segunda-feira, 20 de abril de 2020

Nono Ano A - 2020 - Primeiro Bimestre

SEMANA DE 27/04 a 01/05



TECNOLOGIA


 EE Profª Amélia dos Santos Musa

Professor: Rosinei
Disciplina: Tecnologia e Inovação

Roteiro de estudos de Tecnologia destinado ao 9° ano A – 2020 –
Primeiro Bimestre
Habilidades: Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais
de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver
problemas das Ciências da Natureza de forma.
Objetivos: Compreender utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa e
reflexiva.
Quantidade para o desenvolvimento: 2 aulas

1)Você sabe o que é cyberbullying? Escreva o que você conhece
sobre cyberbullying.
2)Como utilizar a internet com responsabilidade. Escreva com
suas palavras como utilizar a internet com responsabilidade.
3)Quais ações que nós podemos evitar cyberbullying?
4)Define o que é programação Plugada e Desplugada ?


 HISTÓRIA















PROJETO VIDA




EE PROFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE

SÉRIE/ANO: 9ºA
DISCIPLINA: PROJETO VIDA
PROFESSOR(A): MARLENE CARDOSO
SEMANA DE 27A 30 DE ABRIL DE 2020


TEMA
HORAS DE ESTUDO
QUANTIDADE DE AULAS
HABILIDADE
SUPERANDO LIMITES
180 MINUTOS
(APROXIMADAMENTE 3 HORAS)
4 AULAS
IDENTIFICAR OS LIMITES E APRENDER A SUPERA-LOS
O QUE É PARA O ALUNO REALIZAR?

1)    Assistir o filme “Até o último homem”.
Após uma reflexão sobre: sua batalha pessoal, seus limites responda as seguintes questões:

a)    Qual o impacto desse filme em sua vida?
b)    Você já passou por alguma situação em que superou seus limites.
Se sim. Qual?

                                                           



Cada uma das questões deverá ser realizada no caderno da matéria.











PORTUGUÊS



Escola - Profa Amélia Dos Santos Musa
ROTEIRO DE ESTUDO 1° BIMESTRE
Série/Ano: 9ºano A
Disciplica: Língua Portuguesa
Profª : Conceição
Semana de 27 a 30 de abril de 2020
Habilidade: Organizar informações de acordo com os objetivos ou intencionalidades da
situação comunicativa.

Atividades de Língua Portuguesa para 9ºA
Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas:

Apelo

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a
verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi
ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de
relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos
poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era
um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui
beber com os amigos. Uma hora da noite e eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua
presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.
E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada − o meu
jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei
água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-
rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas
mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

TREVISAN, Dalton. “Mistérios de Curitiba”. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.

Questão 1 – Em “Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde,
esquecido na conversa de esquina.”, o narrador:
( ) faz uma crítica à Senhora.

( ) faz uma queixa à Senhora.
( ) faz uma confissão à Senhora.

Questão 2 – No segmento “A notícia de sua perda veio aos poucos [...]”, a expressão grifada
poderia ser substituída por:
( ) paulatinamente.
( ) incessantemente.
( ) esporadicamente.

Questão 3 – O narrador expõe os fatos que fizeram com que a ausência da Senhora não fosse
sentida,num determinado espaço de tempo. Identifique-os:
_____________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________.

Questão 4 – Na oração “[...]ninguém os guardou debaixo da escada.”, o pronome destacado
foi empregado para retomar:
_____________________________________________________________________________.

Questão 5 – Na passagem “Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os
amigos.”, o trecho sublinhado exprime:
( ) o modo de o narrador ir beber com os amigos.
( ) a finalidade de o narrador ir beber com os amigos.
( ) a consequência de o narrador ir beber com os amigos.

Questão 6 – Na parte “Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas
raivosas mastigando.”, os dois-pontos introduzem um fato:
( ) que explica o fato anterior.
( ) que contradiz o fato anterior.
( ) que complementa o fato anterior.

Questão 7 – O narrador encerra o texto com:
( ) um apelo à senhora.
( ) uma ordem à Senhora.
( ) um conselho à Senhora.

__________________________________________________________________..
Reportagem –apresentando o gênero

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que
o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e
instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências.
Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de
personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o
público, o veículo e o tema abordado.
Responda às questões com base no slide com as capas de revistas, dos jornais e sites.

Responda às questões abaixo:
a) Você tem o hábito de ler jornais e revistas, sejam impressos ou online? Resposta
pessoal.  _____________________________________________________________.

b) Se você escolhesse ler uma matéria entre as apresentadas no slide acima, qual você
escolheria e por quê? Resposta pessoal.
__________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________.

c) A que público se destina cada um desses suportes textuais?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
________________________________________________________________________.

ARTE


 
Escola – Professora Amélia dos Santos Musa.

Roteiro de estudo primeiro bimestre

Série/ano: 9 º A, B e C
Disciplina: Arte
Professor(a) Solange de Morais Antero da Silva
Semana de 04 a 08 de Maio
Tema: artes visuais
2 aulas de 45 min
Habilidade/competência (EF07AR01)



Leia o texto 1: Responda as questões de 1 a 4

A Arte indígena no Brasil

A arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras de o índio expressar a sua cultura. Cada tribo indígena possui comportamentos e costumes próprios que as diferenciam uma das outras. Logo, isso também interfere na maneira como eles produzem sua arte. Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e rituais. Para desenvolver a arte, os índios também fazem uso de outros elementos complementares, como a madeira, miçangas, palmas, sementes, cipó, couros, ossos, casca de coco, dentes, conchas, garras, etc.
Cerâmica indígena
A cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de Marajó, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico, pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades importantes da tribo. Contudo, até os dias atuais ainda são produzidas urnas funerárias feitas em cerâmicas, além de outros produtos, como: pratos, vasos, brinquedos, potes, estátuas, esculturas, instrumentos, entre outros. A arte marajoara inclusive se destaca por produzir um tipo de cerâmica com qualidade e rara beleza.
Pintura corporal indígena
A pintura corporal é, sem dúvidas, a arte indígena brasileira mais representativa dos índios. Isso porque ela não busca apenas um valor estético, mas a sim a transmissão de valores culturais de cada tribo. Ela é muito utilizada durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando as posições hierárquicas das entidades mais importantes da tribo. Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.
Máscaras indígenas
Outro exemplo de arte indígena brasileira são as máscaras produzidas pelos índios. Elas são feitas com cascas de árvore e cabaças de palha de buriti. São usadas em danças cerimoniais, e no momento dos rituais, representam a figura viva do ser sobrenatural. Para os índios, esse simbolismo é uma maneira de aproximá-los das forças sobrenaturais, onde eles sentem que essas forças os ajudam a ler os códigos inscritos nos rituais e mitos. Além disso, os índios atribuem o uso da máscara à representação de entidades que conflitaram com eles no passado. Sendo assim, durante as cerimônias essas máscaras são usadas para acalmar essas mesmas entidades.
01- A cerâmica de Marajó tinha diversas finalidades na comunidade indígena, utilizavam como pratos, estátuas dentre outras. A imagem mostrada refere-se a qual finalidade na cerâmica marajoara?
A) Estátua.
B) Urna funerária.
C) Vaso para água.
D) Vaso para plantas.

02- Os índios pintavam seus corpos durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando a posição hierárquica das entidades mais importantes da tribo. Quais plantas e frutos eles utilizavam para fazer as tintas?
A) Urucum e jenipapo.
B) Urucum e mamão.
C) Jenipapo e mamão.
D) Carvão e urucum.

03- As máscaras produzidas pelos índios eram feitas com cascas de árvore e cabaças de palha de buriti. Onde essas máscaras eram utilizadas?

A) Durante os rituais.
B) Durante um funeral.
C) Durante uma dança.
D) Durante um casamento
.
04- A tribo dos Marajós fica localizada em que estado do brasil?

A) Bahia.
B) Minas Gerais.
C) Amazonas.
D) Pernambuco.

Leia o texto 2: Responda as perguntas a seguir.

Tipos de Arte Urbana

Grafite: sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção;
Apresentações: as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos;
Instalações: é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua;
Estêncil: bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos;
Cartazes: é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados cartazes pela cidade;
Autocolantes e Colagem: também chamada de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos;
Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc..
Estátuas Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo.

01- Na Arte urbana os artistas se apresentam em diversos espaços da cidade. Dentre essas apresentações, uma se destaca pela performance do artista. Na imagem abaixo é demonstrado essa situação. Qual o nome dessa performance?
A) Estátua viva. B) Instalação. C) Sticker art. D) Body art.

02- Na imagem é demonstrado uma das diversas formas da arte de rua. Como se chama esse tipo de arte?
  1. Estátua viva. B) Instalação. C) Body art. D) Sticker art.

03- A arte que é desenvolvida nas ruas por artistas normalmente desconhecidos é chamada de:

A) Arte urbana. B) Arte das ruas. C) Arte desconhecida. D) Arte performática.


04- Bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos. Qual o nome desta técnica?

A) Estêncil. B) Cartazes. C) Grapicho. D) Moldista.

05- Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade. Qual estilo de arte é esse?

A) Pintura abstrata. B) Pintura rupestre. C) Pintura grafite. D) Pintura moderna.








Língua Inglesa




ESCOLA ESTADUAL Profa. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA

Matéria: Língua Inglesa Profa.: Sílvia Helena de Melo
Séries: 9°.s A , B e RC Data de entrega: Até 08/05/2020
Período: de 27/04 a 08/05/2020 Corresponde a 04 aulas.
Devolver pelo e-mail: shmelo40@gmail.com What’s App (16)9.92381560
ROTEIRO DE ESTUDOS DO PRIMEIRO BIMESTRE.


Tema Habilidade 01 Habilidade 02
Estratégias de leitura Compreensão geral e específica: leitura rápida
(skimming, scanning)
Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.


O QUE É PARA REALIZAR.
1 - Leia o texto a seguir.
Mary is a nice woman. She is a nurse and works in a big hospital. She works at night on weekends. Mary has two young children and they are very intelligent. Their names are "Jack" and "Julie". Jack is nine years old and Julie is eleven years old. Jack likes soccer and Julie loves movies. Jack wants to be a soccer player and Julie wants to be a movie star.
Mary likes to be with her children when she isn't working - they play board games together. Mary's family is very happy, especially when Jake, Mary's husband, is at home with them. Jake usually travels a lot and visits different places - he is a truck driver.
Vocabulary: Board games: jogos de tabuleiro
2. Answer the questions in English- respondam as perguntas em Inglês
A. What does Mary do? __________________________________________________________________
B. Where does she work?________________________________________________________________
C. Is Mary married or single?______________________________________________________________
D. How many children does she have?______________________________________________________


3. Traduzam as sentenças a seguir para o português.
A. Mary likes to be with her children when she isn't working.______________________________________
B. They play board games together.________________________________________________________
C. My uncle is a truck driver.______________________________________________________________
D. My cousin wants to be a pop star and his sister wants to be a famous doctor. _____________________________________________________________________________________


COMO REALIZAR?
Imprimir, copiar ou responder as atividades digitando as respostas.
Utilizar dicionário ou tradutor para fazer a tradução do texto, responder as perguntas
Após a pesquisa detalhada dos vocábulos, fazer uma tradução geral, com informações principais do texto.
Se tiver dúvidas poderá chamar-me no Zap, página do facebook, Messenger, blog ou mandar e-mail.
Responderei assim que possível.
Eu peço a vocês: Atenção, capricho e dedicação na realização das atividades.
Quando terminar sua atividade, envie para a professora. Se possível cumpra o prazo da entrega: até 08/05/2020
Estamos juntos ... bom estudo a vocês. Profa. Sílvia Helena
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=295857284901226511#allposts





Matemática

 


GEOGRAFIA










PROJETO DE VIDA

TECNOLOGIA





SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO


Língua Inglesa


   



HISTÓRIA 




 


PORTUGUÊS







MATEMÁTICA






ELETIVA
 
    








 ARTE
CIÊNCIAS

EDUCAÇÃO FÍSICA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicados e Como Navegar No Blog Da Escola

VÍDEO ORIENTADOR PARA O 2ºBIMESTRE

Postagens mais visitadas