quarta-feira, 13 de maio de 2020

ISIS REGINA PEIXE GALO - GEOGRAFIA / ELETIVAS - 6ºRC / 9ºB,C

10 comentários:

  1. Olá Caros Alunos, como vocês estão? Espero que estejam bem em meio a situação caótica que estamos passando... Visto que não era do agrado de nenhum de nós que esse vírus nos alcançasse, tenhamos bastante coragem, paciência e fé!

    Estarei postando as atividades por aqui e também no grupo de sala de vocês no whats app.

    Estarei a disposição no Whatsapp 16 98253-8079 ou por e-mail: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br

    Um forte abraço

    Profª Isis

    ResponderExcluir
  2. ALUNOS DO 6º ano RC

    Registrar no Caderno (Copiar)

    Colocar a data ___ / ___ / ___

    Aula de *Geografia – Professora Isis Galo*

    Tema: *Cartografia / Orientação no Espaço Geográfico*

    CARTOGRAFIA – significa escrita de uma carta, porém não é qualquer carta, é a carta desenhada, com informações de trajetos, lugares, que chamamos de MAPA.

    • Dos mapas antigos até os mapas digitais ocorreu um longo desenvolvimento tecnológico das representações.

    • Inicialmente, as representações feitas por civilizações antigas envolviam áreas referentes ao Espaço de Vivência.

    Espaço de Vivência é aquele que nos traz familiaridade onde desenvolvemos laços afetivos, trazendo-nos boas ou más recordações.

    Pergunta:
    Como você explicaria para uma pessoa, o caminho que ela eve fazer, saindo da escola para ir a sua casa? Você pode descrever ou desenhar o trajeto em forma de mapa.

    APÓS REALIZAR A TAREFA, DEIXE-A REGISTRADA EM SEU CADERNO, OU SE TIVER FACILIDADE PODE ENVIAR UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA NO MEU WHATS APP (16) 98253-8079 OU NO E-MAIL: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br


    Esta atividade contabiliza 4 aulas

    ResponderExcluir
  3. ALUNAS 9ª ANO RC

    Colocar a data ___ / ___ / ___

    Aula de *Geografia – Professora Isis Galo*

    Tema: *GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE*

    Retomando nosso estudos a respeito dos impactos da Globalização no meio ambiente, leiam o texto a seguir e responda as questões:

    "Existem, na atualidade, uma série de recursos naturais estratégicos para o funcionamento das sociedades, de modo que a posse ou o domínio deles pode representar uma série de vantagens econômicas e até geopolíticas. Muitas guerras travadas ao longo da história visavam à disputa por territórios para que se pudesse ter o domínio dos recursos neles disponíveis.
    A água é um recurso natural estratégico por motivos óbvios: é a principal substância que propicia a origem e manutenção da vida. Além disso, a sua relevância só aumenta ao longo do tempo, principalmente em razão da escassez de água potável – própria para o consumo – em algumas regiões do planeta."
    Disponível em . Acesso em 27/05/2020.

    RESPONDA: (registre sua resposta em seu caderno de Geografia)

    1) Por que a água apresenta tão grande importância ao ponto de ser considerada um Recurso Natural Estratégico? Justifique.

    2) A água é um recurso natural que pode se esgotar? Justifique sua resposta.


    APÓS REALIZAR A TAREFA, DEIXE-A REGISTRADA EM SEU CADERNO, OU SE TIVER FACILIDADE PODE ENVIAR UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA NO MEU WHATS APP (16) 98253-8079 OU NO E-MAIL: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br


    Esta atividade contabiliza 4 aulas

    ResponderExcluir
  4. ALUNOS 9ª ANO B

    Colocar a data ___ / ___ / ___

    Aula de ELETIVAS - Introdução ao Ensino Integral e ao Auto Didatismo

    Tema: Diário de Quarentena

    Em meio a atual situação e circunstância em que nos encontramos, organizar o tempo e aprender a aprender é o desafio do momento.

    A presente atividade tem como objetivo identificar e analisar como tem sido nosso posicionamento mediante os estudos direcionados a distância e como essas ferramentas tem cooperado com o desenvolvimento das competências e habilidades que necessitamos adquirir ao longo da nossa vida estudantil.

    TAREFA:

    Registre em seu caderno como tem sido sua rotina de estudos.

    Para realizar esse registro faça algumas perguntas para si mesmo:
    - eu dedico tempo para estudar?
    - procuro saber o que necessito fazer?
    - estou em dia com minha atividades de escola?
    - onde pretendo chegar com meus estudos?

    APÓS REALIZAR A TAREFA, DEIXE-A REGISTRADA EM SEU CADERNO, OU SE TIVER FACILIDADE PODE ENVIAR UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA NO MEU WHATS APP (16) 98253-8079 OU NO E-MAIL: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br


    Esta atividade contabiliza 4 aulas

    ResponderExcluir
  5. ALUNOS DO 6º ANO RC

    Registrar no Caderno (Copiar)

    Colocar a data ___ / ___ / ___

    Aula de *Geografia – Professora Isis Galo*

    Tema: Localização No Espaço Geográfico – Paralelos e Meridianos

    A LATITUDE é a distância de determinado ponto em relação a Linha do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S).
    Relacionado a LATITUDE temos os PARALELOS. Os principais paralelos do nosso Planeta são:
    Linha do Equador que divide nosso Planeta em 2 Hemisférios: NORTE / SUL
    Ao Norte – Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer
    Ao Sul – Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio


    A LONGITUDE é a distância de determinado ponto em relação ao meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste (L ou E) ou para Oeste (O ou W).
    Relacionado a LONGITUDE temos os MERIDIANOS. Os principais meridianos do nosso Planeta são:
    Meridiano de Greencwich que divide nosso Planeta em 2 Hemisférios: Leste / Oeste
    É através do Meridiano de Greenwich que se estabeleceu o Fuso Horário Mundial, aumentando 1 hora a cada 15º leste e diminuindo 1 hora a cada 15º oeste.


    APÓS REALIZAR A TAREFA, DEIXE-A REGISTRADA EM SEU CADERNO, OU SE TIVER FACILIDADE PODE ENVIAR UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA NO MEU WHATS APP (16) 98253-8079 OU NO E-MAIL: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br

    Nº DE AULAS PREVISTAS: 08 aulas
    PERÍODO DE REALIZAÇÃO (quinzenal): de 21/06 à 03/07/2020


    ResponderExcluir
  6. ALUNAS 9ª ANO RC

    Colocar a data ___ / ___ / ___

    Aula de *Geografia – Professora Isis Galo*

    Tema: Um mundo urbano

    ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

    Um breve resumo:

    Nem sempre o homem habitou em cidades, os primeiros habitantes eram nômades, portanto não tinham residência fixa e viviam da caça, pesca e coleta, posteriormente deixaram essa condição para se tornarem produtores.
    A partir de então o homem foi se aglomerando em centros urbanos e desenvolvendo atividades econômicas. Sendo assim, o processo de urbanização tem duas fases marcantes, a primeira ocorreu com a Revolução Industrial no fim do século XVIII, esse acontecimento provocou uma enorme migração, pessoas que habitavam áreas rurais saíram rumo às cidades, mas isso aconteceu somente nos países envolvidos na revolução e não em escala planetária. A segunda aconteceu após a II Guerra Mundial, mas essa não foi motivada pela industrialização, houve um êxodo rural em massa desencadeado pelo fascínio urbano, melhores condições de vida, oportunidades de estudo e trabalho.
    O processo de urbanização ocorreu essencialmente pelo deslocamento de pessoas oriundas das zonas rurais em direção às cidades, que são caracterizadas pela aglomeração de pessoas em uma área delimitada e pela atividade produtiva, que deixa de ser agrícola para se tornar industrial, comercial; e também pela realização de prestação de serviços.
    Esse processo não sucedeu simultaneamente no mundo, haja vista que os países industrializados já haviam atravessado esse período, no caso dos países em desenvolvimento e de industrialização tardia, o crescimento urbano acontece atualmente de forma acelerada e desordenada. A falta de planejamento urbano tem favorecido a proliferação de graves problemas, tais como a favelização, falta de infraestrutura, violência, poluição de todas as modalidades, desemprego e muitos outros.


    Os índices de pessoas que vivem em cidades oscilam de acordo com o continente, país e áreas internas, uma vez que a África possui 38% de seus habitantes vivendo em cidades, na Ásia são 39,8%, na América Latina 77,4%, na América do Norte 80,7%, na Europa 72,2% e na Oceania 70,8%. Em outra abordagem, tomando como princípio os países ricos e pobres, existe uma enorme disparidade quanto ao percentual de população urbana e rural. Na Bélgica, por exemplo, 97% das pessoas vivem em centros urbanos enquanto que em Ruanda esse índice cai para 17%.
    O fenômeno da urbanização produziu cidades cujo número de habitantes supera os 10 milhões, essas recebem o nome de megacidades ou megalópoles como, por exemplo, Tóquio (Japão) com 35,2 milhões de habitantes, Cidade do México (México) com 19,4 milhões, Nova Iorque (Estados Unidos) com 18,7 milhões e mais tantas outras cidades espalhadas pelo mundo.

    Pesquise e Responda:

    1) Quais são as características das:
    A) Megacidades
    B) Megalópolis

    2) O que são cidades globais?

    APÓS REALIZAR A TAREFA, DEIXE-A REGISTRADA EM SEU CADERNO, OU SE TIVER FACILIDADE PODE ENVIAR UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA NO MEU WHATS APP (16) 98253-8079 OU NO E-MAIL: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br


    APÓS REALIZAR A TAREFA, DEIXE-A REGISTRADA EM SEU CADERNO, OU SE TIVER FACILIDADE PODE ENVIAR UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA NO MEU WHATS APP (16) 98253-8079 OU NO E-MAIL: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br

    Nº DE AULAS PREVISTAS: 08 aulas
    PERÍODO DE REALIZAÇÃO (quinzenal): de 21/06 à 03/07/2020

    ResponderExcluir
  7. ALUNOS 9ª ANO B (ELETIVAS)

    INTRODUÇÃO AO ENSINO INTEGRAL E AO AUTO DIDATISMO

    Colocar a data ___ / ___ / ___

    Tema: Diário de Quarentena


    TAREFA:

    ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
    Um breve resumo:
    Por que é tão importante criar uma rotina de estudos?
    Se você tem um dia a dia movimentado, com várias tarefas para dar conta, sabe o quanto é difícil conciliar tudo, não é mesmo? O problema de viver com essa rotina sempre corrida é que ela causa um intenso desgaste mental e físico, e essa é a porta de entrada para quadros de ansiedade e estresse, por exemplo.
    A boa notícia é que você pode, sim, evitar boa parte desse cansaço equilibrando os seus compromissos e horários, mesmo que tenha uma jornada dupla. Os resultados positivos serão vistos em todas as áreas da sua vida.
    Quando você organiza a sua rotina de estudos, pode sobrar um tempo para fazer algo prazeroso, como assistir a um episódio da sua série favorita, tomar um banho relaxante ou dar uma volta para espairecer. Além disso, um planejamento eficaz na sua rotina de estudos leva ainda a outros ganhos, como assimilar com mais facilidade os diferentes conteúdos, aprender a gerir o tempo, ficar com suas atividades acadêmicas em dia etc.

    TAREFA:
    1) Organizar em uma folha todas as tarefas que necessitam ser realizadas até o dia 03/07/2020.
    • Organize por disciplina;
    • Enumere por qual de dificuldade;
    • Sinalize se necessita procurar o professor para tirar dúvidas.
    2) Realize as tarefas partindo das mais fáceis que você tem maior desenvoltura e te trará prazer em realizar...
    3) Coloque OK, ou sinalize de maneira agradável as que você já realizou.
    4) Agora as mais difíceis que você necessita de orientação, encaminhe mensagem ao seu professor e a um colega que possa te auxiliar.



    Por fim, no dia 03/07/2020, me encaminhe quais tarefas conseguiu atingir o objetivo, realizando-as com êxito e qual não realizou com a justificativa do motivo de não realização.


    APÓS REALIZAR A TAREFA, DEIXE-A REGISTRADA EM SEU CADERNO, OU SE TIVER FACILIDADE PODE ENVIAR UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA NO MEU WHATS APP (16) 98253-8079 OU NO E-MAIL: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br

    Nº DE AULAS PREVISTAS: 04 aulas
    PERÍODO DE REALIZAÇÃO (quinzenal): de 21/06 à 03/07/2020

    ResponderExcluir
  8. ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

    DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR: Isis Regina Peixe Galo

    ANO/SÉRIE: 6º Ano RC Nº DE AULAS PREVISTAS: 08 aulas

    PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL): de 03 à 14/08/2020

    CONTEÚDOS: PLANETA TERRA: MOVIMENTOS E DINÂMICA CLIMÁTICA

    HABILIDADES:(EF06GE03A) Caracterizar os principais movimentos do planeta Terra e identificar as consequências (sucessão de dia e noite, as estações do ano, fusos horários entre outras).

    ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

    Para iniciar os estudos relacionados aos movimentos do planeta Terra e à dinâmica climática, responda as seguintes questões:
     Você conhece a história da formação do Sistema Solar e do planeta Terra?
     Quais são as principais características do nosso planeta?
     Qual é o formato do planeta Terra?
     Você sabe quais movimentos o planeta Terra realiza?
     Quais são as principais consequências desses movimentos no seu dia a dia?
     O que aconteceria se não existissem os movimentos terrestres?

    Agora, assista aos vídeos que apresentam imagens do Planeta Terra geradas a partir da Estação Espacial Internacional para ampliar o seu repertório:

    • https://youtu.be/oFDeNcu3mnc

    • https://youtu.be/r7UfMq-b0Uo

    Depois de ver os vídeos, releia as suas respostas anteriores e veja se mudaria alguma coisa em alguma delas.

    Tire uma foto legível da atividade e envie conforme orientado abaixo para professora.


    RECURSOS E/OU FERRAMENTAS:
    • Pesquisa em Sites Confiáveis
    • Orientações da professora via whatsapp e Blog da escola

    INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
    Registro escrito ou digital das respostas, encaminhar uma foto legível da atividade para a professora por Whatsapp 16 982538079 ou E-mail: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br


    ResponderExcluir
  9. ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

    DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR: Isis Regina Peixe Galo

    ANO/SÉRIE: 9º Ano RC Nº DE AULAS PREVISTAS: 08 aulas

    PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL): de 03 à 14/08/2020

    CONTEÚDOS: SETORES DA ECONOMIA E A TECNOLOGIA NOS PAÍSES EUROPEUS, ASIÁTICOS E OCEÂNICOS.

    HABILIDADES:(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

    ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

    Para iniciar os estudos de aprofundamento, vamos a algumas questões:
     você conhece os setores da economia? Justifique a sua resposta.
     Quais são as contribuições de cada setor para a economia de um país?
     Liste em quais setores as pessoas que moram com você trabalham.
     Você sabe explicar a relação entre os setores da economia e o desenvolvimento científico e tecnológico?
     O que você sabe sobre a economia dos países europeus, asiáticos e oceânicos?

    Registre suas ideias e reflexões em seu caderno e após esse momento assista aos vídeos a seguir:

    • https://youtu.be/YDF3kNQhfGY

    • https://youtu.be/oHcoG0fX4PQ

    Pesquise e Responda:

    a) Segundo o modelo de Ray Dalio, a economia é composta por três elementos principais. Quais são eles e como se relacionam?
    b) Por que é importante implementarmos o modelo de Economia Circular?
    c) Você conhece alguma iniciativa baseada no modelo de Economia Circular? Se sim, explique como esse modelo funciona.

    RECURSOS E/OU FERRAMENTAS:
    • Pesquisa em Sites Confiáveis
    • Orientações da professora via whatsapp e Blog da escola

    INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
    Registro escrito ou digital das respostas, encaminhar uma foto legível da atividade para a professora por Whatsapp 16 982538079 ou E-mail: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br


    ResponderExcluir
  10. ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
    DISCIPLINA: Eletivas - Introdução ao Ensino Integral e ao Auto Didatismo PROFESSOR: Isis Regina Peixe Galo

    ANO/SÉRIE: 9º Ano B Nº DE AULAS PREVISTAS: 04 aulas
    PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL): de 03 à 14/08/2020

    CONTEÚDOS: Diário de Quarentena - 3 dicas infalíveis para começar (e manter) um diário

    Um breve resumo: A ciência já comprovou: escrever faz bem para a saúde. Pesquisas mostram que escrever uma tarefa à mão, por exemplo, aumenta as chances de você realmente realizá-la, e que escrever uma frase por dia pode te deixar mais feliz.
    Agendas e diários trazem ainda mais benefícios para a saúde mental. Como explica o neurocientista Daniel Levitin, autor de The Organized Mind (A Mente Organizada, em tradução livre), em entrevista ao Science of Us, externalizar memórias e experiências pode ajudar as pessoas a se sentirem menos ansiosas e estressadas. "Em outras palavras, tirar o que está na sua cabeça e colocar no mundo, seja em uma agenda ou em lembretes na sua geladeira, pode te fazer bem", afirmou ele.

    Ainda assim, desenvolver e manter o hábito de escrever em um diário não é tão fácil quanto parece. Se você sofre desse problema, confira algumas dicas que podem ajudar:

    1 - Decida sobre o que você quer escrever
    A ideia de manter um diário geralmente é associada à recapitulação de um dia ou semana. Você pode até começar por registrando alguns acontecimentos mas, para a escrita ter algum efeito, é importante focar em como esses momentos fizeram você se sentir. Um estudo publicado no periódico Advances in Psychiatric Treatment mostrou que, ao explorar sentimentos e sensações, você beneficia sua saúde mental e física. Por exemplo: vale relembrar uma briga com um familiar, e em seguida, explorar como a situação te afetou e como você se sente em relação a essa pessoa.

    2 - Descubra o melhor horário
    Em qual momento do dia você se sente mais focado? Muitos empreendedores defendem que as manhãs são os melhores períodos do dia para concentração, porém vai de cada um — é possível que escrever antes de dormir, por exemplo, te deixe mais relaxado para uma noite de sono. O importante é encontrar um horário que funcione e mantê-lo para construir o hábito.

    3 - Apenas comece
    Passe menos tempo se preocupando com a estética — quais canetas e cadernos usar — e a qualidade dos textos, e mais focando na experiência de escrever em si. O especialista em mudança de hábito, BJ Fogg, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, sugere que, para desenvolver um hábito, é importante começar, mesmo que seja de pouco em pouco. "O importante é ser consistente. Comece com o mínimo de trabalho para não ter desculpas para não ser consistente", afirma. Fogg recomenda ainda começar com algumas frases e ir aumentando ao longo das semanas.

    TAREFA:
    Confeccione um Diário, pode ser um caderno antigo. Tire todas as folhas usadas e deixe apenas folhas em branco.
    Customize seu Diário! Faça uma capa que lhe agrada, dê um nome para ele, deixe-o com a sua cara!
    Combine o horário em que todos os dias fará uma anotação nele, escreva esse combinado na primeira capa (por dentro), assim, facilitará o acesso a informação e poderá manter um ritmo.
    Faça seus Registros... Como tem sido sua rotina diária, de quando acorda até a noite, ou alguma informação que marcou o dia, ou seus estudos... Escreva o que quiser... mas, ESCREVA!!!

    Feitos todos os passos Dia a Dia, envie uma foto da capa do seu diário e algum registro realizado, aquele que não se importa de compartilhar com a professora!


    RECURSOS E/OU FERRAMENTAS:
    • Pesquisa em Sites Confiáveis
    • Orientações da professora via whatsapp e Blog da escola

    APÓS REALIZAR A TAREFA, DEIXE-A REGISTRADA NO DIÁRIO, E ENCAMINHE UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA (CONFORME ORIENTADO ACIMA) NO MEU WHATS APP (16) 98253-8079 OU NO E-MAIL: isispeixe@prof.educacao.sp.gov.br.


    Bons Estudos!!!

    Fonte Bibliográfica:
    Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2017/08/3-dicas-infaliveis-para-comecar-e-manter-um-diario.html. Acessado em 05/08/2020, 16h05.

    ResponderExcluir

Comunicados e Como Navegar No Blog Da Escola

VÍDEO ORIENTADOR PARA O 2ºBIMESTRE

Postagens mais visitadas