VIDA
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE
SÉRIE/ANO:
9ºA
|
DISCIPLINA:
PROJETO VIDA
|
PROFESSOR(A):
MARLENE CARDOSO
|
SEMANA
DE 27A 30 DE ABRIL DE 2020
|
TEMA
|
HORAS DE ESTUDO
|
QUANTIDADE DE AULAS
|
HABILIDADE
|
SUPERANDO LIMITES
|
180 MINUTOS
(APROXIMADAMENTE 3 HORAS)
|
4 AULAS
|
IDENTIFICAR OS LIMITES E
APRENDER A SUPERA-LOS
|
O QUE É PARA O ALUNO
REALIZAR?
1) Assistir
o filme “Até o último homem”.
Após uma reflexão sobre: sua batalha
pessoal, seus limites responda as seguintes questões:
a) Qual
o impacto desse filme em sua vida?
b) Você
já passou por alguma situação em que superou seus limites.
Se sim. Qual?
|
|||
Cada uma das questões
deverá ser realizada no caderno da matéria.
|
|||
PORTUGUÊS
Escola - Profa Amélia Dos Santos Musa
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE
Série/Ano: 9ºano A
Disciplica: Língua Portuguesa
Profª : Conceição
Semana de 27 a 30 de abril de 2020
Habilidade: Organizar informações de acordo com os objetivos ou intencionalidades da
situação comunicativa.
Atividades de Língua Portuguesa para 9ºA
Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas:
Apelo
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a
verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi
ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de
relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos
poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era
um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui
beber com os amigos. Uma hora da noite e eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua
presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.
E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada − o meu
jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei
água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-
rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas
mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
TREVISAN, Dalton. “Mistérios de Curitiba”. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
Questão 1 – Em “Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde,
esquecido na conversa de esquina.”, o narrador:
( ) faz uma crítica à Senhora.
( ) faz uma queixa à Senhora.
( ) faz uma confissão à Senhora.
Questão 2 – No segmento “A notícia de sua perda veio aos poucos [...]”, a expressão grifada
poderia ser substituída por:
( ) paulatinamente.
( ) incessantemente.
( ) esporadicamente.
Questão 3 – O narrador expõe os fatos que fizeram com que a ausência da Senhora não fosse
sentida,num determinado espaço de tempo. Identifique-os:
_____________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________.
Questão 4 – Na oração “[...]ninguém os guardou debaixo da escada.”, o pronome destacado
foi empregado para retomar:
_____________________________________________________________________________.
Questão 5 – Na passagem “Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os
amigos.”, o trecho sublinhado exprime:
( ) o modo de o narrador ir beber com os amigos.
( ) a finalidade de o narrador ir beber com os amigos.
( ) a consequência de o narrador ir beber com os amigos.
Questão 6 – Na parte “Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas
raivosas mastigando.”, os dois-pontos introduzem um fato:
( ) que explica o fato anterior.
( ) que contradiz o fato anterior.
( ) que complementa o fato anterior.
Questão 7 – O narrador encerra o texto com:
( ) um apelo à senhora.
( ) uma ordem à Senhora.
( ) um conselho à Senhora.
__________________________________________________________________..
Reportagem –apresentando o gênero
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que
o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e
instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências.
Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de
personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o
público, o veículo e o tema abordado.
Responda às questões com base no slide com as capas de revistas, dos jornais e sites.
Responda às questões abaixo:
a) Você tem o hábito de ler jornais e revistas, sejam impressos ou online? Resposta
pessoal. _____________________________________________________________.
b) Se você escolhesse ler uma matéria entre as apresentadas no slide acima, qual você
escolheria e por quê? Resposta pessoal.
__________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________.
c) A que público se destina cada um desses suportes textuais?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
________________________________________________________________________.
ARTE
Escola
– Professora Amélia dos Santos Musa.
Roteiro
de estudo primeiro bimestre
Série/ano:
9 º A, B e C
|
||
Disciplina:
Arte
|
||
Professor(a)
Solange de Morais Antero da Silva
|
||
Tema:
artes visuais
|
2
aulas de 45 min
|
Habilidade/competência
(EF07AR01)
|
Leia
o texto 1: Responda as questões de 1 a 4
A
Arte indígena no Brasil
A
arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras de o índio
expressar a sua cultura. Cada tribo indígena possui comportamentos e
costumes próprios que as diferenciam uma das outras. Logo, isso
também interfere na maneira como eles produzem sua arte. Dessa
forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de
cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas
plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas
cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e
rituais. Para desenvolver a arte, os índios também fazem uso de
outros elementos complementares, como a madeira, miçangas, palmas,
sementes, cipó, couros, ossos, casca de coco, dentes, conchas,
garras, etc.
Cerâmica
indígena
A
cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de
Marajó, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as
outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico,
pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades
importantes da tribo. Contudo, até os dias atuais ainda são
produzidas urnas funerárias feitas em cerâmicas, além de outros
produtos, como: pratos, vasos, brinquedos, potes, estátuas,
esculturas, instrumentos, entre outros. A arte marajoara inclusive se
destaca por produzir um tipo de cerâmica com qualidade e rara
beleza.
Pintura
corporal indígena
A
pintura corporal é, sem dúvidas, a arte indígena brasileira mais
representativa dos índios. Isso porque ela não busca apenas um
valor estético, mas a sim a transmissão de valores culturais de
cada tribo. Ela é muito utilizada durante os rituais e,
principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos,
identificando as posições hierárquicas das entidades mais
importantes da tribo. Para realizar a pintura, os índios utilizam
tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é
alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua
vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também
são bastante usados.
Máscaras
indígenas
Outro
exemplo de arte indígena brasileira são as máscaras produzidas
pelos índios. Elas são feitas com cascas de árvore e cabaças de
palha de buriti. São usadas em danças cerimoniais, e no momento dos
rituais, representam a figura viva do ser sobrenatural. Para os
índios, esse simbolismo é uma maneira de aproximá-los das forças
sobrenaturais, onde eles sentem que essas forças os ajudam a ler os
códigos inscritos nos rituais e mitos. Além disso, os índios
atribuem o uso da máscara à representação de entidades que
conflitaram com eles no passado. Sendo assim, durante as cerimônias
essas máscaras são usadas para acalmar essas mesmas entidades.
01-
A cerâmica de Marajó tinha diversas finalidades na comunidade
indígena, utilizavam como pratos, estátuas dentre outras. A imagem
mostrada refere-se a qual finalidade na cerâmica marajoara?
A)
Estátua.
B)
Urna funerária.
C)
Vaso para água.
D)
Vaso para plantas.
02-
Os índios pintavam seus corpos durante os rituais e, principalmente,
como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando a posição
hierárquica das entidades mais importantes da tribo. Quais plantas e
frutos eles utilizavam para fazer as tintas?
A)
Urucum e jenipapo.
B)
Urucum e mamão.
C)
Jenipapo e mamão.
D)
Carvão e urucum.
03-
As máscaras produzidas pelos índios eram feitas com cascas de
árvore e cabaças de palha de buriti. Onde essas máscaras eram
utilizadas?
A)
Durante os rituais.
B)
Durante um funeral.
C)
Durante uma dança.
D)
Durante um casamento
.
04-
A tribo dos Marajós fica localizada em que estado do brasil?
A)
Bahia.
B)
Minas Gerais.
C)
Amazonas.
D)
Pernambuco.
Leia
o texto 2: Responda as perguntas a seguir.
Tipos
de Arte Urbana
Grafite:
sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o
grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas
paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu
e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em
3D, que chama bastante atenção;
Apresentações:
as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas
são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou
circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos
semáforos;
Instalações:
é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo
de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são
encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como
exemplos de arte de rua;
Estêncil:
bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel
recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e
desenhos;
Cartazes:
é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados
cartazes pela cidade;
Autocolantes
e Colagem: também chamada de “sticker art” (arte em adesivo),
esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos;
Poemas:
qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente
urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc..
Estátuas
Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante
inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e
caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma
de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante
trabalho com o corpo.
01-
Na Arte urbana os artistas se apresentam em diversos espaços da
cidade. Dentre essas apresentações, uma se destaca pela performance
do artista. Na imagem abaixo é demonstrado essa situação. Qual o
nome dessa performance?
A)
Estátua viva. B) Instalação. C) Sticker art.
D) Body art.
02-
Na imagem é demonstrado uma das diversas formas da arte de rua.
Como se chama esse tipo de arte?
- Estátua viva. B) Instalação. C) Body art. D) Sticker art.
03-
A arte que é desenvolvida nas ruas por artistas normalmente
desconhecidos é chamada de:
A)
Arte urbana. B) Arte das ruas. C) Arte desconhecida.
D) Arte performática.
04-
Bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel
recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e
desenhos. Qual o nome desta técnica?
A)
Estêncil. B) Cartazes. C) Grapicho.
D) Moldista.
05-
Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético
pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que
estimula a sua criatividade. Qual estilo de arte é esse?
A)
Pintura abstrata. B) Pintura rupestre. C) Pintura
grafite. D) Pintura moderna.
Língua Inglesa
ESCOLA
ESTADUAL Profa. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
Matéria: Língua Inglesa Profa.: Sílvia Helena de Melo |
Séries: 9°.s A , B e RC Data de entrega: Até 08/05/2020 |
Período: de 27/04 a 08/05/2020 Corresponde a 04 aulas. |
Devolver pelo e-mail: shmelo40@gmail.com What’s App (16)9.92381560 |
Tema | Habilidade 01 | Habilidade 02 |
Estratégias de leitura Compreensão
geral e específica: leitura rápida
(skimming, scanning) |
Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. | Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura. |
O
QUE É PARA REALIZAR.
1 - Leia o texto
a seguir.
Mary is a nice
woman. She is a nurse and works in a big hospital. She works at night
on weekends. Mary has two young children and they are very
intelligent. Their names are "Jack" and "Julie".
Jack is nine years old and Julie is eleven years old. Jack likes
soccer and Julie loves movies. Jack wants to be a soccer player and
Julie wants to be a movie star.
Mary likes to be
with her children when she isn't working - they play board games
together. Mary's family is very happy, especially when Jake, Mary's
husband, is at home with them. Jake usually travels a lot and visits
different places - he is a truck driver.
Vocabulary:
Board games: jogos de tabuleiro
A. What does Mary
do?
__________________________________________________________________
B. Where does she
work?________________________________________________________________
C. Is Mary married
or
single?______________________________________________________________
D. How many children
does she have?______________________________________________________
3.
Traduzam as sentenças a seguir para o português.
A. Mary likes to be
with her children when she isn't
working.______________________________________
B. They play board
games
together.________________________________________________________
C. My uncle is a
truck
driver.______________________________________________________________
D. My cousin wants
to be a pop star and his sister wants to be a famous doctor.
_____________________________________________________________________________________
COMO
REALIZAR?
Imprimir, copiar ou
responder as atividades digitando as respostas.
Utilizar dicionário
ou tradutor para fazer a tradução do texto, responder as perguntas
Após a pesquisa
detalhada dos vocábulos, fazer uma tradução geral, com informações
principais do texto.
Se tiver dúvidas
poderá chamar-me no Zap, página do facebook, Messenger, blog ou
mandar e-mail.
Responderei assim
que possível.
Eu peço a vocês:
Atenção, capricho e dedicação na realização das atividades.
Quando terminar sua
atividade, envie para a professora. Se possível cumpra o prazo da
entrega: até 08/05/2020
Estamos
juntos ... bom estudo a vocês. Profa. Sílvia Helena
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=295857284901226511#allposts
Matemática
GEOGRAFIA
PROJETO DE VIDA
TECNOLOGIA
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
Língua Inglesa
HISTÓRIA
PORTUGUÊS
EDUCAÇÃO FÍSICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário