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ResponderExcluir******ATENÇÃO ALUNOS MARCIO LYRIO*******
ResponderExcluirATIVIDADES DEVERÃO SER ENVIADAS POR EMAIL
MARCIOPROFESSOR2013@HOTMAIL.COM OU PELO WHATSASSP 016991915940
******ATENÇÃO ALUNOS MARCIO LYRIO*******
ResponderExcluirATIVIDADES DEVERÃO SER ENVIADAS POR
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Boa tarde Prof Marcio tudo bem meu nome Sandy sou mãe do aluno Vitor Hugo Maciel meu filho é aluno novo eu estou tentando entrar em contato com os professores pelo blog consegui ter acesso a blog agora então o 1 Bimestre eu não consegui agora é o 2 Bimestre meu filho começou a fazer agora as lições eu peguei seu zap para ele falar com o Senhor melhor ele te mandou uma mensagem estou tentando ajudar no que posso não teria uma maneira mais fácil para eu poder falar com os outros professores infelizmente não deu tempo para ele conhecer vcs foi tudo muito rápido né obrigada
Excluirele pode entregar as atividades relativas ao 1° bimestre ainda ao longo dos outros bimestres, pois ele não será prejudicado as atividades ficam no blog e ele pode realizar e a medida do possível entregando, e passa a realizar as atividades normalmente no 2° bimestre, vou pedir para incluirem ele nos grupos de whatsapp para que possa conhecer todos os docentes
ExcluirHabilidades compreender o significado da palavra citologia e como é constituída a membrana plasmática, comparar
ResponderExcluircélulas procarióticas e eucarióticas.
Resumo da aula: Citologia – estuda as células no microscópio
No nosso organismo existem aproximadamente 75 trilhões de células, cada uma é uma unidade funcional e
estrutural.
Seres unicelulares bactérias e protozoários formados por uma única célula que realiza funções para sobreviver.
Anton van Leeuwenhoek (Holandês) primeiro a observar organismo microscópio em tecidos usando lentes simples.
Em 1665 Robert Hooke (Inglês) construiu um microscópio ele era físico, observava cortiça e os espaços entre elas
chamou de cela, pequenos espaços vazio, deu nome de célula.
A cortiça é um tecido morto em vegetais por isso tem espaços (cortiças parede morta)
1820 Robert Brown observou o núcleo e chamou de semente o núcleo comanda o metabolismo da célula, as
funções de cada organela, cada estrutura dentro da célula é chamada de organela. Na elaboração da teoria celular
as células se formam de outras células, vírus não possuem células.
Em 1838 2 cientistas Matthias Schileiden afirmou que os vegetais são constituídos de células;
O outro Theodor Schwann todos os animais tem células, as duas teorias se juntaram em uma.
Existem células de várias formas.
Procarióticas simples material genético espalhado sem carioteca, membrana que envolve o núcleo como as
bactérias sem organelas membranosas.
Eucarióticas – apresentam mais estruturas, tem a membrana que envolve o núcleo e a carioteca, dentro o DNA.
Eucarióticas tem as organelas com funções diferentes na história da formação dos seres vivos na terra, a mais
aceita é que os seres procariontes teriam surgido primeiro pois eram mais simples.
Existem diferenças entre a célula vegetal e animal, exemplos: vegetais tem cloroplastos, vacúolos grandes e não
apresentam centríolos, possuem parede celular.
Existem células de diferentes formas: achatadas, estreladas, cúbicas e alongadas.
Ex: células do sangue hemácias sem núcleo, anucleadas, óvulo, musculares, neurônicas, espermatozoides.
Espermatozoides + óvulo formar o zigoto que é chamado de célula indiferenciada vai formar o embrião – feto –
bebê.
São chamados também indiferenciadas de totipotentes ou tronco, importante pois viram outros tipos de células
diferenciadas como o músculo e células do sangue.
Membrana plasmática
Ela recobre e protege a célula, elástica aproximadamente 8 manômetros.
Ela permite a entrada e a saída de substancias com o meio externo fora da célula e o interno dentro da célula
Ela é chamada de semipermeável seletiva e controla o que entra e sai da célula, só algumas entram ela é
lipoproteica que são lipídios e proteínas.
Os fosfolipídeos e proteínas formam uma dupla camada e com sua fluidez se movem.
As proteinas atravessam essa dupla camada de fosfolipídeos são chamadas de proteínas integrais.
Proteinas perifericas ficam na periferia que formam mosaicos.
Em 1972 observou-se a fluidez dos fosfolipídeos nesta bicamada chamada de mosaico fluido.
(Observando o desenho que consta após as explicações logo abaixo)
As proteínas integrais mudam o formato e a ajudam a glicose por exemplo entrar na célula.
Os fosfolipídeos são anfipáticos, o fosfato externo hidrofílica que é a parte que gosta de água, a membrana
interage.
cONTINUAÇÃO: Hidrofóbica parte de dentro que não gosta de água, além dos lipídeos e proteínas as bolinhas observadas em verde
ResponderExcluirno desenho são os glicocalix que são carboidratos:
Perto dos lipídeos são chamados de glicolipídeos
Perto das proteínas são chamados de glicoproteínas
O glicocalix carboidrato forma uma capa , uma rede de proteção, reter nutrientes.
Ela faz o reconhecimento celular cada indivíduo tem um tipo de glicocalix diferente.Célula do rim tem um tipo de glicocalix por exemplo célula do estomago tem outro.
No transplante de órgão ocorrem rejeições devido o glicocalix reconhecer um de outro indivíduo, ele entende como
um corpo estranho e da rejeição.
É necessário um doador com glicocalix mais semelhante possível.
Plantas, fungos e bactérias tem parede celular.
Sem glicocalix os carboidratos na parede celular servem de proteção, a composição muda:
Bacterias – pepitideoglicanos
Plantas – célulose
todos são carboidratos.
fungos – quitina
Especialização ajudam na função celular:
Microvilosidades, são voltas que a membrana faz que aumentam a superfície de contato da célula com meio
externo e aumentam a eficácia de absorção exemplo epiteliais do intestino absorvem nutrientes.
Junção aderente, complexo proteico forma barreiras não deixa o liquido extracelular passar aderindo a célula, nada
passa, adere na célula presente nas funções celulares.
Desmossomos presentes no musculo aderindo as celulas, são junção celulares unem uma célula a outra por
presilhas unem a parte de uma célula a outra parte da membrana.
Junções comunicantes – canais permitem a comunicação entre celulas vizinhas.
GAP ponte do citoplasma de 2 células, permitem trocar substancias na célula animal.
Na célula vegetal plasmodesmos pontes entre o citoplasma e outra a parede celular nos vegetais são rigidos elas
precisam destas pontes, para intercâmbios e trocas de substancias.
Interdegitações são projeções da membrana plasmática aumentam a aderência e superfície de contato entre
células vizinhas se entrelaçam.
ESCOLA ESTADUAL PROF.a. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA - Roteiro de Estudos – Semana: 19/05
ResponderExcluirBimestre 2° BIMESTRE
Disciplina BIOLOGIA
Professor MÁRCIO LYRIO DA CRUZ
Série 2 ANO A, B, C, D, E
Duração 90 minutos,Aproximadamente 2horas sendo 2 aulas
Tema Introdução a citologia, membrana plasmática construção
Entrega da atividade Site blog: http://coordenadoramusa.blogspot.com/2020/05/marcio-lyrio-da-cruz-biologia-
ciencias.html
e-mail: marcioprofessor2013@hotmail.com
Whatsapp: 016 991915940 e Google classroom
Dúvidas: Whatsapp: 016 991915940 e e-mail: marcioprofessor2013@hotmail.com
Aulas: Centro de Mídias, Base das Atividades
Atividades elaboradas pelo professor, apoio de estudo através de livros didáticos e caderno
do aluno.
SEGUE AULAS DO 1 ANO A E 1 ANO VENCE ABAIXO
ResponderExcluirESCOLA ESTADUAL PROF.a. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA - Roteiro de Estudos – Semana: 19/05
ResponderExcluirBimestre 2° BIMESTRE
Disciplina BIOLOGIA
Professor MÁRCIO LYRIO DA CRUZ
Série 1 ANO A e 1 ANO VENCE
Duração 90 minutos,Aproximadamente 2horas sendo 2 aulas
Tema Os seres vivos e suas interações, caraterísticas dos seres vivos como se inserem e interagem
Como entregar essa
atividade Site blog: http://coordenadoramusa.blogspot.com/2020/05/marcio-lyrio-da-cruz-biologia-
ciencias.html
e-mail: marcioprofessor2013@hotmail.com
Whatsapp: 016 991915940 e Google classroom
Dúvidas: Whatsapp: 016 991915940 e e-mail: marcioprofessor2013@hotmail.com
Aulas: Centro de
Mídias, Base das
Atividades Atividades elaboradas pelo professor, apoio de estu
Roteiro de Estudos: CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
ResponderExcluir-Apresentam células, possuem substancias orgânicas (proteínas, carboidratos, lipídios) e inorgânicas (água, sais
minerais, ferro, cálcio, potássio).
Ciclo da vida, nascer, crescer, reproduzir e morrer.
-Sofrem evoluções.
Reprodução assexuada sem encontro de gametas o indivíduo se divide e forma igual.
Reprodução sexuada encontro de gametas óvulo + espermatozoide
Homeostase – Capacidade dos seres vivos de manter seu equilíbrio interno.
Metabolismo – Conjunto de reações, de transformações dentro do corpo.
Anabolismo – Reações de síntese (construção).
Catabolismo – Reações de degradação.
Respostas ao estímulo do ambiente externo
Células formar tecidos – órgãos – sistemas – indivíduos ou organismos
Organismos formam populações
Um conjunto de população formam comunidades ou biocenose, vivem em uma mesma área.
Populações formam ecossistemas e neles também ativam fatores abióticos (fatores físicos, geológicos, químicos)
seres vivos são fatores bióticos
Abioticos (luz, água, solo, temperatura)
Biosfera Conjunto de todos ecossistemas
-Relações ecológicas podem ser desarmônicas, onde pelo menos um é prejudicado
-Relações harmônicas – Nenhum é prejudicado
Intraespecífica ou interespecífica da mesma espécie ou com espécies diferentes.
Sociedade ocorre divisão de trabalho como as abelhas, Rainha, Zangão, operárias.
As operárias são estéreis, zangão e rainha fazem reprodução, durante voo nupcial rainha é fecundada por um ou
mais zangões.
Os espermatozoides que fecundarem os óvulos geram as operárias.
Os óvulos não fecundados pelo processo de partenogêneses gera os zangões, e operárias recebem alimentos
diferentes, geleia real e viram rainhas.
Nas formigas, rainha, macho fértil, operárias que se dividem em operárias e soldados.
Colonias individuais vivem grudadas, unidas anatomicamente, não tem divisão de trabalho, não se organizam.
Isomorfa mesma forma
Heteromorfa formas diferentes
Corais formam colonias.
CONTINUAÇÃO
ResponderExcluirMutualismo
Relações interespecíficas se unem e formam outros
Fungos e algas = Líquens
Fungos e micorrizas = raízes de plantas leguminosas como a soja
Cupins e protozoários = são relações obrigatórias se não se unirem não sobrevivem
Protocooperação = benefício mútuo mas não obrigatório
Exemplo: Paguro – caranguejo e anêmona do mar, pássaros e boi, pássaros e jacaré.
Comensalismo – Ex: Tubarão e remora = essa busca comida
Inquilinismo – peixe agulha busca abrigo no pepino do mar sem prejudicar
Epifitismos – Bromélia e árvore, serve de suporte para a bromélia sem prejudicar.
Canibalismo – Predação entre mesma espécie, louva-a-deus, a fêmea mata o macho depois de copular.
Competição – disputam por território, comida, modo de vida.
Parasitismo que se divide em ectoparasita externo por exemplo o carrapato e endoparasita dentro do corpo por
exemplo a lombriga.
Amensalismo – secretam substancias que matam outros seres vivos como as algas vermelhas.
Inibem o crescimento de bactérias fungos penicillium que fazem a penicilina.
9 ANO A
ResponderExcluirEXERCICIOS
RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS
RESUMO DA AULA: COISAS QUE ESTÃO RELACIONADAS COM ONDAS ELETROMAGNÉTICAS, RADIO, MICROONDAS, CELULARES.
A RADIAÇÃO ELETROMAGNETICA ESTÁ PRESENTE EM CELULARES, RADIOS, TELEVISÃO.
-UMA BALANÇA DE PADARIA, ELA PODE SER AFETADA PELO CELULAR, CAUSANDO DIFERENÇA DE ATÉ 10%.
A RADIAÇÃO ELETROMAGNETICA É UM FENÔMENO NAO VISTO, SEM CHEIRO, É IMPERCEPTÍVEL PRESENTE EM TODOS OS CANTOS, ONDE TRANSPORTA ENERGIA PELA SUPERFÍCIE TERRESTRE NA VELOCIDADE DA LUZ (300.000 KMS)
-UMA ONDA PODE INTERFERIR NA ONDA DE OUTRO APARELHO
EXEMPLO: CELULAR PODE INTERFERIR NO PLANO DE VOO DE UM AVIÃO POR ISSO PEDE-SE PARA DESLIGAR DURANTE A DECOLAGEM E POUSO.
-ONDA ELETROMAGNETICA, TEM ORIGEM ELETRICA, NAO NECESSITA DE UM MEIO, MAS PODE SE PROPAGAR NO MEIO SOLIDO, OU SEJA, ELA SE PROPAGA EM QUALQUER MEIO, DIFERENTE DA ONDA MECANICA, ONDE A PROPAGAÇÃO DE ENERGIA PRECISA DE MEIO MATERIAL, EXEMPLO: UMA PEDRINHA JOGADA EM UMA VASILHA COM ÁGUA.
- O CONTROLE REMOTO EMITE ONDAS NA FAIXA DO INFRAVERMELHO
- A ONDA ELETROMAGNETICA DEPENDE DE SEU TAMANHO E FREQUENCIA EXEMPLO 10⁴ OU 10²º COMPRIMENTO DE ONDA.
- QUANTO MENOR O TAMANHO MAIOR A FREQUÊNCIA
-A LUZ VISIVEL (SOL) EMITE RADIAÇÕES E FREQUÊNCIAS QUE PODEMOS ENXERGAR
- FREQUENCIA ABAXIO DO VERMELHO CHAMAMOS INFRAVERMELHO
-ACIMA DO VIOLETA ULTRAVIOLETA
- AS RADIAÇÕES PODEM SER NOCIVAS OU NÃO
- ONDAS IONIZANTES: NAS CELULAS POR EXEMPLO ESSAS ONDAS ATACAM OS ATOMOS QUE FORMAM AS MOLECULAS DO GENE PODENDO CAUSAR TUMORES OU AFETAR NOSSOS FILHOS.
- RADIOGRAFIA: NESTA RADIAÇÃO ATRAVESSA A PELE E OS MUSCULOS, MAS NAO ATRAVESSAM NOSSOS OSSOS, ELA FICA IMPRESSA EM UMA PLACA COMO EM UM FILME. MUITO USADOS EM ACIDENTES PARA DETECTAR OSSOS QUEBRADOS.
- TRATAMENTO DE CÂNCER UTILIZA ONDAS IONIZANTES (RADIOTERAPIA)
- ONDAS NÃO IONIZANTES AQUELAS QUE NAO CAUSAM DANOS AO NOSSO CORPO.
OBSERVAÇÃO; AULA EXIBIDA EM 12/06 CMSP
O QUE O ALUNO PRECISA FAZER:
ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO PÁGINA 34
PÁGINA 36 PESQUISA E JUNTO RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO
1-) O QUE É RADIAÇÃO ELETROMAGNETICA?
2-) DIFERENÇAS ENTRE ONDAS IONIZANTES E NAO IONIZANTES.
3-) DÊ EXEMPLOS DE APARELHOS EM SUA CASA QUE UTILIZAM ESSE TIPO DE RADIAÇÃO.
4-) QUE CONSELHO VOCÊ DARIA A UM ATLETA QUE TIRA RADIOGRAFIAS PERIÓDICAS EM SEU JOELHO? (VOCÊ ACHA QUE ISSO PODERIA CAUSAR ALGUM PROBLEMA PARA ELE)
2° BIMESTRE
ResponderExcluirBIOLOGIA
MÁRCIO LYRIO DA CRUZ
3 ANO A
CICLOS BIOGEOQUIMICOS - CICLO DA ÁGUA, CICLO DO CARBONO E CICLO DO OXIGENIO
CICLO É AQUILO QUE SE REPETE
ELEMENTOS QUIMCOS, CARBONO, PROTEINA, LIPIDIOS, ( C H O N P S )
CICLO DA ÁGUA – IMPORTANCIA DA AGUA, ELA É POLAR, SOLVENTE UNIVERSAL, PARTICIPA DAS REAÇÕES QUIMICAS.
- 75% FORMADO POR ÁGUA EM NOSSO CORPO
- APROXIMADAMENTE 97% MARES E OCEANOS DE ÁGUA SALGADA
- 2% GELO E 1% RIO, LAGOS, LAGOAS.
AGUA EVAPORA E FORMA NUVENS, CHUVAS
FASES EVAPORAÇÃO, PRECIPITAÇÃO, ESCOAMENTO, INFILTRAÇÃO, EVAPOTRANSPIRAÇÃO.
CICLO DO CARBONO E OXIGENIO: CARBONO É INCORPORADO PELAS PLANTAS NA FOTOSSÍNTESE É TRANSMITIDO AOS SERES VIVIOS ATRAVES DAS CADEIAS ALIMENTARES, O OXIGENIO É PRODUZIDO PELOS PRODUTORES E UTILIZADOS PELOS CONSUMIDORES (PARTE DO OXIGENIO PRODUZIDO PELOS PRODUTORES SÃO UTILIZADOS POR ELES NO PROCESSO DE RESPIRAÇÃO, OU SEJA AS PLANTAS TAMBÉM RESPIRAM ASSIM COMO OS CONSUMIDORES)